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terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Descoberta bíblia com 1500 anos na Turquia



Tem 1500 anos e é uma das mais antigas bíblias do mundo. A descoberta foi feita na Turquia depois de a polícia ter desmantelado uma rede de venda ilegal de antiguidades em 2000.
Desde então a bíblia, escrita em folhas de couro e que de acordo com os peritos é inteiramente original, foi mantida durante vários anos num cofre-forte de Ancara até ter sido entregue ao Museu Etnográfico de Ancara. A instituição deverá agora restaurá-la para em seguida ser exposta ao público.
O documento, que está avaliado em perto de 20 milhões de euros, é inteiramente escrito em siríaco um dialeto do aramaico, língua que terá sido falada por Jesus Cristo.
São muitas as vozes que afirmam que esta versão da bíblia é o controverso Evangelho de Barnabé, que contradiz o Novo Testamento e aproxima-se da visão de Jesus da religião islâmica.
O Vaticano já pediu às autoridades turcas para analisar o documento

Fonte: site euronews

Conhecendo um pouco mais sobre os cristãos no mundo

 A história do cristianismo é fantástica e  rica de ritos celebrações e liturgias em especial as igrejas de da ortoxia oriental  vamos tentar fazer um  pequeno resumo onde poderemos conhecer um pouco mais sobre as igrejas Orientais.

Os Melquitas

Os melquitas são assim chamados porque, desde o aumento das tensões entre o Ocidente e o Oriente, se mantiveram litúrgica, teológica e espiritualmente vinculados à ortodoxia da fé segundo a Tradição Oriental, sem jamais deixar o vínculo com o Bispo de Roma, o Papa. Por esta razão, o mundo árabe, de maioria islâmica, sempre se referiu ao Papa como chefe dos melquitas. No Oriente, portanto, quando se fala apenas católico, sem se referir ao rito, se pensa nos melquitas, assim como no Ocidente, quando se fala de católicos, se pensa nos latinos, embora a Igreja Católica Apostólica possua vinte e um ritos em perfeita comunhão com o Pontífice Romano.


Quando se deu o grande cisma em 1054 entre católicos orientais e ocidentais a IGREJA MELKITA ficou do lado de Roma ou seja do rei a isso se deve seu nome.

Derivado do siríaco:

MELK=REI

ITA=SEGUIR ou seja os seguidores do rei.

A Igreja Maronita
A Igreja Maronita é uma igreja cristã, do rito oriental, em plena comunhão com a Sé Apostólica, ou seja, reconhece a autoridade do Papa, o líder Igreja Católica Apostólica Romana. Tradicional no Líbano, a Igreja Maronita possui ritual próprio, diferente do rito latino adotado pelos católicos ocidentais.O rito maronita prevê a celebração da missa em língua aramaica. Os maronitas tiveram vários de seus religiosos canonizados ou beatificados.


ORIGEM DA IGREJA MARONITA


Os Maronitas são os Cristãos Católicos Orientais que devem seu nome a São Maron. Em documentos siríacos muito antigos, podemos ler esses vocábulos: Os fieis de Beth (casa) Maron, Calcedônios de Beth Maron, aqueles de Mar Maron... Esses vocábulos significam uma única palavra que os substituirá, a palavra Maronita que será dada a um povo que no Patriarcado de Antioquia seguiu a orientação religiosa de São
Maron e seus discípulos.

A Igreja Maronita é uma Igreja católica, de rito oriental, em plena comunhão com a Sede Apostólica Romana, ou seja, ela reconhece a autoridade do Papa. Tradicional no Líbano, essa Igreja Oriental possui ritual próprio, diferente do rito Latino adotado pelos católicos ocidentais. O rito maronita prevê a celebração da missa em língua siro-aramaico, a língua que Jesus Cristo falava.
ٍA Igreja Católica possui duas raízes: a ocidental ou romana e a oriental. Dentro desta segunda, quatro são as sedes patriarcais que marcaram sua historia: Jerusalém, Alexandria (Egito), Antioquia e Constantinopla. Dentro do grupo de Igrejas antioquenas existem dois grupos: sírio- ocidental e sírio oriental. A Igreja Maronita forma parte do grupo sírio-ocidental, sendo o siríaco sua língua litúrgica. Integra-se, pois, na tradição cristã oriental, sendo seu povo das raízes mais antigas de toda a Cristandade.
A Igreja Maronita é a única entre todas as Igrejas orientais que permaneceu em plena comunhão com Roma durante todos os séculos, apesar das tremendas provações suportadas pelos Maronitas e causadas pelos Monofisitas, Bizantinos, Mamelucos e Otomanos ( Turcos). Além disso, essa Igreja constitui um fato único dentro da Igreja universal. Ela é a única no mundo que nunca teve uma facção separada do Catolicismo.Todas as outras Igrejas Católicas têm paralelamente a elas uma ou mais Igrejas gêmeas separadas do Catolicismo. Assim da Igreja Latina ou Romana se separaram os Protestantes e os Anglicanos. Todas as Igrejas Orientais Católicas – menos a Igreja Maronita – se dividem em duas facções desiguais, uma Católica e outra Ortodoxa.




Igreja Ortodoxa
 
A Igreja Ortodoxa do grego όρθος-ORTHO (correto) e δόξα- DOXA (louvor) ou seja aqueles que de forma correta louvam a Deus, é conhecida também como Igreja Oriental ou Bizantina, a igreja Ortodoxa é a igreja oriental devido ao grande cisma, antes a igreja era Una hoje é dividida em OCIDENTE e ORIENTE.


É errado pensar que a Igreja Ortodoxa é Melkita, o rito usado por ambas é o mesmo agora sua parte política é completamente diferente. Os Melkitas estão sui juris da Igreja de Roma, aceitam o Papa como líder de todos os ritos, já os Ortodoxos tem seus 4 Patriarcados(Antioquia,Alexandria,Constantinopla,Jerusálem), e as igrejas ortodoxas autocéfalas com seu patriarcado próprio, tendo seu sínodo que é composto por 14 igrejas autocéfalas e delas 9 são patriarcais:

1. Constantinopla

2. Alexandria

3. Antioquia

4. Jerusalém

5. Rússia

6. Sérvia

7. Romênia

8. Bulgária

9. Geórgia
 
Igreja Ortodoxa Copta
 
A Igreja Ortodoxa Copta é uma igreja não-calcedoniana ou seja não aceitam as duas naturezas de Cristo, é monofisita, vamos voltar um pouco no tempo no concílio de Calcedônia, neste concílio foi decidido que Cristo tem natureza divina e humana ou seja Ele é Deus encarnado que veio para nos salvar, eles não aceitam essa decisão por isso não estão em comunhão nem com a Igreja Ortodoxa nem com a Igreja Católica, Copta significa egípcio, é interessante observar na igreja Copta que ainda utiliza o copta em sua liturgia, eles são de Rito Alexandrino também usado pela igreja Etíope.


Seu atual líder é o Baba Shenouda III(Papa Shenouda III).

Igreja Sirian Ortodoxa


A Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia mantém a sucessão apostólica a partir de São Pedro Apóstolo, chefe dos Apóstolos e o primeiro da lista dos Patriarcas de Antioquia sem interrupções. Ministra os Sete Sacramentos desde a sua fundação, tendo participado dos três grandes Concílios Basilares do Cristianismo, Nicéia, Constantinopla e Éfeso.


Também uma igreja de credo monofisita assim como a igreja Copta, Etíope e Eritréia, é uma igreja cristã mais rica em liturgia possuindo 84 liturgias diferentes praticadas até hoje, sua língua liturgica é o síriaco conhecido por ser o idioma oficial de Jesus, muitos pensam ser uma lingua morta, estão completamente enganados é falada ainda no nordeste da Síria.


É muito importante conhecer nossas igrejas irmãs em especial estas que preservam muitas das tradições mais remotas do cristianismo.

Eldemir Bezerra

fontes: site igreja maronita
           blog igrejas orientais

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

365 FRASES DOS SANTOS

 

1. Não sei verdadeiramente como se pode pensar na Rainha dos Anjos, no tempo em que passou com o Menino Jesus, sem dar graças a São José, pelo auxílio que Lhes prestou.
(Santa Teresa de Jesus)
2. Aprenda no coração de sua Mãe como se ama a Jesus.(Beata Maria Maravilhas de Jesus)
3. Que possamos voltar o olhar à Mãe de Deus, Maria, nas bodas de Caná O seu olhar silencioso e perscrutador observa tudo e repara onde falta alguma coisa. E antes que alguém perceba e ocorra algum embaraço,ela já prestou a sua ajuda. Encontra meios e modos, dá as indicações necessárias, e isso tudo em silêncio, sem deixar perceber nada. (Santa Teresa Benedita da Cruz)
4. Não te iludas: precisas de amparo. E esse amparo é a humilde Virgem Maria, posta por Deus para ser esteio de nossa fragilidade, como outrora para sustento, defesa e guarda da infância do Verbo Encarnado. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
5. Tenho encontrado a esta Virgem soberana, sempre que me tenho encomendado a Ela.
(Santa Teresa de Jesus)
6. Pede a SS. Virgem que seja teu guia, que seja a estrela, o farol que brilhe no meio das trevas de tua vida. (Santa Teresa dos Andes)
7. É tão suave nossa Mãe, tão compassiva e boa, que nem se pode chamar sofrimento o que se padece sob seu materno olhar, no agasalho de seu coração.
(Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
8. Se não se pode pensar na Paixão, por ser penoso, quem nos impede de estar com Ele depois de ressuscitado, pois tão perto O temos no Sacramento, onde já está glorificado?
(Santa Teresa de Jesus)
9. É a Virgem Maria, esse ser luminoso, todo puro da pureza de Deus, que me tomará pela mão para me introduzir no céu. (Beata Elizabete da Trindade)
10. Bendito seja o nosso Deus que nos deu a sua Mãe por nossa Mãe.
(Beata Maria Maravilhas de Jesus)
11. Muito grande é o agrado de Nosso Senhor por qualquer serviço que se presta a sua Mãe e a Sua misericórdia não tem limites. (Santa Teresa de Jesus)
12. Sabemos muito bem que a Virgem Santíssima é a rainha do céu e da terra, mas ela é mais mãe do que rainha. (Santa Teresinha do Menino Jesus) 13. O regaço de Maria seja o teu paraíso. Os olhos de Maria sejam a tua esperança.
(Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
14. “ Meu espelho há de ser Maria. Visto que sou sua filha devo parecer-me com Ela e assim parecerei com Jesus”. (Santa Teresa dos Andes)
15. Quão verdadeira foi em sua humildade! (A Virgem Maria ) (Beata Elizabete da Trindade)
16. Não deixe de pedir sempre à nossa Mãe dulcíssima que faça de ti o que Ela quiser.
(Beata Maria Maravilhas de Jesus)
17. A SS. Virgem foi minha companheira inseparável. Ela foi a confidente íntima desde os tenros anos de minha vida. (Santa Teresa dos Andes)
18. A Virgem Nossa Senhora, quando em sua grande sabedoria perguntou ao Anjo: “Como se fará isto?” (Lc 1,34) E tendo ouvido a resposta: “O Espírito Santo sobrevirá em ti, e a virtude do Altíssimo te fará sombra”, não tratou mais de perguntar. Quanto temos a aprender da humildade da Virgem Sacratíssima! (Santa Teresa de Jesus)
19. Esta Rainha das Virgens é também a Rainha dos Mártires; e é no seu coração que “a espada traspassou”, porque Nela tudo se passa no íntimo…. (Beata Elizabete da Trindade)
20. Com tal intercessora, quem não terá amorosa confiança? Com Jesus e Maria, tudo é possível. .(Beata Maria Maravilhas de Jesus)
21. Não se atemorizem diante da nova vida que se apresenta, pois sendo filhas de Maria a Virgem as cobrirá com seu manto. (Santa Teresa dos Andes)
22. É tão transparente, tão luminosa, que julgaríamos ser ela ( a Virgem Maria) a própria luz. No entanto, é apenas o “espelho do Sol de Justiça”. (Beata Elizabete da Trindade)
23. Quem nos poderá separar de Cristo, se vivermos unidos a Maria?
(Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
24. Honra muito a Maria. É tua mãe tão boa e carinhosa, que jamais deixará de velar por ti.
(Santa Teresa dos Andes)
25. Pareçamo-nos nalguma coisa com a grande humildade da Virgem Sacratíssima. Por muito que nos pareça que nos humilhamos, ficamos bem longe de ser filhos de tal Mãe. (Santa Teresa de Jesus) 26. Será ainda Ela, a Porta do Céu, que me introduzirá nos átrios eternos.
(Beata Elizabete da Trindade)
27. Aprenda no Coração de Maria como amar a Jesus. (Beata Maria Maravilhas de Jesus)
28. Quem nos leva a Deus é Jesus. E quem nos leva a Jesus é Maria.
(Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
29. “A Virgem conservava estas coisas em seu coração”. Toda a sua história pode resumir-se nestas poucas palavras; foi no coração que viveu e em tal profundidade que nenhum olhar consegue segui-la. (Beata Elizabete da Trindade)
30. Vimos sempre que os mais chegados a Cristo, Nosso Senhor, foram os que passaram pelos maiores sofrimentos. Consideremos quanto sofreu sua gloriosa Mãe. (Santa Teresa de Jesus)
31. Primeiramente aqui na terra, e depois na eternidade, Maria quer cantar em ti e contigo o seu Magnificat. Sê o eco de Maria. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
32. Como te atreves a folgar tão sem temor, pois hás de comparecer diante de Deus e prestar conta da menor palavra e pensamento? (São João da Cruz)
33. Considera como a morte é o fim de tudo e o princípio de tudo: o fim de tudo aquilo que passa e o princípio do que é eterno. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
34. Tenha sempre uma fé inquebrantável no amor. Se tens que sofrer, prova é de que o Senhor te ama com predileção. (Beata Elizabete da Trindade )
35. Dar espaço a Deus na alma, significa empreender uma luta sem medida contra a própria natureza, é abraçar a própria cruz e abandonar-se à crucifixão (Santa Teresa Benedita da Cruz)
36. Que me importa estar no purgatório até o dia do juízo, se com as minhas orações pudesse ser salva mesmo uma única alma? (Santa Teresa de Jesus)
37. Que consolação é viver de fé neste mundo e, nos braços da fé , morrer.
(Beata Maria Maravilhas de Jesus)
38. Todos temos de morrer. Tudo passa e nós também. Cada dia nos aproximamos da eternidade. Para que apegarmo-nos a coisas que morrem? (Santa Teresa dos Andes) 39. A casa de nosso Pai, o céu, está no centro de nossa alma. (Beata Elizabete da Trindade)
40. Desapeguemo-nos da terra, voemos para a montanha do amor.
(Santa Teresinha do Menino Jesus)
41. Vida é viver de modo a não temer a morte nem outra conseqüência, no mundo.
(Santa Teresa de Jesus)
42. A alma necessita de silêncio para concentrar-se na adoração. (Beata Elizabete da Trindade)
43. Que bom deve ser sofrer, quando Quem prova é Aquele que tanto fez para que sejamos eternamente felizes. (Beata Maria Maravilhas de Jesus)
44. Se não dermos ouvidos ao Senhor quando nos chama, pode acontecer que não logremos encontrá-lo quando o quisermos. (Santa Teresa de Jesus)
45. Tenho sofrido muito ao ver o esquecimento em que os homens vivem para com Deus. Vivem em desenfreada alegria, ofendendo-o, sem pensar que cada ano aproximam-se mais da morte.
(Santa Teresa dos Andes)
46. Ao entardecer desta vida examinar-te-ão no amor. (São João da Cruz)
47. Vivamos de amor, para morrer de amor e glorificar ao Senhor que é todo amor.
(Beata Elizabete da Trindade)
48. O Senhor nos ama mais do que nós mesmos nos amamos.(Santa Teresa de Jesus)
49. Invoca teu Deus, cujo amor é tão terno, confia-lhe o futuro! (Santa Teresinha do Menino Jesus)
50. Cristo faz dom de sua vida para abrir aos homens a entrada para a vida eterna. Portanto, para conquistar a vida eterna, também os homens devem sacrificar a vida terrena.
(Santa Teresa Benedita da Cruz)
51. Quando menos se pensa chega a morte. Então tudo desaparece e só o bem se leva consigo.
(Santa Teresa dos Andes)
52. Como é bom o Senhor ! Parece que se regozija em manifestar o seu poder, enaltecendo e enriquecendo com grandes favores almas tão mesquinhas como as nossas. (Santa Teresa de Jesus)
53. Esta vida tão curta temos que aproveitar com alegria oferecendo, com gozo tudo o que suceder pois tudo o que acontece é para fazer-nos crescer no amor.(Beata Maria Maravilhas de Jesus) 54. Pois que minha alma é um céu, é preciso que o céu cante a glória do Eterno, nada mais que a glória do Eterno. (Beata Elizabete da Trindade)
55. É uma grande coisa procurar em tudo a honra e a glória de Deus. Como seríamos felizes se por isso Ele nos permitisse morrer, até mil vezes. (Santa Teresa de Jesus)
56. Para uma carmelita a morte não tem nada de espantoso. Vai viver a vida verdadeira. Vai cair nos braços de quem amou aqui na terra sobre todas as coisas. Vai submergir eternamente no amor.
(Santa Teresa dos Andes)
57. Tenha sempre na memória a vida eterna, e que serão os mais abatidos e pobres, os que em menos conta se têm, que gozarão do mais alto senhorio e glória em Deus. (São João da Cruz)
58. Sem humildade não pode haver virtude alguma. (Beata Maria Maravilhas de Jesus)
59. O Deus de bondade e de misericórdia recompensará, magnificamente, não somente as ações brilhantes realizadas por ele, mas ainda o simples desejo de servi-lo e de amá-lo, pois ele vê tudo, seu olho penetra o fundo dos corações, os mais secretos pensamentos não lhe são escondidos… (Santa Teresinha do Menino Jesus)
60. Como a morte chega de surpresa quando não se pensa que há uma eternidade depois dela!… O melhor é viver em paz com Nosso Senhor , de modo que, se a morte chegar de repente, não nos surpreenda e aterrorize.(Santa Teresa dos Andes)
61. A fé no grande amor de Deus, dispõe a alma a ser cheia de toda a plenitude de Deus.
(Beata Elizabete da Trindade)
62. Sobe, bem alto, e, à luz de Deus, vê as coisas como as verás um dia, na eternidade.
(Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
63. Viver de amor é navegar sem cessar, semeando a paz, a alegria em todos os corações.
(Santa Teresinha do Menino Jesus)
64. O Senhor tem imenso desejo de que as almas lhe permitam derramar nelas o seu amor e suas graças. (Beata Maria Maravilhas de Jesus) 65. A verdadeira amizade consiste em aperfeiçoar-se mutuamente e em aproximar-se mais
de Deus. (Santa Teresa dos Andes)
66. Ó Senhor, Deus meu! Quem te buscará com amor puro e singelo que deixe de imaginar muito a seu gosto e vontade, pois que és tu o primeiro a mostrar- te e sais ao encontro daqueles que te desejam?
(São João da Cruz)
67. Se caio a cada instante, na fé confiante farei com que Ele me levante. (Beata Elizabete da Trindade)
68. Na solidão fala Deus ao coração! (Beata Maria Maravilhas de Jesus)
69. Como o corpo terreno tem necessidade do pão cotidiano, assim, a vida divina em nós pede contínuo alimento. “Este é o pão da vida, descido do céu.” E em nós quem o faz tornar-se seu pão cotidiano, a cada dia se realiza o mistério do Natal, a encarnação do Verbo. (Santa Teresa Benedita da Cruz )
70. O amor é a força que ajuda a fazer aquelas coisas pelas quais se sente mais repugnância.
(Santa Teresa dos Andes)
71. Invoca teu Deus, cujo amor é tão terno, confia-lhe o futuro! (Santa Teresinha do Menino Jesus)
72. A alma virtuosa, mas, sozinha e sem mestre, é como o carvão aceso que está isolado: antes se vai esfriando que acendendo. (São João da Cruz)
73. O melhor da vida é poder sofrer com Jesus e por Jesus. (Beata Maria Maravilhas de Jesus)
74. Quem não busca a cruz de Cristo não busca a glória de Cristo. (São João da Cruz)
75. Na união com Deus acha-se força para tudo, e a alma fica tão cativa da divina formosura, que se desprende quase involuntariamente das misérias que antes lhe detinham os passos.
(Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
76. O fruto do sofrimento é estar cada dia mais perto de Deus. (Beata Maria Maravilhas de Jesus)
77. Os corações dos homens amam um dia e, no outro, são indiferentes. Só Deus não muda.
(Santa Teresa dos Andes)
78. É toda a Trindade que habita na alma que o ama realmente, isto é, que guarda a sua palavra.
(Beata Elizabete da Trindade) 79. Deus prefere em ti o menor grau de pureza de consciência a quantas obras puderes fazer.
(São João da Cruz)
80. Vejo em meios das trevas, com grande clareza, o quanto é vão tudo o que não é Deus.
(Beata Maria Maravilhas de Jesus)
81. Quanto mais uma pessoa vive recolhida no íntimo da sua alma, mais forte é a irradiação que parte dela e atrai os outros ao seu redor. (Santa Teresa Benedita da Cruz )
82. As coisas criadas trazem todas o selo divino de seu Autor: são degraus pelos quais hei de subir a Deus. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
83. Jesus não olha tanto a grandeza das ações, nem mesmo as suas dificuldades, quanto o amor com que as fazemos. (Santa Teresinha do Menino Jesus)
84. Quando se ama tudo é alegria, a cruz não pesa, o martírio não se sente, vive-se mais no céu que na terra. (Santa Teresa dos Andes)
85. A bendita Cruz é dolorosa, por isso é tão santificadora. (Beata Maria Maravilhas de Jesus)
86. Mais se granjeia nos bens de Deus em uma hora, que nos nossos em toda a vida. (São João da Cruz)
87. Ó meu Deus, pacificai minha alma, fazei dela vosso céu. (Beata Elizabete da Trindade)
88. Aja por amor dEle. Não busque agradar as criaturas. Erram tanto em seus juízos…! No entanto, Deus te penetra em cada instante como se fosses a única criatura existente. (Santa Teresa dos Andes)
89. O amor do Senhor não tem limites. Que não o tenha tampouco o nosso.
(Beata Maria Maravilhas de Jesus)
90. Que nossa vida se esgote Nele… Façamo-nos silenciosas para ouvir aquele que tem tanto a nos dizer… (Beata Elizabete da Trindade)
91. O demônio teme a alma unida a Deus como ao próprio Deus. (São João da Cruz)
92. Para conseguir ver atendidos os pedidos que temos no coração, não existe meio melhor do que aquele de colocar a eficácia de nossa oração no pedir a Deus aquilo que lhe causa mais prazer.
( Santa Teresa Benedita da Cruz )
93. Nenhuma coisa agradará ao Senhor se não tiver por base a retidão de consciência.
(Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus) 94. Como o bom Deus é bom!…Como Ele proporciona as provações às forças que nos dá.
(Santa Teresinha do Menino Jesus)
95. A essência mais íntima do amor é a doação. Deus que é amor, dá-se à criatura que ele mesmo criou por amor. ( Santa Teresa Benedita da Cruz )
96. Seja sua alma uma hóstia de louvor e uma hóstia de amor que se sacrifique perpetuamente pela glória da SS. Trindade e para fazer conhecer o amor e misericórdia infinitos do Deus-Amor.
(Santa Teresa dos Andes)
97. Mais estima Deus em ti o inclinares-te à secura e a padeceres por seu amor, que todas as consolações, visões espirituais e meditações que possas ter. (São João da Cruz)
98. Ó meu Deus, Trindade que adoro, ajudai-me a esquecer-me inteiramente de mim mesma, para fixar-me em Vós, imóvel e calma, como se minha alma estivesse já na eternidade. (Beata Elizabete da Trindade)
99. Cada um deve conhecer a si mesmo para saber onde e como poderá encontrar a serenidade e a paz. (Santa Teresa Benedita da Cruz)
100. Não olhes para ti. Olha para o céu, para Jesus, para Maria, para o sacrário.
(Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
101. A ciência mais íntima do amor é a doação. Deus que é Amor, doa-se nas criaturas que Ele criou para o amor. (Santa Teresa Benedita da Cruz)
102. A oração mental não é senão uma íntima relação de amizade, um freqüente entretenimento a sós com Aquele que sabemos nos amar. (Santa Teresa de Jesus)
103. Não pertençamos mais que a nosso Dono soberano. Só Ele é capaz de nos saciar. Seu amor é infinito. Não tem limites. (Santa Teresa dos Andes)
104. Jamais creiais que adquiristes uma virtude, enquanto não a tiverdes provado com aquilo que lhe é contrário. (Santa Teresa de Jesus)
105. Nada do que é feito por amor é pequeno. (Santa Teresinha do Menino Jesus)
106. Uma coisa é certa, que vivamos no momento e no lugar presentes para alcançar a nossa salvação e a daqueles que nos foram confiados. (Santa Teresa Benedita da Cruz) 107. Nega os teus desejos e encontrarás o que deseja o teu coração. Como sabes se teu apetite é conforme a Deus? (São João da Cruz)
108. A oração é uma escada de Jacó, pela qual o homem eleva sua alma a Deus e a graça de Deus desce ao homem. (Santa Teresa Benedita da Cruz)
109. A oração não é senão um fato de amor, e é insensato pensar que só se faz oração quando se dispõe de tempo e de solidão. (Santa Teresa de Jesus)
110. Deus não exige nada do homem, sem oferecer-lhe ao mesmo tempo, a força para isso.
(Santa Teresa Benedita da Cruz)
111. Amemo-lo. Sejamos generosos. Não olhemos o que fazemos, mas o muito que nos falta para corresponder a seu amor. (Santa Teresa dos Andes)
112. Ó Verbo eterno, palavra de meu Deus, quero passar a vida a ouvir-vos, quero ser duma docilidade absoluta para tudo aprender de Vós. (Beata Elizabete da Trindade)
113. Aqueles que entendem o que é a cruz de Cristo, devem carregá-la em nome de todos.
(Santa Teresa Benedita da Cruz)
114. Olhar somente a Ele, receber como vindo diretamente de seu amor tanto a alegria como a dor; isso estabelece a alma nas alturas serenas. (Beata Elizabete da Trindade)
115. A maior necessidade que temos para progredir é calar, diante deste grande Deus, o apetite e a língua, pois a linguagem que Ele mais ouve é a do amor silente. (São João da Cruz)
116. Não é possível separar alguém por distância de espaço, quando estamos unidos a Deus.
(Santa Teresa Benedita da Cruz)
117. O que não se deixa levar pelos apetites, voa ligeiro segundo o espírito, tal como a ave a que não faltam penas. (São João da Cruz)
118. A perfeição consiste em fazer a vontade de Deus, em ser o que Ele quer que sejamos.
(Santa Teresinha do Menino Jesus)
119. A virtude é uma força que supera o mal. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
120. O caminho para a vida interior é Cristo. (Santa Teresa Benedita da Cruz) 121. Sejam devotos de São José que pode muito. (Santa Teresa de Jesus)
122. Deus só é a resposta a tudo, o único consolo, o único conforto. Confia em sua misericórdia. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
123. Seja mais interior – ocupe-se mais com Jesus, até no meio dos trabalhos, por mais duros e penosos que sejam. (Santa Teresinha do Menino Jesus)
124. Se faço pedido não muito razoável, São José o endireita para maior bem meu.
(Santa Teresa de Jesus)
125. Vivamos na cruz. A cruz é a abnegação de nossa vontade. Na cruz está o céu porque ali está Jesus. (Santa Teresa dos Andes)
126. Mude-se tudo em boa hora, Senhor Deus, para que encontremos assento em ti.
(São João da Cruz)
127. Só peço por amor de Deus, que o prove quem me não crer, e verá por experiência o grande bem que é encomendar-se a este excelso Patriarca e ter-Lhe amor. (Santa Teresa de Jesus)
128. A eucaristia é a luz, o sol, o amor, a bem-aventurança para quem ama a Jesus, porque aí o mostra e mitiga a sede de vê-lo no céu. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
129. Tudo passa, tudo morre. Logo, para que apegar-me a coisas transitórias que não me levam a Deus, que é o meu fim? (Santa Teresa dos Andes)
130. A outros Santos parece ter dado o Senhor graça para socorrer numa determinada necessidade. Ao glorioso São José tenho experiência de que socorre em todas. (Santa Teresa de Jesus)
131. Senhor, Deus meu, não és um estranho para quem não for esquivo contigo: como dizem que tu te ausentas? (São João da Cruz)
132. Quem não encontrar mestre que lhe ensine oração, tome este glorioso Santo (São José) por mestre e não errará o caminho. (Santa Teresa de Jesus)
133. Eleve sua alma acima de tudo o que passa, isto é, acima de todas as coisas do mundo.
(Santa Teresinha do Menino Jesus)
134. Se eu fora pessoa com autoridade para escrever, gostaria de me alargar, narrando muito por miúdo as graças que este bendito Santo (São José) tem feito a mim e a outros.
(Santa Teresa de Jesus) 135. Só fales quando tuas palavras forem mais proveitosas que teu silêncio.
(Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
136. Quer o Senhor dar a entender que assim como lhe foi sujeito na terra ,– pois São José na qualidade de pai, embora adotivo, o podia mandar – assim no céu atende a todos os seus pedidos. (Santa Teresa de Jesus)
137. Tu, Senhor, voltas com alegria e amor a levantar o que te ofende, e eu não torno a reabilitar e a honrar quem me irrita? (São João da Cruz)
138. A oração da Igreja é a oração de Cristo que continua vivo. (Santa Teresa Benedita da Cruz)
139. Não conheço pessoa que deveras Lhe seja devota (de São José) e Lhe renda particulares obséquios que não a veja crescer em virtude, porque muitíssimo ajuda Ele às almas que se encomendam ao seu patrocínio. (Santa Teresa de Jesus)
140. A doação a Deus sem limites, a divina oferta, a plena e duradoura união, é a maior elevação do coração, alcançável por nós; é o maior grau de oração. (Santa Teresa Benedita da Cruz)
141. Deus se revela e se descobre cada vez mais à alma que o busca sinceramente e que deseja conhecê-lo para amá-lo. (Santa Teresa dos Andes)
142. O mesmo, por experiência, viram outras pessoas a quem eu aconselhava encomendar-se a Ele,(São José) e hoje há muitas que lhe são devotas e experimentam cada dia esta verdade. (Santa Teresa de Jesus)
143. Não recuse coisa alguma que tenha, mesmo que dela necessite. (São João da Cruz)
144. Ainda que escolha a muitos santos por advogados, tenha sempre particular devoção a São José, que muito alcança de Deus. (Santa Teresa de Jesus)
145. Maria nos gerou segundo a vida da graça, dando-se totalmente, de corpo e alma, para ser a Mãe de Deus. (Santa Teresa Benedita da Cruz)
146. Para ser perfeito, não é preciso fazer grandes coisas, o nosso amor basta. (Santa Teresinha do Menino Jesus) 147. As honras, as riquezas não dão a felicidade. Os aplausos, o carinho se apagam e se extinguem por qualquer desengano. Só Deus pode nos satisfazer. Ele é a verdade e o bem imutável. Ele é o amor eterno. (Santa Teresa dos Andes)
148. Quem começa a servir verdadeiramente ao Senhor, o mínimo que lhe pode oferecer é a vida. (Santa Teresa de Jesus)
149. Não é a atividade humana que pode salvar-nos, mas só a Paixão de Cristo. (Santa Teresa Benedita da Cruz)
150. Desdobra tuas asas e voa bem alto, até perder de vista as misérias da terra.Voa à região onde reina a serenidade dos que já estão vizinhos do céu. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
151. A todos quisera persuadir que fossem devotos deste glorioso Santo,(São José) pela grande experiência que tenho de quantos bens alcança de Deus. (Santa Teresa de Jesus)
152. Demos a Jesus, com alegria, tudo o que Ele nos pede, sem guardar nada.
(Santa Teresinha do Menino Jesus)
153. Não tenhamos outro desejo senão glorificar a Deus cumprindo em todo momento sua divina vontade… e fazê-lo por amor. (Santa Teresa dos Andes)
154. É no cumprimento de nossos deveres que encontraremos Jesus, e não no que nos agrada, ainda que seja muito santo e espiritual. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
155. Indo eu, Deus meu, para onde quer que seja contigo, por toda a parte será para mim como eu quero por ti. (São João da Cruz)
156. Só o Senhor pode tocar os corações e a oração sempre é atendida.
(Beata Maria Maravilhas de Jesus)
157. Quem procura a verdade, consciente ou não, procura Deus. (Santa Teresa Benedita da Cruz )
158. Tudo no Carmelo se faz com alegria, porque em todas as partes temos a nosso Jesus que é nosso gozo infinito…(Santa Teresa dos Andes )
159. O Pai Celestial vendo a vontade de seu querido Filho de continuar conosco aqui na terra (no SS. Sacramento), não Lhe quer estorvar obra tão excelente, em que tão bem mostra o amor que Lhe tem. (Santa Teresa de Jesus) 160. Ainda que o caminho seja plano e suave para os homens de boa vontade, o caminhante avançará pouco e custosamente se não tiver boas pernas e ânimo, e nisso mesmo com animosa porfia.
(São João da Cruz )
161. Quão imenso é o amor de nosso Deus, que, de pobres criaturas faz tantas maravilhas, contanto que lhe permitam. (Beata Maria Maravilhas de Jesus )
162. Ó dulcíssimo amor de Deus, mal conhecido! Quem te encontrou a fonte, repousou.
(São João da Cruz)
163. Pergunto-me muitas vezes como não nos tornamos loucos de amor por Nosso Senhor.
(Santa Teresa dos Andes)
164. Na tribulação recorre logo a Deus confiantemente, e serás animado, esclarecido e ensinado.
(São João da Cruz)
165. Tudo se faz doce, estando Ele contente! (Beata Maria Maravilhas de Jesus )
166. A cruz é o caminho que conduz da terra ao céu. Quem a abraça com fé, amor, esperança, é levado para o alto, até o seio da Trindade. (Santa Teresa Benedita da Cruz )
167. O céu na terra não é viver com Deus? (Santa Teresa dos Andes )
168. Diante da Sabedoria infinita, mais vale um breve desejo de humildade com algum ato da mesma, do que toda a ciência do mundo. (Santa Teresa de Jesus)
169. Sacrifiquemo-nos por Aquele que amamos mais que a nós mesmos; então nada custa, tudo fica fácil, especialmente quando esse amigo é Jesus. (Santa Teresinha do Menino Jesus)
170. Tudo passa, só o eterno tem valor verdadeiro! (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
171. Recomendo sobretudo que nunca se abandone a oração, porque com ela conhecemos o nosso estado, arrependemo-nos da ofensa feita a Deus e adquirimos força para poder soerguer-nos.
(Santa Teresa de Jesus)
172. Nos gozos e gostos recorre logo a Deus com temor e verdade, e não serás enganado nem envolvido em vaidade. (São João da Cruz)
173. A alma que tem sua esperança posta em Deus não tem de temer, porque Ele vence todos os obstáculos, as dificuldades. (Santa Teresa dos Andes ) 174. Não devemos deter-nos diante da cruz para olhá-la em si mesma, mas, recolhendo-se sob as luzes da fé, é preciso subir mais alto. (Beata Elizabete da Trindade )
175. Jamais me cansei em falar ou em ouvir falar de Deus: e isto desde que comecei a prática da oração. (Santa Teresa de Jesus)
176. Viva o momento presente pois é o único que temos para oferecer ao Senhor.
(Beata Maria Maravilhas de Jesus )
177. A vontade de Deus é um alimento espiritual que fortifica a alma que se entrega contente a Ele. (Santa Teresa dos Andes )
178. Precisamos dos momentos, em que escutando em silêncio, deixamos agir em nós a Palavra divina, até que ela nos leve no sacrifício de louvor e no sacrifício da ação, a dar frutos.
(Santa Teresa Benedita da Cruz )
179. Saiba que aos olhos de Deus nada é pequeno se tudo o que fizermos for feito por amor.
(Santa Teresinha do Menino Jesus)
180. Tudo o que vejo leva-me para Deus. O mar em sua imensidão faz-me pensar em Deus, em sua infinita grandeza. Sinto então sede do infinito. (Santa Teresa dos Andes)
181. Faze cada coisa como se houvesses de morrer depois de havê-la feito.
(Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
182. Se alguém vier lhe pedir um serviço faça tudo o que depender de você para fazê-lo mesmo que lhe custe muito, mas nunca diga não. Se visse Deus em cada um de seus irmãos, nunca recusaria nada, pelo contrário, procuraria adivinhar antes de pedirem, eis a verdadeira caridade. (Santa Teresinha do Menino Jesus)
183. Oh! Se soubesses as ternuras que encerra seu adorável Coração! Como não amá-lo até o delírio, como não desprezar tudo perante o espetáculo de seus encantos e belezas infinitas?
(Santa Teresa dos Andes)
184. A oração consola, fortalece, anima, levanta para o céu, faz conhecer a Deus, ensina-nos a nos conhecer. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
185. Toma a Deus por esposo e amigo com quem andes constantemente e não pecarás, e saberás amar, e as coisas necessárias sucederão prosperamente para ti. (São João da Cruz) 186. Ele é um Deus de amor. Nós não podemos compreender até onde chega seu amor particularmente quando nos prova. (Beata Elizabete da Trindade )
187. Não há melhor meio para descobrir as insídias do demônio e obrigá-lo a dar-se a conhecer, do que o da oração. (Santa Teresa de Jesus)
188. Ó, Coração de Jesus, tesouro de ternura, és tu minha felicidade, minha única esperança.
(Santa Teresinha do Menino Jesus)
189. Companheiro nosso no SS. Sacramento, que parece não estava na sua mão, apartar-se de nós, um só momento! Com tão bom Amigo presente, tudo se pode sofrer. É ajuda e dá força; nunca falta. (Santa Teresa de Jesus)
190. Para poder nos dar a Deus com amor devemos reconhecê-lo como Aquele que ama.
(Santa Teresa Benedita da Cruz)
191. Vejo o Senhor carregado de tesouros do seu amor procurando almas vazias onde possa depositá-las. (Beata Maria Maravilhas de Jesus )
192. Na oração, a grande lei é a da liberdade interior. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
193. Quisera que visses em Jesus, no Verbo, o amor que nos demonstrou. Olhemos nEle somente seu amor, já que Deus é amor. O amor é sua essência, no amor se encontram todas as suas perfeições infinitas. (Santa Teresa dos Andes)
194. O amor sabe tirar proveito de tudo; do bem e do mal que encontra em nós. (Santa Teresinha do Menino Jesus)
195. Viver submergidos em humildade é viver submergidos em Deus, porque Deus é o fundo desse abismo. (Beata Elizabete da Trindade )
196. Que te aproveita dar a Deus uma coisa se Ele te pede outra? Considera o que Deus quer e faze-o, que assim satisfarás melhor o teu coração do que com aquilo a que te inclinas. (São João da Cruz)
197. “Ama o teu próximo como a ti mesmo”, é o tomado sem reservas nem reduções. O meu próximo não é aquele que me é simpático, mas é aquele que está junto de mim, sem exceção alguma.
(Santa Teresa Benedita da Cruz ) 198. Como havemos de tratar com o Senhor e que delicadezas de amor Lhe devemos já que, “amor com amor se paga!” (Beata Maria Maravilhas de Jesus )
199. Cada dia que passa compreendo melhor que “só Deus basta”. Esta é a máxima que tenho sobre minha cruz. Que seja também a tua. Busca a Ele e encontrarás tudo…(Santa Teresa dos Andes )
200. Que boa escola de humildade e desprendimento é a oração. Faz-nos caminhar em plena paz no meio da tempestade. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
201. Aconteça o que acontecer, permaneçamos abraçados à cruz, que é sempre um grande evento. (Santa Teresa de Jesus)
202. É preciso que o amor de Deus seja tão grande que chegue a extinguir por completo nosso amor próprio. (Beata Elizabete da Trindade )
203. Jesus vive já em meu coração. Procuro unir-me, assemelhar-me e confundir-me nEle. Sou uma gota d’água que hei de perder-me no Oceano Infinito. (Santa Teresa dos Andes)
204. Também tenho muitas distrações durante a oração, mas logo que me dou conta, rezo pelas pessoas que ocupam minha imaginação e assim elas aproveitam das minhas distrações.
(Santa Teresinha do Menino Jesus)
205. Se na hora da conta te hás de lamentar por não teres empregado este tempo no serviço de Deus, por que não o ordenas e empregas agora como o quererás tê-lo feito quando estiveres morrendo? (São João da Cruz)
206. Um bom meio para orar continuamente é amar e ter a convicção e a lembrança sempre atual de que se é amado. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
207. Quantas coisas passaram, mas Cristo não passa. (Beata Maria Maravilhas de Jesus )
208. Deus tem cuidado dos nossos interesses muito mais do que nós mesmos, sabendo o que convém. (Santa Teresa de Jesus)
209. Quanto mais se resiste no silêncio, menos se sente o mal. (Santa Teresa Benedita da Cruz ) 210. A pureza de intenção, a simplicidade, nos dará a herança que o Senhor nos preparou na eternidade. (Beata Elizabete da Trindade )
211. A oração é a linguagem do amor, é a vida do amor. Ama muito e estarás sempre em oração. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
212. A SS. Virgem é o modelo mais perfeito de nosso sexo. Não viveu Ela sempre em uma contínua oração, no silêncio, no esquecimento do que era da terra? (Santa Teresa dos Andes)
213. No recolhimento e no silêncio se realiza a obra da salvação. No diálogo silencioso do coração com Deus, são preparadas as pedras vivas pelas quais se constrói o reino de Deus…
(Santa Teresa Benedita da Cruz)
214. Ninguém penetrou tanto a profundidade do Mistério de Cristo como a Virgem Maria.
(Beata Elizabete da Trindade )
215. Maria conhece todas as nossas necessidades, mágoas, tristezas, misérias e esperanças. Interessa-se por cada um de seus filhos, roga por cada um com tanto ardor como se não tivera outro.
(Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
216. Deus mesmo nos educa a caminharmos com a mão na sua mão, isto por meio da liturgia da Igreja. (Santa Teresa Benedita da Cruz )
217. Rezamos nestes quinze dias antes da Assunção as quinze dezenas do Rosário. Asseguro-lhe que enche a alma de felicidade essa devoção à SS. Virgem. (Santa Teresa dos Andes)
218. Ajudar Cristo a carregar a cruz proporciona uma alegria forte e pura e aqueles que podem e a levam, os construtores do Reino, são os autênticos filhos de Deus. …(Santa Teresa Benedita da Cruz)
219. Cada vez que comungar, peça a Deus algum dom pela grande misericórdia com que veio à sua pobre alma. (Santa Teresa de Jesus)
220. Tomei a Virgem Santíssima por mãe e Ela encarregou-se de preparar-me, cobrindo-me (com o seu manto) e amparando-me sempre. Como é boa nossa dulcíssima Mãe!
(Beata Maria Maravilhas de Jesus )
221. Por esse tempo (aos meus sete anos), começa minha devoção à Virgem Maria. Meu irmão Lucho deu-me essa devoção, com a qual estive e estarei, assim o espero, até a minha morte.
(Santa Teresa dos Andes) 222. A cada homem que vem a este mundo, Jesus repete: “Esta é a minha Mãe. Por ela vencerás.” (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
223. Se Deus está em nós , e se Deus é amor, é inevitável que nós sejamos irmãos: por isso o nosso amor pelo próximo está na medida do nosso amor por Deus. (Santa Teresa Benedita da Cruz )
224. Fala a SS. Virgem de coração a coração. Quando te sentes só olha para Ela e verás que sorrindo te diz: “Tua mãe jamais te deixa só.” (Santa Teresa dos Andes)
225. Temos por modelo a Virgem Santíssima. Permaneçamos com Ela ao pé da cruz com viva fé e perfeito amor. (Beata Maria Maravilhas de Jesus )
226. Maria foi tão singela em sua humildade porque viveu sempre esquecida de si mesma, despercebida a seus próprios olhos, desapegada de si própria. (Beata Elizabete da Trindade )
227. Quando morreu minha mãe, fui aflita a uma imagem de Nossa Senhora e supliquei-lhe que fosse minha mãe. (Santa Teresa de Jesus)
228. Se cada criatura soubesse quantos bens lhe alcançou Maria e de quantos males a defendeu, todos morreriam de amor por ela. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
229. Cumprir a amorosíssima vontade de nosso Deus, é unicamente o que importa na vida; e nisto está a paz, a felicidade e, sobre tudo, a santificação. ( Beata Maria Maravilhas de Jesus )
230. Calar quando somos acusados injustamente é um grande ato de humildade, e imitamos mais intimamente Nosso Senhor que arcou com todos os nossos pecados. (Santa Teresa de Jesus)
231. Eu quisera corresponder ao Senhor passando sobre a terra como a SS. Virgem, “guardando todas estas coisas em meu coração”. (Beata Elizabete da Trindade )
232. Tudo é silêncio, harmonia, unidade em Deus . E para viver nele é necessário simplificar-se, ter apenas um pensamento e atividade:louvor. (Santa Teresa dos Andes )
233. Quando é Deus que fala, a alma se vê imediatamente instruída, entendendo coisas que pareceriam levar um mês para serem coordenadas, sem depois dizer que alguma delas é tão elevada a ponto de causar admiração à própria alma e ao próprio intelecto. (Santa Teresa de Jesus ) 234. Quando sofrer, olhe sua Mãe Dolorosa com Jesus morto entre seus braços. Compare sua dor. Nada há que se assemelhe. (Santa Teresa dos Andes)
235. Maria é a saúde na enfermidade, a consolação nos trabalhos, a paz nas tentações, a luz na escuridão, enfim, a Medianeira de todos os bens. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
236. Meu Deus, como é verdade que sois um amigo poderoso e generoso que podeis tudo o que quereis, não deixando de amar quem vos ama! (Santa Teresa de Jesus )
237. Só O Senhor pode tocar os corações; e a oração nunca deixa de ser ouvida.
(Beata Maria Maravilhas de Jesus )
238. É necessário viver constantemente contemplando a Deus, sobretudo a Jesus Cristo, pois a Humanidade é a porta a ser franqueada para entrar na Divindade. (Santa Teresa dos Andes )
239. Queres, ó alma sequiosa e faminta, achar teu Deus, que tão ansiosamente procuras? Busca-o em Maria e por Maria, e o acharás. (Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
240. Ó meu Deus , que pode fazer uma alma se não se consumar-se por Vós? (Santa Teresa de Jesus )
241. Só a oração nos pode salvar, além de nossa perfeita fidelidade.
(Beata Maria Maravilhas de Jesus )
242. A Virgem que guardava no seu coração cada palavra que Deus lhe dirigia, é o modelo das almas atentas nas quais é revivida a oração de Jesus sumo Sacerdote. (Santa Teresa Benedita da Cruz)
243. Desejemos e pratiquemos a oração não a fim de nos satisfazer, mas termos força no serviço de Deus. (Santa Teresa de Jesus)
244. Deus está sedento do amor de suas criaturas. O próprio Deus mendiga por nós. Demo-nos a Ele. Não sejamos mesquinhos, porque Deus é todo bondade e generosidade para conosco.
(Santa Teresa dos Andes)
245. O amor não consiste em sentir grandes coisas, mas em ter uma grande desnudez e em padecer pelo Amado (Jesus). (São João da Cruz) 246. Trabalhemos juntas pela salvação das almas. Poderia fazer muito pouco ou antes, absolutamente nada, se estivesse sozinha; o que me consola é pensar que a seu lado (do irmão padre) posso servir para alguma coisa: realmente, o zero, por si mesmo, não tem valor, mas colocado perto da unidade torna-se poderoso, desde que se ponha do lado certo, depois e não antes!… Foi aí que Jesus me colocou e espero ficar sempre ali, seguindo-o de longe, pela oração e pelo sacrifício.
(Santa Teresinha do Menino Jesus)
247. Para as suas grandes obras, Deus escolhe os instrumentos mais humildes.
(Serva de Deus, Madre Maria José de Jesus)
248. Ó Cristo, meu amado crucificado por amor, quisera ser uma esposa para vosso coração, quisera cobrir-vos de glória, amar-vos…até morrer de amor. (Beata Elizabete da Trindade)
249. Quem se entrega ao Senhor sem reservas, Ele o escolhe como instrumento, para construir o seu reino. (Santa Teresa Benedita da Cruz)
250. Ele tudo suporta na Eucaristia e está disposto a fazê-lo a troco de achar uma só alma que O acolha com amor e O conserve dentro de si. Seja essa alma a nossa! Sim, porque se nenhuma houvesse, com razão o Eterno Pai não Lhe consentiria permanecer conosco. (Santa Teresa de Jesus)
251. Estás diante do Senhor que pende da Cruz com o coração despedaçado; Ele derramou o sangue de seu coração para conquistar o teu coração. (Santa Teresa Benedita da Cruz)
252. Para enamorar-se Deus de uma alma, não olha a sua grandeza, mas a grandeza de sua humildade. (São João da Cruz)
253. Tenho a certeza de que Deus jamais deixará de favorecer as almas firmemente decididas a ser Dele. (Santa Teresa de Jesus)
254. A única coisa que te deve preocupar é conhecer a Jesus para amá-lo, pois se conseguires enamorar-te dEle saberás mais tarde segui-lo onde sua vontade divina te indicar. (Santa Teresa dos Andes)
255. Tenha firmeza de coração contra todas as coisas que a (o) moverem ao que não é de Deus, e seja amiga (o) de padecer por Cristo. (São João da Cruz ) 256. Essa intimidade com Jesus, no íntimo da alma, é que foi o belo sol a iluminar minha vida. (Beata Elizabete da Trindade )
257. No dia da Assunção da Rainha dos Anjos e Senhora nossa, quis o Senhor fazer-me esta graça: numa visão representou-me a sua subida ao Céu, a alegria e solenidade com que foi recebida e lugar onde está. Dizer como foi isto, eu não o saberia. Foi grandíssimo o deleite que o meu espírito teve de ver tanta glória. Causou isto em mim grandes efeitos e tirei de proveito ficar com mais e maiores desejos de passar grandes trabalhos e de servir a esta Senhora pois tanto mereceu.
(Santa Teresa de Jesus)
258. Jesus ama os corações alegres, ama uma alma sempre sorridente. Quando, então, saberá esconder-Lhe suas tristezas ou dizer-lhe, cantando, que está feliz de sofrer por Ele? (Santa Teresinha do Menino Jesus)
259. A alma deu-se a Deus e deve dar-se inteiramente, pois o amor não deixa nada para si. Tudo consome para que dessas cinzas levante-se uma pessoa só: Cristo. A criatura consumiu-se na divindade. (Santa Teresa dos Andes)
260. A alma desejosa de que Deus lhe entregue totalmente, há de se entregar toda, sem reservar nada para si. (São João da Cruz)
261. Que bom e verdadeiro amor o de quem é capaz de fazer bem a todos, sacrificando-se pelos outros. Progride muito, assim, em todas as virtudes. (Santa Teresa de Jesus)
262. Ó meu Deus Trindade, apaziguai-me a alma, fazei dela o vosso céu, vossa morada preferida, o lugar de vosso repouso. (Beata Elizabete da Trindade)
263. Estar diante da face do Deus Vivo, esta é a nossa vocação. (Santa Teresa Benedita da Cruz)
264. A quantos tudo abandonam por amor de Deus, Ele se entrega totalmente. (Santa Teresa de Jesus)
265. Nunca tomes um homem por exemplo no que tiveres a fazer, por santo que seja, porque o demônio porá diante de ti as suas imperfeições; mas imita a Cristo que é sumamente perfeito e sumamente santo e jamais errarás. (São João da Cruz) 266. Ó meu Deus, que pode fazer uma alma se não consumar-se por Vós? (Santa Teresa de Jesus)
267. Consinta em tropeçar a cada passo, até em cair, em levar suas cruzes sem forças, ame sua impotência; sua alma tirará mais proveito do que se, levada pela graça, você praticasse com entusiasmo atos heróicos que encheriam sua alma de satisfação pessoal e de orgulho.
(Santa Teresinha do Menino Jesus)
268. Oh! grande coisa é quando o Senhor dá luz para entender o muito que se ganha em padecer por Ele. (Santa Teresa de Jesus)
269. Em sua bondade o Senhor está sempre inclinado para vós, para vos arrebatar e vos estabelecer nele. (Beata Elizabete da Trindade )
270. Não consiste o amor de Deus em ter lágrimas; nem gostos e ternuras, mas sim em servi-lo com justiça, fortaleza de ânimo e humildade. (Santa Teresa de Jesus)
271. Quando uma alma cresce no amor a Deus, Ele, por sua vez, em amor transborda também.
(Beata Maria Maravilhas de Jesus )
272. Quem pôs em minha alma a semente da vocação foi a SS. Virgem. Esta terna Mãe jamais foi invocada em vão por seus filhos. Ela amou-me e, não encontrando outro tesouro maior para me dar em prova de sua singular proteção, deu-me o fruto bendito de suas entranhas, seu Divino Filho. Que mais poderia me dar? (Santa Teresa dos Andes)
273. Tenho por certíssimo: Deus dá muito maiores cruzes aos que verdadeiramente O amam. Quem O amar verá que pode fazer muito por Ele. (Santa Teresa de Jesus)
274. Ah, a adoração! Palavra de céu. Eu creio que se poderia definir: o êxtase de amor.
(Beata Elizabete da Trindade )
275. Na forja da dor lavram-se as almas. Jesus envia este presente às almas que mais ama.
(Santa Teresa dos Andes)
276. Alegre-se sempre em Deus que é a sua saúde, considerando um bem sofrer, de qualquer maneira, por Aquele que é bom. (São João da Cruz) 277. Não somos santas que choramos nossos pecados: alegramo-nos pois eles servem para glorificar a misericórdia de Deus. (Santa Teresinha do Menino Jesus)
278. Lançai vossa alma nas ondas da confiança e do abandono. (Beata Elizabete da Trindade)
279. A santidade é muito simples, é entregar-se confiante e amorosamente nos braços de Deus, querendo e fazendo o que cremos que Ele quer. (Beata Maria Maravilhas de Jesus )
280. A sabedoria entra pelo amor, silêncio e mortificação. Grande sabedoria é saber calar e não reparar no que dizem ou fazem, nem nas vidas alheias. (São João da Cruz )
281. Nunca deixei de fazer fundação (de Carmelo) por medo de sofrimento. Tudo me parecia pouco vendo que era em serviço de Deus, e considerando que naquela casa o Senhor seria louvado e residiria no SS. Sacramento. (Santa Teresa de Jesus)
282. Entra nesse pequeno reino de tua alma e adora a esse grande Senhor que nele mora como em seu próprio palácio. Te ama tanto! (Beata Elizabete da Trindade )
283. O sofrimento não me é desconhecido. Nele encontro minha alegria, pois na cruz se encontra Jesus e Ele é amor. E o que importa sofrer quando se ama? (Santa Teresa dos Andes )
284. Como Cristo, sejamos mansos, humildes, obedientes, cheios de verdadeira caridade, tão primorosa que lhe arrebate o Coração. (Beata Maria Maravilhas de Jesus )
285. Deus não conduz todas as almas pela mesma via; pode acontecer que, a seus olhos, aquele que se julga mais atrás se encontre, ao invés, mais na frente. (Santa Teresa de Jesus )
286. Quanto mais te apartas das coisas de terrenas, mais te aproximas das celestiais e mais te achas em Deus . (São João da Cruz )
287. Na Paixão e morte de Cristo, os nossos pecados foram apagados. Se acolhermos com fé essa verdade, aceitando fielmente, e sem reservas, o Cristo por inteiro, de modo a escolher e trilhar o caminho da imitação de Cristo, Ele, através de sua Paixão e morte nos conduzirá à glória da ressurreição. (Santa Teresa Benedita da Cruz ) 288. Maria , hoje permaneci contigo sob a cruz e jamais sentira tão claramente que foi sob a cruz que te tornaste nossa Mãe. (Santa Teresa Benedita da Cruz )
289. Compreendo que por meio dos sofrimentos hei de me assemelhar a Jesus crucificado, eis aqui meu único ideal. (Santa Teresa dos Andes)
290. Tenha fortaleza no coração contra tudo que a (o) mover ao que não é de Deus e seja amiga (o) da Paixão de Cristo. (São João da Cruz)
291. A maior felicidade da terra, que nada nos pode tirar, consiste em unir-se a Deus e cumprir sua vontade amando-lhe e servindo-lhe. (Beata Maria Maravilhas de Jesus )
292. Nunca se tem confiança demais em Deus, tão poderoso e misericordioso! Obtemos dEle na medida de nossa esperança! (Santa Teresinha do Menino Jesus)
293. O que Deus quer, como Deus quer, quando Deus quer. (Beata Maria Maravilhas de Jesus )
294. O caminho da cruz é o que Deus reserva aos seus escolhidos: quanto mais os ama, mais os sobrecarrega de tribulações. (Santa Teresa de Jesus )
295. Um cristão deve ser outro Cristo. (Santa Teresa dos Andes)
296. Quanto mais escuridão se faz ao nosso redor, mais devemos abrir o coração à luz que vem do alto. (Santa Teresa Benedita da Cruz )
297. Devemos medir os trabalhos por nós e não nos medirmos pelos trabalhos. (São João da Cruz )
298. O Senhor gosta muito da alma disciplinada, pois só nela trabalha quando a vê desembaraçada e totalmente perdida nele. (Santa Teresa de Jesus )
299. É preciso alimentar a vida espiritual, especialmente quando se deve dar muito aos outros.
(Santa Teresa Benedita da Cruz)
300. A alma que caminha no amor não cansa nem se cansa. (São João da Cruz)
301. Tudo está em confiar totalmente no Coração de Jesus e abandonar-se amorosamente em suas mãos. (Beata Maria Maravilhas de Jesus ) 302. A Trindade Santíssima, eis a nossa morada, a nossa “casa”, a casa paterna, da qual nunca devemos sair. (Beata Elizabete da Trindade)
303. Oh, como sou feliz por me ver imperfeita e ter tanta necessidade da misericórdia do bom Deus no momento da morte. (Santa Teresinha do Menino Jesus)
304. A vida é curta, a eternidade é sem fim…Façamos de nossa vida um sacrifício contínuo. Que todos os instantes de nossa vida sejam para Ele só… (Santa Teresinha do Menino Jesus)
305. Ao pobre que está despido vestir-se-á; à alma que se despe de seus apetites, quereres e não quereres, vesti-la-á Deus com a sua pureza, gosto e vontade. (São João da Cruz)
306. Confie tudo à SS. Virgem. Reze-lhe sempre o Terço para que Ela guarde não só sua alma mas também seus assuntos. (Santa Teresa dos Andes)
307. Ó Cristo, que minha vida seja uma irradiação de vossa vida. (Beata Elizabete da Trindade)
308. O que Deus busca, é a solidão do coração e esta, podemos ter mesmo no meio do mundo.
(Beata Maria Maravilhas de Jesus)
309. Ó Mãe, que grande segredo de perfeição e de santidade é a vida sob teu olhar e junto de teu coração. (Serva de Deus Madre Maria José de Jesus)
310. Quando criança, minha mãe tinha o costume de nos fazer rezar e de nos ensinar a ser devotos de Nossa Senhora. (Santa Teresa de Jesus)
311. Vosso Divino Filho nada deixou por fazer. Concedeu aos pecadores tão grande benefício como este da Eucaristia. (Santa Teresa de Jesus)
312. O fruto do sofrimento é estar cada dia mais perto de Deus. (Beata Maria Maravilhas de Jesus)
313. Esta Mãe da divina graça vai preparar minha alma para que sua filhinha seja uma imagem viva, admirável, de seu Primogênito, o Filho do Eterno. (Beata Elizabete da Trindade)
314. Só se adquire a ciência da cruz, carregando-a nos ombros. (Santa Teresa Benedita da Cruz)
315. Que formosa é a devoção do Rosário! O mais eficaz, tanto para a conversão como para o maior fervor da vida, é a recitação do santo Rosário. Ele dará a sua Mãe tudo quanto lhe pedires.
(Beata Maria Maravilhas de Jesus) 316. Sente-se uma grande paz, quando se é absolutamente pobre, quando só se conta com o bom Deus. (Santa Teresinha do Menino Jesus)
317. É preciso morrer a si mesmo para viver escondido em Cristo. (Santa Teresa dos Andes)
318. Nada te perturbe – Nada te espante – Tudo passa – Deus não muda – A paciência tudo alcança – Quem a Deus tem – Nada lhe falta – Só Deus basta. (Santa Teresa de Jesus)
319. O Senhor não envia a dor, senão para maior bem das almas. (Beata Maria Maravilhas de Jesus)
320. Tenho para mim que o sacrifício não é mais que: o amor posto em ação.
(Beata Elizabete da Trindade)
321. A cruz serve de bastão para acelerar a marcha para o cume. (Santa Teresa Benedita da Cruz)
322. Não tema amar demais a SS. Virgem, jamais você amará bastante, e Jesus ficará contente, pois a SS. Virgem é Sua Mãe. (Santa Teresinha do Menino Jesus)
323. Ele está sempre vivo, sempre operando em nossa alma. Deixemo-nos edificar por Ele.
(Beata Elizabete da Trindade)
324. Sacratíssima Rainha dos anjos e dos santos, faça-nos viver na terra de modo a ganhar o céu. (Serva de Deus Madre Maria José de Jesus)
325. Quem se encontra mais no alto, tem que recear mais e confiar menos em si próprio.
(Santa Teresa de Jesus)
326. O bom Deus, que conhece as recompensas que Ele reserva a seus amigos, gosta, muitas vezes, de fazê-los ganhar seus tesouros por meio de sacrifícios. (Santa Teresinha do Menino Jesus)
327. Uma alma unida e identificada com Jesus pode tudo. E parece-me que só pela oração se pode alcançar isso. (Santa Teresa dos Andes)
328. Como é grande o poder desta Majestade que em tão breve tempo sabe enriquecer as almas com tesouros inenarráveis, imprimindo nelas verdades tão sublimes! (Santa Teresa de Jesus)
315. Que formosa é a devoção do Rosário! O mais eficaz, tanto para a conversão como para o maior fervor da vida, é a recitação do santo Rosário. Ele dará a sua Mãe tudo quanto lhe pedires.
(Beata Maria Maravilhas de Jesus) 316. Sente-se uma grande paz, quando se é absolutamente pobre, quando só se conta com o bom Deus. (Santa Teresinha do Menino Jesus)
317. É preciso morrer a si mesmo para viver escondido em Cristo. (Santa Teresa dos Andes)
318. Nada te perturbe – Nada te espante – Tudo passa – Deus não muda – A paciência tudo alcança – Quem a Deus tem – Nada lhe falta – Só Deus basta. (Santa Teresa de Jesus)
319. O Senhor não envia a dor, senão para maior bem das almas. (Beata Maria Maravilhas de Jesus)
320. Tenho para mim que o sacrifício não é mais que: o amor posto em ação.
(Beata Elizabete da Trindade)
321. A cruz serve de bastão para acelerar a marcha para o cume. (Santa Teresa Benedita da Cruz)
322. Não tema amar demais a SS. Virgem, jamais você amará bastante, e Jesus ficará contente, pois a SS. Virgem é Sua Mãe. (Santa Teresinha do Menino Jesus)
323. Ele está sempre vivo, sempre operando em nossa alma. Deixemo-nos edificar por Ele.
(Beata Elizabete da Trindade)
324. Sacratíssima Rainha dos anjos e dos santos, faça-nos viver na terra de modo a ganhar o céu. (Serva de Deus Madre Maria José de Jesus)
325. Quem se encontra mais no alto, tem que recear mais e confiar menos em si próprio.
(Santa Teresa de Jesus)
326. O bom Deus, que conhece as recompensas que Ele reserva a seus amigos, gosta, muitas vezes, de fazê-los ganhar seus tesouros por meio de sacrifícios. (Santa Teresinha do Menino Jesus)
327. Uma alma unida e identificada com Jesus pode tudo. E parece-me que só pela oração se pode alcançar isso. (Santa Teresa dos Andes)
328. Como é grande o poder desta Majestade que em tão breve tempo sabe enriquecer as almas com tesouros inenarráveis, imprimindo nelas verdades tão sublimes! (Santa Teresa de Jesus)
342. A comunhão é um céu na terra para a alma que se compenetra bem do ato que faz…Tiremos Jesus de sua fria prisão e abriguemo-lo em nosso coração, tão pobre, mas cheio de amor.
(Santa Teresa dos Andes) 343. A vida divina acesa na alma é a luz vinda nas trevas, é o milagre da noite santa.
(Santa Teresa Benedita da Cruz)
344. Repare o método para dar brilho nos metais. Esfrega-se com lama, com matérias que os sujam e os tornam foscos; depois dessa operação, resplandecem como o ouro. Pois bem ! As tentações são como esta lama para a alma: servem apenas para fazer brilhar nelas as virtudes opostas a estas mesmas tentações. (Santa Teresinha do Menino Jesus)
345. Jesus permanece no sacrário para que O amemos e O imitemos e, para ser nosso consolo e fortaleza. (Beata Maria Maravilhas de Jesus)
346. Quando é o coração que reza, Ele sem dúvida nos atende. (Santa Teresa de Jesus)
347. Nosso Senhor tem sede de nosso amor. Sofreu desde Belém até o Calvário e forjou cadeias para viver no tabernáculo junto de nós. Não teremos um pouquinho de amor por este Divino mendigo? (Santa Teresa dos Andes)
348. Quanto mais te apartas das coisas terrenas, mais te aproximas das celestiais e mais te achas em Deus . (São João da Cruz)
349. Jamais chegaremos a conhecer-nos, se juntos não procurarmos conhecer a Deus.
(Santa Teresa de Jesus)
350. Une a tua vontade à de Deus e serás feliz. (Serva de Deus Madre Maria José de Jesus)
351. Pode haver mais doce ocupação na terra do que procurar o amor de nosso Deus ? Emprega nisso tua alma inteira, neste único momento que é a vida. (Beata Maria Maravilhas de Jesus)
352. Quanto mais elevado é o grau de união amorosa ao qual Deus destina a alma, tanto mais profunda e persistente deverá ser a sua purificação. (Santa Teresa Benedita da Cruz)
353. Nosso Senhor vê com tanta boa vontade quando o amamos e procuramos a sua companhia, que, de vez em quando, nos chama para que a Ele nos dirijamos. (Santa Teresa de Jesus)
354. Na comunhão está a vida de nossa alma. É o momento de céu em nosso desterro. Suspiremos por ela. (Santa Teresa dos Andes) 355. Eis tudo o que Jesus reclama de nós: Ele não tem nenhuma necessidade de nossas obras, mas somente de nosso amor. (Santa Teresinha do Menino Jesus)
356. Considerando que Deus se fez homem por nosso amor, não sei como não ficamos todos, loucos de amor por Ele. (Beata Maria Maravilhas de Jesus)
357. Devemos guardar-nos em querer entender as coisas de Deus e procurar quais são as suas razões. (Santa Teresa de Jesus)
358. Deus é o teu fim. Fazendo-se Homem, tornou-se teu caminho; para que não desfalecesses na jornada, fez-se teu alimento, teu viático para o céu. (Serva de Deus Madre Maria José de Jesus)
359. A virtude do Espírito Santo cobriu a Virgem Maria enquanto esta, sozinha, rezava e realizou a Encarnação do Redentor. (Santa Teresa Benedita da Cruz)
360. Tudo nos pode faltar. Todos os outros amores, um dia nos faltarão, mas o amor do Coração Divino jamais nos faltará. (Beata Maria Maravilhas de Jesus)
361. Se Deus está na tua alma, que deves fazer senão amá-Lo de todo teu coração?
(Serva de Deus Madre Maria José de Jesus)
362. Conserve sempre sua confiança. É impossível que Deus não corresponda, pois ele mede sempre seus dons pela nossa confiança. (Santa Teresinha do Menino Jesus)
363. A coragem em sofrer muito ou sofrer pouco está sempre na proporção do amor.
(Santa Teresa de Jesus)
364. Somente no momento em que a alma, por amor a Deus , se despojar de tudo o que não é Deus , e o amor é isso, poderá ser iluminada e transfigurada em Deus. (Santa Teresa Benedita da Cruz)
365. É mister procurar o quanto possível a união com o Senhor . Esta vida de intimidade com Ele é que sustenta o exercício das virtudes que tanto agradam a Quem, com infinito amor, habita em nós. (Beata Maria Maravilhas de Jesus.

Fonte:siteafeexplicada

Práticas de Jejum - Quaresma




Todos podem fazer jejum. Sejam idosos ou estejam cansados ou doentes; sejam gestantes, mães que amamentam, jovens ou adultos. Todos podem jejuar sem que isso lhe faça mal. Pelo contrário, isso lhes faz bem.
Muitas pessoas não jejuam porque não sabem fazê-lo. Imaginam que jejuar seja uma coisa muito difícil e dolorosa que elas não vão conseguir fazer.
Recordamos aqui o aspecto prático do jejum. Existem várias modalidades de jejum.Trataremos, no entanto, somente de quatro tipos que poderão ser de grande proveito para você.



Jejum da Igreja


Assim é chamado o tipo de jejum prescrito para toda a Igreja e que, por isso, é extremamente simples, podendo ser feito por qualquer pessoa.
Alguém poderia pensar que esse seja um jejum relaxado ou que nem seja realmente jejum, porque ele é muito fácil. Mas não é bem assim.
Esse modo de jejuar vem da Tradição da Igreja e pode ser praticado por todos sem exceção, sendo esse o motivo porque é prescrito a toda a Igreja.
 básico desse tipo de jejum é que você tome o café da manhã normalmente e depois faça apenas uma refeição - almoçar ou jantar -, a depender dos seus hábitos, de sua saúde e de seu trabalho. A outra refeição, a que você não vai fazer, será substituída por um lanche simples, de acordo com as suas necessidades.
Dessa maneira, por exemplo, se você escolher o almoço para fazer a refeição completa, no jantar faça um lanche que lhe dê condições de passar o resto da noite sem fome.
O conceito de jejum não exige que você passe fome. Em suas aparições em Medjurgorje, a própria Nossa Senhora o repetiu várias vezes. Jejuar é refrear a nossa gula e disciplinar o nosso comer.
O importante, e aí está a essência do jejum, é a disciplina, e é você não comer nada além dessas três refeições. O que interessa é cortar de vez o hábito de"beliscar", de abrir a geladeira várias vezes ao dia para comer "uma coisinha". Evitar completamente, nesse dia, as balas, os doces, os chocolates e os biscoitos. Deixar de lado os refrigerantes, as bebidas e os cafezinhos.
Para quem é indisciplinado - e muitos de nós o somos -, isso é um jejum, e dos "bravos"! Nesse tipo de jejum, não se passa fome. Mas como "a gente" se disciplina; como refreia a gula! E é esta a finalidade do jejum.
Qualquer pessoa pode fazer esse tipo de jejum, mesmo os doentes, porque água e remédios não quebram jejum. Se for necessário leite para tomar os remédios, o jejum não é quebrado, pois a disciplina fica mantida. Para o doente e para o idoso, disciplina mesmo talvez seja tomar os remédios e tomar corretamente.


Jejum a pão e água


Nesse segundo tipo de jejum, deve-se comer pão quando se tem fome e beber água quando se tem sede. Apenas isso e nada mais.
Não se trata de comer pão e beber água ao mesmo tempo. Pelo contrato: é preciso evitar isso. Nosso tipo de pão, quando comido com água, geralmente fermenta no estômago, provocando dor de cabeça.
É melhor ir comendo aos poucos durante todo o jejum. Você vai perceber que, nesse dia, o pão adquire um novo sabor. Também se deve beber água várias vezes no decorrer do dia. O organismo precisa de água. Por isso, tome água, mesmo que você não tenha sede.
O principal desse tipo de jejum é que você só coma pão e beba apenas água.



Jejum à base de líquidos



O terceiro tipo de jejum requer que você passe o dia sem comer nada, limitando-se a tomar líquidos. Ou seja, durante todo o seu dia de jejum, você se alimenta somente com líquidos. Essa é uma modalidade muito boa de jejum, que refreia a nossa gula e garante a nossa disciplina.
Tratando-se de líquidos, temos uma grande variedade de opções e de combinações possíveis; todas elas nos mantêm alimentados e bem dispostos sem a quebra do jejum.
É recomendável passar o dia tomando chá. Existem vários tipos de chá, podendo-se escolher. Desde que seja quente e com um pouco de açúcar ou mel, o chá alimenta e mantém o estômago aquecido, o que é muito bom. Quem não puder usar açúcar nem mel, pode usar adoçante ou tomar chá puro; fazendo assim estará se privando da glicose, que é alimentícia, mas conservará as vantagens do chá e do calor. Mas, se preferir, você poderá tomá-lo frio ou gelado, especialmenteno verão.
Laranjada, limonada e sucos de fruta também são indicados para esse dia. O mesmo acontece com os sucos de legumes, como cenoura e beterraba, e de verduras. Veja bem: tome suco, não vitamina. Combinando-se frutas, legumes e verduras, as possibilidades aumentam bastante.
Os vários sucos, adoçados ou não com açúcar, mel ou adoçante, são sempre alimentícios, deixando o corpo leve para a oração e para as outras atividades intelectuais ou físicas.
Outra boa opção para esse tipo de jejum é a água de coco, que é completa, já tendo tudo para nos manter hidratados e alimentados. Especialmente para quem tem a sorte de viver nos lugares onde há coqueiros, um jejum a base de água de coco é excelente. Não existe melhor hidratante.
Qualquer pessoa, mas em especial os idosos e os doentes, pode fazer um jejum muito saudavél à base de caldos. Tal como os sucos, os caldos também apresentam uma grande variedade.
Observe, no entanto, que estou me referindo a caldos, e não a sopas e canjas, embora se possa fazer caldo de frango e até de carne. O que importa é que o caldo é líquido e tem como vantagens ser nutritivo e quente, além de conter sal.
Especialmente em dias frios, os caldos são uma ótima maneira de fazer jejum, pois com eles temos garantida a ingestão das calorias necessárias às nossas atividades, espirituais em particular.



O Jejum completo



Nesse quarto tipo de jejum, não se come coisa alguma e só se bebe água.
É recomendável que, antes de experimentar essa forma de jejum, você já tenha feito o jejum a pão e água e o jejum à base de líquidos, que podem servir de treino.
No jejum completo, é fundamental beber várias vezes ao dia. Não é bom fazer jejum a seco, isto é, sem tomar água, especialmente quando não se tem um bom treinamento.
Mas é possível fazer jejum sem ingerir mesmo água? Sim, como eu já disse, é possível. Porém só as pessoas bem experientes devem tentar fazê-lo.
É fundamental ter em mente que não estamos nos submetendo a um teste de resistência. Não precisamos provar nada a ninguém: nem a nós, nem ao Senhor. O objetivo do jejum é nos encontrar com Deus, favorecer a oração e nos disciplinar. Ele serve para nos abrir à Graça da contemplação, da intercessão e da Unção do Espírito Santo.
Como dissemos acima, nosso organismo precisa de água. Ele necessita estar bem hidratado para agir e reagir no campo espiritual. E como o nosso jejum se destina a combatentes que batalham por Deus na dimensão espiritual, tome água várias vezes ao dia quando praticar o jejum completo.
Quanto a hora de terminar o jejum, principalmente o jejum completo, Nossa Senhora de Medjugorje fala em encerrá-lo às quatro da tarde. Você pode terminá-lo às cinco, às seis ou às oito horas da noite. O importante é ser comedido e agir com sabedoria. Nossa intenção não é bancar os heróis.
Repito: não temos de provar nada a ninguém, nem a nós e nem mesmo ao Senhor.

Observações Finais


Um erro muito comum que as pessoas cometem consiste em fazer um dia de jejum sem tomar café da manhã. Agindo assim, elas na verdade começam a jejuar a partir da última refeição que fizeram, na véspera, e não pela manhã.
Essas pessoas mal-informadas acabam ficando com dor de cabeça, que em geral; começa bem cedo. Ora, dor de cabeça não é o objetivo do jejum. Além disso, trata-se de uma coisa que deixa a pessoa indisposta o resto do dia, que a torna irritadiça e sempre pronta a perder a paciência. E isso é totalmente oposto ao que se espera conseguir jejuando.
É bom que você tome tranqüilamente seu café da manhã, como se faz todos os dias, e, a partir daí, inicie o jejum. Agindo dessa maneira, você fica livre dos ácidos do estômago, da dor de cabeça, da irritabilidade e da indisposição. E isso custa muito pouco: basta tomar café da manhã como nos outros dias.
Se você não quer mesmo comer nada, ou é daqueles que não fazem uma refeição pela manhã, ao menos beba alguma coisa, de preferência quente. Isso vai fazer bem ao seu aparelho digestivo, preparando-o para o dia de jejum.
O jejum é uma riqueza que precisamos reconquistar. É uma forte expressão da comunidade que decidiu fazer uma conversão, começar uma vida nova.
Você provavelmente é uma das muitas pessoas que não conheciam o que acabei de apresentar e que por esse motivo não jejuava. Agora, com uma nova compreensão do jejum, comece a praticá-lo, pois isso seguramente trará benefícios a você e ao Corpo de Cristo.



Fonte: Canção Nova

Trecho do livro: Práticas de jejum

PadreJonas Abib

pejonas@cancaonova.com

Fundador da Comunidade Canção Nova e Presidente da Fundação João Paulo II. Éautor de diversos livros, milhares de palestras em áudio e vídeo, viajando oBrasil e o mundo em encontros de evangelização. Acesse: wwww.padrejonas.com





sábado, 25 de fevereiro de 2012

Papa diz que casamento heterossexual é o único "digno" para procriar


O papa Bento XVI disse neste sábado que o casamento entre um homem e uma mulher é o único "lugar digno" para dar à luz a um novo ser humano, uma procriação que, segundo ele, representa a expressão da união biológica e espiritual dos cônjuges.


Bento XVI abordou o assunto da procriação durante uma audiência no Vaticano com participantes da 18ª Assembleia Geral da Academia Pontifícia para a Vida, realizado de quinta-feira até este sábado sob o lema "Diagnoses e tratamento da infertilidade".

A união do homem e da mulher nessa comunidade de amor e de vida que é o casamento constitui o único ''lugar'' digno para a chamada à existência de um novo ser humano, que sempre é um presente", acrescentou.
Bento XVI louvou o trabalho dos cientistas que mantêm "acordado seu espírito de busca da verdade, ao serviço do autêntico bem do homem", evitando o "cientificismo e a lógica do lucro" que, segundo o papa, parece dominar hoje o campo da infertilidade e da procriação humana, "chegando a limitar inclusive muitas outras áreas de pesquisa".

"A dignidade humana e cristã da procriação não consiste em um produto, mas em seu vínculo com o ato conjugal, expressão do amor dos cônjuges, de sua união não só biológica, mas também espiritual", disse o pontífice.

"As legítimas aspirações de paternidade do casal que se encontra em uma condição de infertilidade têm, portanto, de encontrar, com ajuda da ciência, uma resposta que respeite plenamente sua dignidade de pessoas e esposos", destacou Bento XVI.

fonte: terra.com

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

TRES LÁPIDES ECUMÊNICAS




Era uma vez três crentes. Um deles achou ter achado a religião mais perfeita e saiu ensinando-a e querendo que todos aderissem a ela. O segundo também achou ter achado a religião mais perfeita e saiu ensinando-a. Queria que todos fossem ao seu templo. O terceiro achou ter achado a religião adequada para ele. Talvez pudesse ser perfeita também para os outros. Saiu divulgando-a, mas quando alguém dizia ter achado a luz em outra religião respeitava os e não impunha a sua, apenas dialogava.

Deus lhe dera uma mensagem que lhe fazia bem. Quem sabe tivesse dado aos outros, mensagem que lhes fazia bem! Discordava em alguns pontos, mas não se valia disso para ofender os outros nem diminuí-los. Se alguém queria vir para a sua igreja, ele acolhia; se alguém dos seus ouvintes quisesse ir embora ele respeitava. Era crente no Deus absoluto, mas nunca absolutizou sua fé e nem a superlativizou. Aprendeu a viver com outras crenças entendendo que a luz de Deus é difusa, e que o mesmo sol que brilhava no telhado de sua casa e da sua igreja, brilhava também nas casas e igrejas dos outros.

Viveu e morreu dialogando. Os outros dois na sua sinceridade viveram tentando puxar os outros para o seu templo. Morreram tentando converter os outros para o seu modo de crer que achavam ser o melhor.

Na cidade há três monumentos. Na lápide de um está escrito: Pregou incansavelmente a verdadeira fé. Na lápide do outro também se lê quase os mesmos dizeres. Na do terceiro alguém escreveu: Acreditou em Deus e dialogou até o último suspiro!…

Pe. Zezinho



O Mandamento da Caridade






"Três coisas são necessárias à salvação do homem, a saber:


• a ciência do que se há de crer,

• a ciência do que se há de desejar e

• a ciência do que se há de operar.



A primeira nos é ensinada no Credo, onde nos é ensinada a ciência dos artigos da fé. A segunda, no Pai Nosso. A terceira na Lei.

Agora a nossa intenção é acerca da ciência do que se há de operar, para tratar da qual encontramos quatro leis aqui expostas."

São Tomás de Aquino




Concílios da história da Igreja - Concílio de Calcedónia Ano 451





O pensamento teológico, tendo superado o Nestoriano (que cindia Jesus Cristo, atribuindo-lhe dois eu ou duas pessoas), esteve sujeito a movimento pendular. A tese da ortodoxia, que rejeitava a dualidade das pessoas, foi exageradamente enfatizada no chamado ?monofisismo? ou ? monofisitismo?. Com efeito, Eutiques de Constantinopla, adversário de Nestório e seguidor de S. Cirilo, ultrapassou o seu mestre, ensinando o seguinte: em Cristo, não havia apenas uma pessoa ( um só eu), mas havia também uma só natureza, visto que a natureza divina absorvera a humana.



Tal posição suscitou ardente controvérsia, pois se lhe opunham Teodoreto de Ciro, Domno de Antioquia e o próprio Papa Leão I (440-461).



O Imperador Marciano (450-457) convocou então um Concílio Ecumênico para Éfeso, o qual, iniciado nesta cidade, foi transferido para Calcedônia (junto a Constantinopla); durou de 8 de outubro a novembro de 451. São Leão Magno, Papa, enviou seus legados, assim como uma carta que definia a doutrina ortodoxa: em Cristo há uma só pessoa, mas duas naturezas (a divina e a humana) não confundidas entre si. Tal doutrina foi aclamada pelos padres conciliares, que condenaram Eutiques e o monofisismo aos 25/10/451.



O Concílio de Calcedônia também se voltou para questões disciplinares, condenando a simonia, os casamentos mistos e proibindo as ordenações absolutas (isto é, realizadas sem que o novo clérigo tivesse determinada função pastoral).



Em seu famoso cânon 28, o Concílio reconheceu à sé de Constantinopla, a cidade imperial, os mesmos privilégios que à de Roma. O Papa S. Leão Magno recusou-se a aprovar este canôn, visto que Roma é a sede dos Apóstolos Pedro e Paulo, ao passo que Constantinopla não foi sede dos Apóstolos, mas derivava sua importância do simples fato de ser sede do Imperador.

Igrejas não-calcedonianas
 
Por não ter sido aceito por alguns movimentos cristãos ortodoxos, o Concílio de Calcedónia deu origem às Igrejas não-calcedonianas, entre as quais a Igreja Ortodoxa Copta e outras igrejas nacionais.


Fonte: grupo evangelizashow e wikipedia

Silêncio e palavra: caminho de evangelização

Fonte: Portal RCC BRASIL



Amados irmãos e irmãs,

Ao aproximar-se o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2012, desejo partilhar convosco algumas reflexões sobre um aspecto do processo humano da comunicação que, apesar de ser muito importante, às vezes fica esquecido, sendo hoje particularmente necessário lembrá-lo. Trata-se da relação entre silêncio e palavra: dois momentos da comunicação que se devem equilibrar, alternar e integrar entre si para se obter um diálogo autêntico e uma união profunda entre as pessoas. Quando palavra e silêncio se excluem mutuamente, a comunicação deteriora-se, porque provoca um certo aturdimento ou, no caso contrário, cria um clima de indiferença; quando, porém se integram reciprocamente, a comunicação ganha valor e significado.

O silêncio é parte integrante da comunicação e, sem ele, não há palavras densas de conteúdo. No silêncio, escutamo-nos e conhecemo-nos melhor a nós mesmos, nasce e aprofunda-se o pensamento, compreendemos com maior clareza o que queremos dizer ou aquilo que ouvimos do outro, discernimos como exprimir-nos. Calando, permite-se à outra pessoa que fale e se exprima a si mesma, e permite-nos a nós não ficarmos presos, por falta da adequada confrontação, às nossas palavras e ideias. Deste modo abre-se um espaço de escuta recíproca e torna-se possível uma relação humana mais plena. É no silêncio, por exemplo, que se identificam os momentos mais autênticos da comunicação entre aqueles que se amam: o gesto, a expressão do rosto, o corpo enquanto sinais que manifestam a pessoa. No silêncio, falam a alegria, as preocupações, o sofrimento, que encontram, precisamente nele, uma forma particularmente intensa de expressão. Por isso, do silêncio, deriva uma comunicação ainda mais exigente, que faz apelo à sensibilidade e àquela capacidade de escuta que frequentemente revela a medida e a natureza dos laços. Quando as mensagens e a informação são abundantes, torna-se essencial o silêncio para discernir o que é importante daquilo que é inútil ou acessório. Uma reflexão profunda ajuda-nos a descobrir a relação existente entre acontecimentos que, à primeira vista, pareciam não ter ligação entre si, a avaliar e analisar as mensagens; e isto faz com que se possam compartilhar opiniões ponderadas e pertinentes, gerando um conhecimento comum autêntico. Por isso é necessário criar um ambiente propício, quase uma espécie de «ecossistema» capaz de equilibrar silêncio, palavra, imagens e sons.

Grande parte da dinâmica atual da comunicação é feita por perguntas à procura de respostas. Os motores de pesquisa e as redes sociais são o ponto de partida da comunicação para muitas pessoas, que procuram conselhos, sugestões, informações, respostas. Nos nossos dias, a Rede vai-se tornando cada vez mais o lugar das perguntas e das respostas; mais, o homem de hoje vê-se, frequentemente, bombardeado por respostas a questões que nunca se pôs e a necessidades que não sente. O silêncio é precioso para favorecer o necessário discernimento entre os inúmeros estímulos e as muitas respostas que recebemos, justamente para identificar e focalizar as perguntas verdadeiramente importantes. Entretanto, neste mundo complexo e diversificado da comunicação, aflora a preocupação de muitos pelas questões últimas da existência humana: Quem sou eu? Que posso saber? Que devo fazer? Que posso esperar? É importante acolher as pessoas que se põem estas questões, criando a possibilidade de um diálogo profundo, feito não só de palavra e confrontação, mas também de convite à reflexão e ao silêncio, que às vezes pode ser mais eloquente do que uma resposta apressada, permitindo a quem se interroga descer até ao mais fundo de si mesmo e abrir-se para aquele caminho de resposta que Deus inscreveu no coração do homem.

No fundo, este fluxo incessante de perguntas manifesta a inquietação do ser humano, sempre à procura de verdades, pequenas ou grandes, que deem sentido e esperança à existência. O homem não se pode contentar com uma simples e tolerante troca de céticas opiniões e experiências de vida: todos somos perscrutadores da verdade e compartilhamos este profundo anseio, sobretudo neste nosso tempo em que, «quando as pessoas trocam informações, estão já a partilhar-se a si mesmas, a sua visão do mundo, as suas esperanças, os seus ideais» (Mensagem para o Dia Mundial das Comunicações Sociais de 2011).

Devemos olhar com interesse para as várias formas de sítios, aplicações e redes sociais que possam ajudar o homem atual não só a viver momentos de reflexão e de busca verdadeira, mas também a encontrar espaços de silêncio, ocasiões de oração, meditação ou partilha da Palavra de Deus. Na sua essencialidade, breves mensagens – muitas vezes limitadas a um só versículo bíblico – podem exprimir pensamentos profundos, se cada um não descuidar o cultivo da sua própria interioridade. Não há que surpreender-se se, nas diversas tradições religiosas, a solidão e o silêncio constituem espaços privilegiados para ajudar as pessoas a encontrar-se a si mesmas e àquela Verdade que dá sentido a todas as coisas. O Deus da revelação bíblica fala também sem palavras: «Como mostra a cruz de Cristo, Deus fala também por meio do seu silêncio. O silêncio de Deus, a experiência da distância do Onipotente e Pai é etapa decisiva no caminho terreno do Filho de Deus, Palavra Encarnada. (...) O silêncio de Deus prolonga as suas palavras anteriores. Nestes momentos obscuros, Ele fala no mistério do seu silêncio» (Exortação apostólica pós-sinodal Verbum Domini, 30 de setembro de 2010, n.º 21). No silêncio da Cruz, fala a eloquência do amor de Deus vivido até ao dom supremo. Depois da morte de Cristo, a terra permanece em silêncio e, no Sábado Santo – quando «o Rei dorme (…), e Deus adormeceu segundo a carne e despertou os que dormiam há séculos» (cfr Ofício de Leitura, de Sábado Santo) –, ressoa a voz de Deus cheia de amor pela humanidade.

Se Deus fala ao homem mesmo no silêncio, também o homem descobre no silêncio a possibilidade de falar com Deus e de Deus. «Temos necessidade daquele silêncio que se torna contemplação, que nos faz entrar no silêncio de Deus e assim chegar ao ponto onde nasce a Palavra, a Palavra redentora» (Homilia durante a concelebração eucarística com os membros da Comissão Teológica Internacional, 6 de outubro de 2006). Quando falamos da grandeza de Deus, a nossa linguagem revela-se sempre inadequada e, deste modo, abre-se o espaço da contemplação silenciosa. Desta contemplação nasce, em toda a sua força interior, a urgência da missão, a necessidade imperiosa de «anunciar o que vimos e ouvimos», a fim de que todos estejam em comunhão com Deus (cf. 1 Jo 1, 3). A contemplação silenciosa faz-nos mergulhar na fonte do Amor, que nos guia ao encontro do nosso próximo, para sentirmos o seu sofrimento e lhe oferecermos a luz de Cristo, a sua Mensagem de vida, o seu dom de amor total que salva.

Depois, na contemplação silenciosa, surge ainda mais forte aquela Palavra eterna pela qual o mundo foi feito, e identifica-se aquele desígnio de salvação que Deus realiza, por palavras e gestos, em toda a história da humanidade. Como recorda o Concílio Vaticano II, a Revelação divina realiza-se por meio de «ações e palavras intimamente relacionadas entre si, de tal modo que as obras, realizadas por Deus na história da salvação, manifestam e confirmam a doutrina e as realidades significadas pelas palavras; e as palavras, por sua vez, declaram as obras e esclarecem o mistério nelas contido» (Constituição dogmática Dei Verbum, 2). E tal desígnio de salvação culmina na pessoa de Jesus de Nazaré, mediador e plenitude da toda a Revelação. Foi Ele que nos deu a conhecer o verdadeiro Rosto de Deus Pai e, com a sua Cruz e Ressurreição, nos fez passar da escravidão do pecado e da morte para a liberdade dos filhos de Deus. A questão fundamental sobre o sentido do homem encontra a resposta capaz de pacificar a inquietação do coração humano no Mistério de Cristo. É deste Mistério que nasce a missão da Igreja, e é este Mistério que impele os cristãos a tornarem-se anunciadores de esperança e salvação, testemunhas daquele amor que promove a dignidade do homem e constrói a justiça e a paz.

Palavra e silêncio. Educar-se em comunicação quer dizer aprender a escutar, a contemplar, para além de falar; e isto é particularmente importante paras os agentes da evangelização: silêncio e palavra são ambos elementos essenciais e integrantes da ação comunicativa da Igreja para um renovado anúncio de Jesus Cristo no mundo contemporâneo. A Maria, cujo silêncio «escuta e faz florescer a Palavra» (Oração pela Ágora dos Jovens Italianos em Loreto, 1-2 de setembro de 2007), confio toda a obra de evangelização que a Igreja realiza através dos meios de comunicação social.

Vaticano, 24 de janeiro – dia de São Francisco de Sales – de 2012.


BENEDICTUS PP XVI
(Tradução portuguesa oferecida pela Santa Sé)

As lideranças dos neopentecostais






Contrariamente às recomendações de Pedro aos líderes da igreja de que o líder deve ser (1) testemunha (mártir) dos sofrimentos de Cristo; (2) de que não deve exercer o pastoreamento por constrangimento, isto é, obrigado a pastorear como se a igreja dependesse dele; (3) de que não deve andar de olho no dinheiro alheio (sórdida ganância) e (4) de que não deve ser dominador do povo, ou do rebanho porque este é de Deus, muitos dos atuais líderes da igreja, especialmente os que ostentam o título de apóstolos agem no sentido oposto. Procure ler o texto de 1 Pedro 5.1-4.A seguir colhi sete características dessa liderança atual – que não é apenas da liderança neopentecostal, mas também de muitos líderes de igrejas pentecostais históricas.



1. Autoritarismo. Tais líderes advogam a si o direito de ter a palavra final em questões doutrinárias e de práticas cristãs. Creem que podem criar novos padrões de ensinamento e neles atrelar a congregação. Era assim também no passado quando pastores de denominações pentecostais decidiam o que o povo devia usar, o que pensar e em como viver. Felizmente algumas denominações amadureceram e abandonaram tais práticas que vêm sendo adotadas com grande ardor pelos novos líderes pentecostais. As pessoas são orientadas a viverem conforme o pensamento do líder e de maneira a agradá-lo. A “doutrina” ou ensinamento apostólico foi por eles aperfeiçoado, porque tirou do povo o direito à vida e de decidir o que fazer e de como viver.



2. Dominadores do rebanho. Hoje os apóstolos, bispos, presbíteros e pastores – não importa o título que ostentem – decidem se os membros devem celebrar o Natal, os alimentos que devem comer, as festas que podem participar, os DVDs que devem assistir e quais igrejas ou congregações podem visitar.



Tal autoritarismo não é próprio apenas de igrejas neopentecostais, mas também de alguns que se dizem “igreja” sem nome; comunidades cristãs, etc. que mantêm sob regras rígidas o comportamento e o estilo de vida de seus membros, ou discípulos. É possível ver este autoritarismo em várias denominações também. Nunca ouse pensar ou agir de maneira que contrarie seu líder! O líder é o novo paradigma ou modelo de fé a ser seguido, e não os modelos da Bíblia.



3. Ganância financeira e luxúria. A ostentação de riqueza, o ganho fácil e a confortável vida movida a aviões particular, helicópteros e festas não é própria apenas dos neopentecostais, mas também de outros segmentos da igreja – uma dessas igrejas, até bem tradicional, em que seu líder se locomove para a casa da montanha de helicóptero, enquanto exige que seus membros nem televisão possuam!



Enquanto milhares de obreiros residem em casas modestas no meio de sua comunidade, ao nível do povo que pastoreiam, vivendo na simplicidade, buscando o mínimo de conforto, outros se afastam do meio do rebanho e passam a viver em condomínios inacessíveis ao povo. Sua congregação não tem acesso a casa deles – diferentemente de quando nossa casa estava aberta aos irmãos. Essa é a nova cara da liderança eclesiástica da igreja brasileira.



4. Usam o púlpito como arma de ataque. Por trás do carisma que lhes é peculiar tais ministros fazem o que querem com o povo; se justificam, demonstram humildade e santidade e aproveitam para atacar sutilmente os que lhe desobedecem as ordens. Frases como “aconteceu tal coisa porque não ouviu o homem de Deus” é comum ouvir de seus lábios. É a justificação de uma aparente santidade. As pessoas precisam vê-los como homens de Deus, líderes espirituais íntegros; no púlpito diante de seu povo riem, choram, profetizam, pulam, gesticulam e pregam mensagens de prosperidade. Assim, conseguem encobrir do rebanho suas verdadeiras intenções, para que este não se interesse em saber como é a vida deles no dia a dia de sua vida particular.



E grande parte dos crentes defende o estilo de vida de seus líderes, e se dobra perante eles como faziam os escravos diante de seus senhores.



5. A sacerdotização do ministério. Alguns desses novos líderes criaram a nova casta de “levitas” que são os que cuidam do louvor da igreja, mas criaram também a “família sacerdotal” que é composta do líder e de seus familiares, num atentado grotesco ao verdadeiro sacerdócio de Jesus Cristo. Muitos, ainda que reneguem publicamente tal conceito, ostentam-no no ensino aos seus líderes, isto é, estes são orientados a considerá-los sacerdotes de Cristo a serviço do povo. “Nós somos sacerdotes” de Deus para cuidar do rebanho, dizem, quando biblicamente toda a igreja é povo sacerdotal!



6. O reino deles é deste mundo. A nova liderança dos neopentecostais tem outro foco que não é o reino de Deus futuro, mas o reino deles, agora. Eles têm prazer nas coisas do mundo. Seu império particular e o império de sua denominação ou de suas comunidades constituem o reino deles na terra. Enquanto todos os demais trabalham para a vinda do reino, esses novos líderes creem que estão no reino, e que já são príncipes de Cristo aqui na terra. E para viver como príncipes, formam seu séquito de seguidores que os servem humildemente. Enquanto Jesus apontava para a chegada iminente do reino de Deus, a nova liderança da igreja crê que vive o reino, aqui e agora!



Por isso intrometem-se na política, pensando que por ela governarão na terra e trarão o governo de Cristo aos homens. E, da mesma forma que entram na política e buscam para si títulos políticos, se prostituem com o sistema e podem ser vistos agradecendo a Deus pelas graças recebidas, como no caso dos deputados evangélicos neopentecostais do Distrito Federal. Estes são a pontinha do iceberg, porque existem milhares de pastores vendidos ao mundo e que recebem polpudas somas de dinheiro para transformar sua congregação em curral eleitoral.



7. Acreditam que o juízo dos crentes não é para eles; porque estão acima dos demais. Por isso, perderam o temor de Deus e nem imaginam o que lhes espera no dia do juízo de Cristo, quando todos haveremos de prestar contas. Quando se perde o temor de Deus leva-se uma vida desenfreada de pecado, escondida sob o manto da espiritualidade e da vida piedosa.



Criticam a Balaão mas vivem como ele, profetizando em nome de Deus, mas de olho nos bens de Balaque – porque são insaciáveis financeiramente. São estes os novos líderes que à semelhança de Coré, Datã e Abirão defendem seu sacerdócio e proclamam que também “têm direitos espirituais”, como nos dias de Moisés. À semelhança de Caim pecam voluntaria e conscientemente, esquecendo que já receberam na testa o sinal de Deus que os manterá sob juízo e condenação.



À luz dessas sete características é possível identificar o tipo de igreja que se frequenta, o tipo de líder que se obedece e decidir se deve seguir o caminho do discipulado cristão ou se fará parte do novo reino dos deuses da terra.

Fonte: A fé explicada