Páginas

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Missão Sopro do Espirito 2010

Suposto Anjo cai do Céu e é filmado na Indonésia

Uma câmera de segurança numa praça da cidade de Jacarta, capital da Indonésia, teria flagrado um anjo caindo do céu. As pessoas que estavam na praça garantem que a forte luz que cai do céu e se “agacha”, antes de dar um salto, e sumir, era um anjo.
No vídeo, após a queda, aparecem pessoas correndo na direção onde o anjo tinha aparecido e procuram vestígios, porém aparentemente não encontram nada. O incidente teria acontecido no último dia 11 de setembro e não há informações se outras câmeras da cidade flagraram o “anjo” de outros ângulos.
A polêmica tomou espaçou em sites e blogs em todo o mundo, muitos afirmam que o vídeo é falso, outros acreditam que não seja um anjo, mas sim um alienígena. “Meu primo estava na praça naquela noite, e as pessoas que testemunharam a cena ficaram conversando sobre isso a noite inteira. É real. Eles viram uma luz brilhante descendo do céu, batendo no chão e depois desaparecendo”, disse o indonésio Pramana Abbas.
vejam o vídeo e tirem suas conclusões.




fonte:rccap.blogspot.com/

quinta-feira, 29 de setembro de 2011

Dia dos Santos arcanjos Miguel, Gabriel e Rafael

Que o anjo de Deus seja a tua força


Hoje, a Igreja celebra a festa dos Arcanjos Miguel, Rafael e Gabriel.
Como é maravilhoso contar com a ajuda dos santos anjos! Atuando em nome de Deus, eles nos guardam e zelam pela realização dos desígnios do Senhor em nossa vida.
Santo Padre Pio tinha um edificante costume de invocar constantemente a presença desses seres celestes em sua vida e dizia frequentemente aos peregrinos que se dirigiam ao convento onde ele residia: “Que o anjo de Deus te acompanhe. Que o anjo de Deus seja a tua luz, o teu auxílio, a tua força, o teu conforto e teu guia”.
Abramo-nos a essa experiência com os santos anjos e peçamos o auxílio deles em todos os momentos e situações de nossa vida e também a tantas pessoas necessitadas. Rezemos: São Rafael com Tobias, São Gabriel com Maria, São Miguel com todas as hierarquias, abri para nós esta via.
(Luzia santiago)








ORAÇÃO
Ó DEUS, QUE ORGANIZAIS DE MODO ADMIRÁVEL O SERVIÇO DOS ANJOS E DOS HOMENS, FAZEI QUE SEJAMOS PROTEGIDOS NA TERRA POR AQUELES QUE VOS SERVEM NO CÉU. POR NOSSO SENHOR JESUS CRISTO, VOSSO FILHO, NA UNIDADE DO ESPÍRITO SANTO.


É preciso saber que a palavras anjo indica o ofício, não a natureza. Pois estes santos espíritos da pátria celeste são sempre espíritos, mas nem sempre podem ser chamados anjos, porque somente são anjos quando por eles é feito algum anúncio. Aqueles que anunciam fatos menores são ditos anjos; os que levam maiores notícias, ARCANJOS.
Foi por isto que à Virgem Maria não foi enviado um anjo qualquer, mas o arcanjo Gabriel; para esta missão, era justo que viesse o máximo anjo para anunciar a máxima notícia.
Por esse motivo também a eles são dados nomes especiais para designar, pelo vocábulo, seu poder na ação. Naquela cidade, onde a plenitude da ciência pela visão do Deus onipotente, não precisam de nomes próprios para se distiguirem uns dos outros. Mas quando vêm até nós para cumprir uma missão, trazem também entre nós um nome derivado dessa missão. Assim MIGUEL, significa: "Quem como Deus?"; GABRIEL, "força de Deus"; e RAFAEL, "Deus cura".
Todas as vezes que se trata de grandes feitos, diz-se que Miguel é enviado, porque pelo próprio nome e ação dá-se a entender que ninguém pode por si mesmo fazer o que Deus quer destacar. Por isto, o antigo inimigo, que por soberba cobiçou ser igual a Deus, dizendo: Subirei ao céu, acima dos astros do céu erguerei meu trono, serei semelhante ao Altíssimo (cf Is 14,13-14), no fim do mundo, quando será abandonado ás próprias forças para ser destruído no extremo supl[icio, pelejará com o arcanjo Miguel, como diz João: Houve uma luta com Miguel arcanjo (Ap12,7)
A Maria é enviado GABRIEL, que significa"Força de Deus". Vinha anunciar aquele que se dignou aparecer humilde para combater as potestades do ar. Portanto devia ser anunciado pela força de Deus o senhor dos exércitos que vinha poderoso no combate.
Rafael, como dissemos, significa "Deus cura", porque ao tocar nos olhos de Tobias como que num ato de cura, lavou as trevas de sua cegueira. Quem foi enviado a curar, com justiça se chamou "Deus cura".
( Do livro Liturgia das horas )


HINO
Lá do alto enviai-nos, ó Cristo,
vosso anjo da paz, São Miguel.
Sua ajuda fará vosso povo
crescer mais, prosperando, fiel.


Gabriel, o anjo forte na luta,
nosso tempo sagrado visite,
lance fora o antigo inimigo
e, propício, conosco habite.


Envia-nos dos céus Rafael,
o bom anjo que cura os doentes,
para todos os males sarar
e guiar nosso atos e as mentes.


Cristo, glória dos coros celestes,
vossos anjos nos venham guiar,
para, unidos a eles um dia,
glória eterna ao Deus Trino cantar
.

Reginaldo Manzoti - Arcanjos

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Com 20 personalidades, britânica leva vida 'normal' com a filha

Aos 51 anos, uma mulher britânica precisa conciliar seu trabalho como pintora, o papel de mãe e suas múltiplas personalidades que podem se manifestar a qualquer momento. Kim Noble geralmente acorda como Patricia, sua personalidade dominante, mas pode se transformar em Ken, um jovem deprimido, em Salome, uma católica fervorosa, em Abi, uma solteira em busca de amor, ou em qualquer das vinte personalidades que ela manifesta. Kim foi diagnosticada com Transtorno Dissociativo de Identidade, de acordo com informações do jornal Daily Mail.

Há mais de seis anos, Patricia é a personalidade que mais aparece, mas pelo menos três outras se manifestam diariamente. Cada uma delas não sabe o que a outra faz, apesar de saberem da existência de todas graças às constantes sessões de terapia que Kim atende com um psiquiatra. As mudanças de personalidade são súbitas. Kim fecha os olhos, o rosto se contorce em algumas caretas, e ela "acorda" como outra pessoa. A transformação pode ocorrer no mercado, enquanto ela dirige, no meio de uma refeição, a qualquer momento. Sua filha, hoje com 14 anos, já está completamente acostumada com a condição da mãe.

Kim não se lembra da gravidez, nem de ter dado à luz. Por seu transtorno, a filha foi retirada de seus cuidados logo após o nascimento. O trauma da separação fez Kim criar uma personalidade só para armazenar e bloquear a recordação do momento. Após seis meses, entretanto, a criança foi devolvida à mãe já que nenhuma das personalidades de Kim era uma ameaça ao bebê.

Psiquiatras acreditam que a personalidade múltipla é justamente uma maneira de compartimentar más memórias no cérebro, para que a pessoa possa evitá-las. A britânica provavelmente sofreu graves traumas na infância, e desde os primeiros anos de vida apresentava comportamentos estranhos. Na puberdade, ela começou as consultas com psiquiatras e, aos 20 anos, foi diagnosticada por engano como esquizofrênica. Apenas com mais de 30 anos, ela descobriu ter o Transtorno Dissociativo de Identidade. Hoje, a personalidade Patricia tenta comandar a vida de todas as outras, chegando a deixar recados e enviar e-mails para as outras personalidades. Ela pinta quadros, escreveu um livro e tenta conciliar as diferentes pessoas que vivem dentro de si.


Terra

Muitas vezes faz-se errados diagnósticos de pocessão principalmente em determinados meios pentecostais e neopentecostais, onde "tratam" casos de transtornos mentais como obra do diabo. Não estou aqui falando que o inimigo não haja em determinadas pessoas, porém generalizar pode ser perigoso.

Paz e bem a todos
Eldemir

Pai e monge são acusados de matar menina em 'exorcismo' no Japão

Da BBC Um monge e o pai de uma menina de 13 anos foram presos no Japão, acusados de matá-la durante um ritual de exorcismo, segundo a mídia local. Família acreditava que menina de 13 anos estava possuída por espíritos do mal. Kazuaki Kinoshita, monge do grupo religioso Nakayama-shingo-shoshu, derivado de uma seita budista, e Atsushi Maishigi, de 50 anos, teriam amarrado a menina Tomomi em uma cadeira e jogado água sobre ela de uma altura de 2,5 metros, em uma prática batizada de 'ablução por cachoeira'. Segundo o jornal Yomiuri Shimbun, o pai de Tomomi disse à polícia: 'Minha filha estava possuída, então realizamos um ritual nela para exorcizar os demônios e para que ela ficasse bem'. 'Mas ela resistiu e se tornou violenta, então tivemos de amarrá-la a uma cadeira.' Problemas mentais A menina sofreria de problemas mentais e físicos desde o fim do ensino fundamental e já teria sido exposta à prática mais de cem vezes desde março, pouco antes de ela deixar de frequentar a escola, segundo relatos da mídia japonesa. Na noite de terça-feira, a menina teria ficado embaixo do jato d'água por cinco minutos, antes de desmaiar. Uma ambulância foi chamada ao local e a menina foi levada a um hospital, onde foi declarada morta por asfixia. Os dois acusados negam as alegações. 'Nossas ações buscavam exorcizar os espíritos do mal e não eram abuso físico', eles teriam dito à polícia, segundo o jornal Mainichi Daily News.

Corpo de padre é encontrado enforcado em árvore no sertão da Paraíba

A Paróquia de Santa Luzia, no Sertão da Paraíba, confirmou na tarde dessa terça-feira (27) que o corpo de padre Jerônimo Leopoldino de Medeiros Neto, 33 anos, foi encontrado com sinais de enforcamento. De acordo com informações da secretaria paroquial, o corpo, que já apresenta sinais de decomposição, foi localizado por populares em uma árvore no sítio Vertentes, na região de Santa Luzia. O local está cercado e apenas um padre teve acesso, reconhecendo a vítima. O sumiço do sacerdote ocorreu na última quarta-feira (21) após crise depressiva.
Fonte: portal ne10

terça-feira, 27 de setembro de 2011

São Vítor I "Concílio (Sínodo) de Roma" ano 197

Examina a questão da data da Páscoa, celebrada diferentemente no Oriente e no Ocidente. Ver Controvérsia da Páscoa. A principal preocupação era então se os cristãos deveriam seguir as práticas do Antigo Testamento. Eusébio escreveu em sua História Eclesiástica (livro V, cap. 23): “ Uma questão de grande importância surgiu naquele tempo [do Papa Vítor I, por volta de 190 dC]. As dioceses de toda a Ásia, de acordo com uma tradição antiga, alegavam que o décimo-quarto dia da lua [de Nisan], no qual os judeus são comandados a sacrificar o cordeiro, deveria ser sempre observado como a festa da pasch provedora de vida [epi tes tou soteriou Pascha heortes], argumentando que o jejum deveria terminar naquele dia, qualquer que fosse o dia-da-semana em que ocorresse. Porém, este não era o costume nas igrejas do resto do mundo terminar o jejum neste dia, pois eles observavam a prática - que por tradição apostólica prevaleceu até hoje [tempo de Eusébio] - de terminar o jejum em nenhum outro dia a não ser o da ressurreição de Jesus. ” — História Eclesiástica, Eusébio de Cesareia[1] Uma carta de Ireneu de Lyon mostra a diversidade das práticas sobre a Páscoa que existiam até pelo menos o tempo do Papa Sisto I (ca. 120). Além disso, Ireneu afirma que São Policarpo observava o costume quartodecimano, o que daria suporte para a disputa, pois Policarpo foi um discípulo direto do apóstolo João [2]. Por volta de 195, o Papa Vítor I tentou excomungar os quartodecimanos, transformando a diferença de práticas em uma controvérsia completa.

segunda-feira, 26 de setembro de 2011

Curiosidade: Religiões que influenciam o cabelo feminino

A relação de uma mulher com seu cabelo vai além dos cuidados diários e da escolha de estilo. A religião também costuma ser um importante fator na maneira como se lida com ele. Provavelmente você já se perguntou por que as evangélicas não podem cortar as madeixas ou qual a razão das muçulmanas sempre cobrirem a cabeça quando estão em público. Pois saiba, por exemplo, que a regra do cabelo comprido das evangélicas está atrelada a uma norma instituída por causa da citação de Paulo em Coríntios 11,15, que diz o seguinte: “Mas ter a mulher cabelo crescido lhe é honroso, porque o cabelo lhe foi dado em lugar de véu”. As mulçumanas, por sua vez, usam o véu de fato, cobrindo todos os fios. Elas saem de casa com o chamado hijab (o véu islâmico) para proteger a “modéstia e honra”. Afinal, o Alcorão Sagrado diz: “'Ó profeta, dizei a tuas esposas, tuas filhas e às mulheres dos crentes que quando saírem que se cubram com as suas mantas; isso é mais conveniente, para que se distingam das demais e não sejam molestadas; sabei que Deus é Indulgente, misericordiosíssimo” (33ª Surata, Al Ahzab, versículo 59). Sendo assim, quando estão em casa, as mulheres muçulmanas não precisam fazer uso do véu. Catolicismo e judaísmo: cobrir ou não? Atualmente, a Igreja Católica não obriga o uso do véu, mas até a década de 1970 as mulheres precisavam cobrir a cabeça para rezar para serem consideradas honradas. Segundo a Bíblia, “Todo homem que reza de cabeça coberta desonra a sua cabeça. Mas toda mulher que reza ou profetiza de cabeça descoberta desonra a sua cabeça, pois é exatamente como se estivesse de cabeça raspada. Se a mulher não usa véu, mande raspar a cabeça. Mas se é uma vergonha para uma mulher ter o cabelo cortado ou raspado, que use um véu. Quanto ao homem não deve pôr véu na cabeça: ele é a imagem e a glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem”, (ICor 11, 2-16). No judaísmo, a mulher também tem o costume de cobrir a cabeça. Mas em vez de véu, ela usa uma peruca e o ato é reservado para as casadas. Na religião, acredita-se que ao cobrir os cabelos naturais, a esposa traz sucesso e benções para ela mesma, marido, filhos e netos. Por outro lado, as que se recusam a isso acarretará o oposto, ou seja, tristeza e desgraça à família. Com relação às perucas, a entidade judaica Beit Chabad do Brasil – filiada ao Movimento Chabad-Lubavitch Mundial – explica que há restrições. Os fios não podem ser originários da Índia, um dos maiores exportadores de fios por serem espessos, longos e lisos, pois os hindus raspavam a cabeça por motivações religiosas. Isso porque as leis judaicas proíbem que alguém se beneficie de um ato que tenha sido realizado para outra divindade. Assim, os fios usados nas perucas para as mulheres judias advêm principalmente do Leste Europeu. “O importante é que o cabelo esteja coberto, não importando se por cima dele há uma bela peruca; é tão importante sentir-se bonita para seu marido, quanto para si mesma”, relata a entidade. A tradição, consequentemente, não tem o intuito de deixar a mulher menos atraente. “Mais do que afastar olhares de outros homens e lembrar que tal pessoa é comprometida, cobrir a cabeça significa uma mudança de status, uma representação de que algo valioso está salvaguardado para alguém especial”, finaliza. Da Latta Serviços Editoriais Especial para o Terra

sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Papa Visita a Alemanha

Da AFP O Papa Bento XVI pediu nesta sexta-feira (23) um melhor diálogo entre a cristandade e o Islã, no segundo dia de visita à Alemanha, seu país natal. "Acho que uma colaboração fecunda entre cristãos e muçulmanos é possível", afirmou o papa ao receber, em Berlim, representantes do Islã na Alemanha. "Reconhecemos a necessidade (...) de progredir no diálogo e estima recíprocas", insistiu, apesar de o diálogo entre as duas religiões não ter ficado tão fácil depois da polêmica lançada pelo sumo pontífice há cinco anos, duarnte um discurso na Baviera, onde estabelecu um vínculo entre o Islã e a violência religiosa. Avião que levava o papa aproxima-se para pouso em Erfurt, na Alemanha, nesta sexta-feira (23) (Foto: AP)
Na Alemanha, vivem entre 3,8 e 4,3 milhões de muçulmanos, que representam entre 4,6% e 5,2% de sua população. Depois, Bento XVI partiu de Berlim para Erfurt, onde o reformador Martinho Lutero estudou direito e teologia a partir de 1501, e foi ordenado sacerdote em 1507, depois de ter entrado na ordem dos monges agustinianos. Durante esses anos fundamentais, Lutero, que ainda era católico, refletiu sobre o que seria o começo da Reforma protestante. Depois de visitar a catedral da cidade medieval, Bento se reunirá a portas fechadas com 20 delegados da Igreja protestante alemã, e em seguida participará num serviço ecumênico no convento dos Agustinianos, ao lado de autoridades como a chanceler Angela Merkel, filha de um pastor protestante, e do presidente alemão, Christian Wulff, de religião católica. Bento XVI também acena em direção aos protestantes. elogiando a paixão cristã de Martinho Lutero . O papa Bento XVI prestou homenagem nesta sexta-feira (23) a Martinho Lutero, ao enfatizar a paixão profunda pelas questões de Deus do promotor da Reforma Protestante, em um gesto simbólico de aproximação com os protestantes na cidade Erfurt (leste), onde surgiu este movimento. "O que não dava paz (a Lutero) era o assunto de Deus, que era a paixão profunda e a força de suavida e seu total itinerario. (...) O pensamento de Lutero, sua espiritualidade inteira, estavam completamente centrados em Cristo", declarou o Papa. O discurso foi. pronunciado a portas fechadas no convento dos Agostinianos, onde o pensador da Reforma viveu seis anos.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Concílios da História da Igreja "O Concílio de Jerusalém"

Conforme prometido anteriormente segue a primeira postagem sobre os concílios da história da igreja. O primeiro foi o Concílio de Jerusalém, este concílio foi o único relatado na biblia no livro doa Atos dos Apóstolos, segue texto retirado do site:www.vatican.va. Boa leitura.
Por volta do ano 48, apresenta-se em Antioquia o problema relativo à oportunidade da circuncisão para os não-judeus, quando cristãos provenientes da Judéia reclamam a “liberdade adquirida em Cristo Jesus”, que Paulo e Barnabé também invocam para não impor esse rito aos cristãos vindos do paganismo. A comunidade decide então interpelar os Apóstolos e os Anciãos de Jerusalém e lhes enviam Paulo e Barnabé, com seu companheiro grego Tito, acompanhados de uma delegação. Apóstolos e Anciãos de Jerusalém aceitam Tito, “não circuncidado”, reconhecendo, assim, a validade do anúncio de Paulo a respeito da liberdade da graça. A assembléia confirma também os principais responsáveis da Igreja e reconhece a vocação missionária de Pedro, para os circuncidados, e Paulo, para os não circuncidados. De fato, acontece uma forma de repartição do campo missionário: Tiago, Cefas e João, para os judeus; Paulo e Barnabé, para os pagãos. O incidente de Antioquia O incidente ocorrido durante a visita de Pedro a Antioquia testemunha a retidão de Paulo, para o qual a verdade do Evangelho não admite adaptações. O que aconteceu? Um cristão judeu circuncidado não podia, então, sentar-se à mesa de um cristão pagão sem incorrer em impureza. Ora, no contexto de Antioquia, Pedro é testemunha da supremacia da fé em Cristo, que reúne a si todos os homens, e ali confronta esse princípio... até a chegada de cristãos enviados por Tiago, que preside a comunidade de Jerusalém (e então Pedro cala seus sentimentos). Paulo, então, se irrita: “Opus-me a ele abertamente, pois ele merecia censura” (Gl 2,11). O compromisso decidido em Jerusalém protegia a existência das comunidades mistas, como Paulo havia pregado às jovens Igrejas na Ásia Menor. Todavia, a plena comunhão entre circuncidados e não-circuncidados era problemática. A salvação de Jesus Cristo deve, portanto, ser considerada secundária? Paulo reivindica a nova vida na fé, o dom do Espírito e a supremacia da divina promessa sobre a lei... Acontece então o conflito entre Tiago e a Igreja de Jerusalém, aliando-se a Tiago Pedro e Barnabé (hesitantes) e a própria Igreja de Antioquia, que convalidam o compromisso do Concílio (At 15,1-40). Paulo viaja acompanhado apenas de Silas. Depois desse longo noviciado, que durou quinze anos, abre-se para Paulo um novo período.

Papa pede aos bispos que acolham com generosidade os novos carísmas do Espirito

Rádio Vaticano Os bispos de recente nomeação se encontraram com o Papa Bento XVI no pátio do Palácio Apostólico de Castel Gandolfo O Papa Bento XVI se encontrou nesta quinta-feira, 15, com os bispos de recente nomeação e enfatizou que eles devem estar atentos para acolher os carismas que o Espírito suscita para a edificação da Igreja. “Os bispos têm a tarefa de estarem atentos e trabalhar a fim que os batizados possam crescer na graça e segundo os carismas que o Espirito Santo suscita nos seus corações e nas suas comunidades”, afirmou. O Santo Padre salientou que o Concílio Vaticano II recordou que o Espírito Santo, enquanto unifica na comunhão e no ministério da Igreja, provê e dirige com os diversos dons hierárquicos e carismáticos e a embeleza com seus frutos.
.: NA ÍNTEGRA: Discurso de Bento XVI aos bispos de recente nomeação “A recente Jornada Mundial da Juventude demonstrou mais uma vez, a fecundidade e a riqueza dos carismas na Igreja e a unidade eclesial de todos os fiéis reunidos ao redor do Papa e dos bispos. Uma vitalidade que reforça a obra de evangelização e a presença da Igreja no mundo. E vejamos, podemos quase tocar o Espírito Santo que também hoje é presente na Igreja, o qual cria carismas e cria unidade”, destacou. Todos filhos de Deus Segundo Bento XVI, o dom fundamental ao qual sois os bispos são chamados a alimentar os fiéis é antes de tudo, aquele da filiação divina, que é a participação de cada um na comunhão trinitária. Para o Papa, o essencial é que tornar realmente todos filhos e filhas de Deus. “O batismo, que constitui os homens "filhos no Filho" e membros da Igreja, é a raiz e a fonte de todos os outros dons carismáticos. Com o vosso ministério de santificação vós educais os fiéis a participar sempre mais intensamente do ofício sacerdotal, profético e real de Cristo, ajudando-os a edificar a Igreja, segundo os dons recebidos de Deus, em modo ativo e corresponsável”, destacou. É preciso ter sempre a consciência que os dons do Espírito, extraordinários ou simples e humildes que sejam, são sempre dados gratuitamente para a edificação de todos, disse o Papa salientando que o bispo, enquanto sinal visível da unidade da sua Igreja particular, tem a missão de unificar e harmonizar a diversidade carismática na unidade da Igreja. Santificação da Igreja “Acolhais, portanto, os carismas com gratidão para a santificação da Igreja e a vitalidade do apostolado! E este acolhimento e gratidão em relação ao Espirito Santo, que opera também hoje entre nós, são inseparáveis do discernimento, que é exatamente a missão do bispo, como orientou o Concílio Vaticano II, que confiou ao ministério pastoral, o juízo sobre a genuinidade dos carismas e sobre seus serviços ordinários, sem extinguir o Espirito Santo, mas examinando e julgando aquilo que é bom”, enfatizou. Para o Santo Padre, algo de extrema importância é de uma parte não extinguir, mas por outro lado, distinguir, ordenar e julgar examinando cada caso. Por isto, deve estar sempre claro que nenhum carisma dispensa a referência e a submissão aos Pastores da Igreja. “Acolhendo, julgando e ordenando os diversos dons e carismas, o bispo presta um grande e precioso serviço ao sacerdócio dos fiéis e à vitalidade da Igreja, que resplenderá como esposa do Senhor, revestida da santidade dos seus filhos”, afirmou. Para fazer tal acolhimento dos carismas suscitados pelo Espírito Santo, o bispos deve nutrir sua própria vida espiritual. Na intimidade com Deus, salientou o Papa, os bispos encontrarão conforto e sustento para o ministério a eles confiado. “Com a santidade da vossa vida e a caridade pastoral sereis exemplo e ajuda aos sacerdotes, vossos primeiros indispensáveis colaboradores. Será vossa principal atenção crescer na corresponsabilidade como sábios guias dos fiéis, que convosco são chamados a edificar a comunidade, com os seus dons, os seus carismas, com o testemunho da vida deles, para que na comunhão da Igreja dê testemunho em Jesus Cristo, a fim que o mundo creia. E esta proximidade aos sacerdotes, hoje, com tantos problemas, é de gramadíssima importância”, reforçou o Pontífice.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

Firmes na fé

Firmes na fé Sede pacientes na tribulação e perseverantes na oração Embora o ato de fé tenha características de racionalidade, não há dúvida de que, por ele, entramos no âmbito do sobrenatural. Vale dizer que a fé nos introduz no mundo do mistério, não muito fácil de ser explicado. Só um ser racional pode ter fé, pois isso envolve uma qualidade divina, que apenas os seres constituídos “imagem e semelhança de Deus” podem ter: a liberdade. Como explicar esse ato, que está no fundo do coração humano, de confiar, de maneira livre e inabalável, numa pessoa? A fé, antes de ser esforço e busca do ser humano, é dom gratuito, oferta do Grande Ser de toda a criação. Com isso fica claro que a nossa resposta é o ato segundo, porque o ato primeiro é a graça que nos vem do Ser Amoroso. Crer não é aderir a verdades. É aceitar uma Pessoa, Nosso Senhor Jesus Cristo. Por isso, vejam bem, na oração do Credo rezamos primeiro “creio no Espírito Santo”, para só depois dizermos que “creio na Igreja Católica”. Assim estamos dizendo que cremos na Igreja, por ser obra Espírito Divino. No ato de acreditar está sempre embutida, com mais força ou menos, a dúvida. Esta é tanto maior quanto menos tivermos a humildade de rezar e também de estudar. No entanto, além das dúvidas, pode aparecer um problema muito maior, que é o abalo de nossa confiança em Deus. A isso podemos ficar expostos nas grandes tribulações. Numa grande enchente, num cruel terremoto, numa seca interminável, nos horrores da guerra, na miséria extrema, só ainda o coração fiel é capaz de se agarrar ao Senhor e exclamar: “Olha para mim, Senhor” (Jer 18, 19). Quem não acredita que Deus é capaz de fazer brotar o bem de um grande mal corre o risco de abandonar a sua fé. Como também podem ocorrer males dentro da comunidade católica: desentendimentos com os líderes religiosos, desavenças dentro da paróquia, injustiças reais ou imaginárias, desprezo pelos pobres. E aí vem a grande tentação: não crer mais na Igreja Católica, e aderir a outras denominações religiosas (como se nessas não acontecessem problemas). “Sede pacientes na tribulação e perseverantes na oração” (Rom 12, 12). Apesar disso, quantos no Brasil abandonaram a sua fé na Igreja e buscaram outros grupos de fiéis. Isso nos entristece. Dom Aloísio Roque Oppermann scj - domroqueopp@terra.com.br

sábado, 17 de setembro de 2011

Falso padre engana fiéis e até celebra missa no interior de SP

Só era o que faltava. Leia com atenção a reportagem tirada do site www.jornalfloripa.com.br Ele rezou missa, abençoou fiéis em grupos de oração e até benzeu objetos religiosos comprados por católicos. Não haveria nada incomum nos atos de Fabrício Gomes Morais, 35, em Araraquara (273 km de São Paulo), não fosse um único detalhe: ele não é padre. Com um mandado de prisão por furto na capital, Morais foi preso no último dia 9, após ter sido padre por cinco dias. A carreira começou na segunda (5), na Livraria Católica São Pio, no centro. Apresentando-se como membro da comunidade católica Canção Nova, Morais procurou a loja interessado em artigos religiosos. Disse à dona, Sheila Santos Silva, 28, que abriria uma unidade da Canção Nova em Araraquara e fez encomendas de R$ 30 mil --valor que seria pago pela entidade. Bom de lábia, logo ganhou a confiança de todos. "Ele falava muito de religiosidade, tinha muito carisma." Na quinta (8), mesmo sem o pagamento, ele disse que rezaria uma missa e saiu da loja levando R$ 1.500 em produtos. No mesmo dia, procurou a Associação Padre Pio, uma ONG que atende moradores de rua. O local tem uma capela para missas. Lá, repetiu a história da Canção Nova. "Achei maravilhoso, um padre da Canção Nova querendo trabalhar aqui", disse a diretora Magda Leite. QUEDA DA MÁSCARA Naquela noite, porém, a farsa começou a cair no momento que seria o ápice da "carreira religiosa" --a missa. Ao conduzir a celebração para cerca de 20 pessoas, quase todos moradores de rua, Morais se enrolou. Em casa, à noite, a diretora da ONG resolveu pesquisar na internet e encontrou o perfil de Morais no Facebook. A página o apresenta como "romântico" e interessado em mulheres. Magda, então, se convenceu da farsa. No dia seguinte, enquanto ela tentava alertar a loja de artigos religiosos, o falso padre já estava na igreja matriz, onde foi falar com o pároco. A farsa montada por Morais ficou mais evidente. "Ele disse que tinha sido ordenado com 16 anos", diz o padre Marcelo Aparecido de Souza. Ao perceber que estava sendo descoberto, Morais foi à Delegacia Seccional de Araraquara, onde, passando-se por advogado, disse que estava sendo perseguido. Por causa do mandado de prisão por furto, acabou detido e levado a Jaboticabal. O delegado Geriel Dal Ri, do 2º DP de Araraquara, disse que, além de padre e advogado, Morais também já havia tentado se passar por delegado da Receita Federal. Anos antes, segundo o secretário da Assistência Social de Araraquara, José Carlos Porsani, o rapaz já havia usado o nome de uma entidade para arrecadar dinheiro. "Agora ele virou padre. Se deixarem, esse rapaz vai virar papa logo", brincou. Católica, a mãe de Morais, Neusa Gomes Morais, 60, se disse chocada e que não pretende pagar um advogado. A reportagem não conseguiu ouvir o suspeito. Já a assessoria da Canção Nova disse desconhecer o caso.

Especial " A História da Igreja contada através dos Concílios"

Na história da Igreja o concílio era chamado para apaziguar ânimos, combater heresias, modernizar, organizar a igreja quando de ameaças internas ou externas, durante estes dois milênios de fe ocorrerão diversos concílios. Apresentarei um pouco da história destes, que de certa forma dirigem muito da fé como conhecemos hoje.
Concílios Pré-nicenicos
1 -Jerusalém Ano 51
2- Concílio (Sínodo) de Roma Ano 197
3- Concílio (Sínodo) de Cartago Ano 256
4- Concílio (Sínodo) de Elvira Ano 306
5- Concílio (Sínodo) da Gália Ano 314

Concílios Ecumenicos
1- I Nicéia Ano 325
2- I de Constantinopla Ano 381
3- Éfeso Ano 431
4- Calcedônia Ano 451
5- II de Constantinopla Ano 553
6- III de Constantinopla Ano 681
7 - II de Nicéia Ano 787
8- IV de Constantinopla Ano 870
9- I de Latrão Ano 1123
10- II de Latrão Ano 1139
11- III de Latrão Ano 1179
12- IV de Latrão Ano 1215
13- I de Lyon Ano 1245
14- II de Lyon Ano 1274
15- Viena Ano 1312
16- Constança Ano 1418
17- Florença Ano 1431
18- V de Latrão Ano 1512

Concílios modernos
1- Trento Ano 1545
2- Vaticano I Ano 1870
3- Vaticano II Ano 1962

quarta-feira, 14 de setembro de 2011

Namorada ou mãe? Veja se sua parceira trata você como filho

Bebezinho pra cá, nenê pra lá e, por que não, um aviãozinho na boca enquanto você está lendo o jornal? Muitas vezes a mulher assume o papel de mãe na vida do parceiro aos poucos e sem perceber - o excesso de carinho vira exagero de cuidados e, quando menos se espera, a namorada ou esposa está tomando conta da alimentação, agenda e até do dia do futebol do homem. Dentro de relações deste tipo são comuns frases como "Fulano, hoje você tem dentista"; "Não se esqueça de passar na casa da sua mãe"; "Querido,você almoçou direito? Ou comeu só bobagens, que te fazem mal?". Ou, ainda: "você não acha que este seu chefe está te explorando? Você devia reclamar"; e "Hoje comprei estas peças de roupas, você estava precisando". Identificou-se com alguma delas? Então abra os olhos, antes que toda a parte boa do namoro - a paixão e a libido, por exemplo - acabem dando lugar à parte ruim do instinto maternal - o excesso de controle e de paparicação. Bebê a bordo Tanto o homem quanto a mulher podem permitir ou até mesmo gostar dessa relação em que ela toma a frente e ele assume um papel passivo, sendo provido como se fosse um bebê. De acordo com a psicóloga Vera Lucia, do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HCFMUSP), alguns comportamentos servem como indícios. "Admitir, por exemplo, ser chamado por apelidos infantilizados ou ser cobrado por compromissos pessoais, profissionais e familiares, inclusive deixando a cargo da mulher cuidar da sua agenda." Segundo Vera, este tipo de homem pode ser muito bem sucedido em diversos aspectos da vida, mas pouco maduro na esfera familiar. "É aquele homem que gosta de ser mimado pela mulher sempre. Não arca com seus compromissos, não se cuida e não responde satisfatoriamente às suas responsabilidades. Normalmente são pessoas mais egocentradas, com dificuldade de perceber o outro." De acordo com a psicóloga e terapeuta familiar e de casal Marina Vasconcellos, o perfil do homem que se deixa levar por uma "mãe-namorada", também se enquadra aos casados com mulheres muitos ricas, quando são sustentados, e acomodam-se nessa posição. Além disso, os inseguros e pouco ambiciosos também tendem a aderir essa postura, assim como os folgados e desligados. "Eles se apoiam na figura forte da mulher que cuida de tudo. Os que não têm muita iniciativa preferem deixar tudo para o outro fazer. Quando são desorganizados e se casam com mulheres ordeiras, automaticamente esse comportamento aparecerá, pois é difícil para ela conviver com a bagunça e muito trabalhoso convencer o marido a arrumar tudo, sendo mais fácil fazer por ele", conclui. Os prejuízos à relação Para a terapeuta Marina, a maioria dos homens não gosta de ser tratado como filho, porque a mulher que tem essa atitude acaba tomando a frente da vida do parceiro, como se ele não fosse capaz. "Faz parecer que ele é incompetente para muitas coisas. Intromete-se na vida dele de uma forma que chega a ser invasiva." Além disso, ela explica que não é saudável um cônjuge se sobressair ao outro. Para quem tem filhos, esse equilíbrio é mais do que necessário. "Uma relação conjugal deve estar ancorada na igualdade de posições, e não numa hierarquia, onde um manda no outro." A parte sexual também fica prejudicada nestes casos. "A mulher tem vários papéis na vida. Com o marido, ela deve ser apenas a esposa, deixando o papel de mãe para ser exercido com os filhos, caso os tenha. Sexualmente pode ser prejudicial, pois não dá pra se sentir atraído pela mãe", observa. Vera afirma também que homens dependentes tendem a ter o seu desenvolvimento comprometido. "Qualquer relação que pretende ser saudável traz a possibilidade de crescimento das partes envolvidas. Se tivermos sempre alguém que nos 'socorre', sem nem precisarmos gritar, dificilmente iremos descortinar nossos mananciais. O grande prejuizo afinal é para o casal ou par que se aprisionar neste tipo de relação", conclui. Independência ou morte Um alerta da terapeuta Marina aos homens que se identificam com este quadro é saber diferenciar a relação marido-mulher da relação pai-mãe. "Deve-se cuidar para que esse vínculo não se transforme em algo assexuado. Se o cuidado está exagerado, deve ser maneirado". Ela explica que os limites deste comportamento devem ser ditados pelo próprio homem, dando o seu próprio grito de independência. "O homem quer uma mulher ao seu lado, mãe ele já teve. Esses comportamentos costumam irritá-lo se a mulher insistir em sua manutenção. Ele deve impedir que a mulher o trate assim, dando limites quando necessário", aconselha. A psicóloga Vera enumera algumas dicas práticas a serem aplicadas no dia-a-dia. Em primeiro lugar, é preciso que ele avalie o preço que está pagando por deixar que a mulher assuma a frente. Feito isso, a melhor maneira de resolver a situação é conversar com a parceira, estabelecendo os momentos em que se sente aprisionado. Para simplificar a situação, vale cortar alguns comportamentos típicos. "Em termos práticos, devemos impedir que o outro assuma nossa vida, maneje nossa agenda, se ocupe dos nossos compromissos, cuide da nossa saúde. Precisamos estar atentos a nós mesmos, antes de lançar o olhar para o outro", explica. As especialistas avisam, ainda, que com jeitinho, é possível impor limites à parceira e fazê-la retornar ao seu papel de mulher, esposa e amante. Afinal, mãe é uma só. Terra Danielle Barg

segunda-feira, 12 de setembro de 2011

MPF acusa bispo Edir Macedo e mais 3 por lavagem dinheiro

Fonte: Portal TERRA.COM.BR O Ministério Público Federal em São Paulo afirmou nesta segunda-feira que denunciou o bispo Edir Macedo Bezerra, chefe religioso da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), por montar, com mais três dirigentes da igreja uma quadrilha para lavar dinheiro da instituição. Os valores seriam remetidos ilegalmente do Brasil para os Estados Unidos por meio de uma casa de câmbio paulista entre os anos de 1999 e 2005. A denúncia demonstra que a IURD só declara ao Fisco parte do que arrecada junto aos fiéis, apesar de a Igreja ter imunidade tributária. Somente entre 2003 e 2006, a Universal declarou ter recebido pouco mais de R$ 5 bilhões em doações, mas, segundo testemunhas, esse valor pode ser bem maior. Também são acusados o ex-deputado federal João Batista Ramos da Silva, o bispo Paulo Roberto Gomes da Conceição, e a diretora financeira Alba Maria Silva da Costa. Segundo a denúncia, o dinheiro era obtido por meio de estelionato contra fiéis da IURD, através do "oferecimento de falsas promessas e ameaças de que o socorro espiritual e econômico somente alcançaria aqueles que se sacrificassem economicamente pela Igreja". Os quatro também são acusados do crime de falsidade ideológica por terem inserido nos contratos sociais de empresas do grupo da IURD composições societárias diferentes das verdadeiras. O objetivo da prática seria ocultar a real proprietária de diversos empreendimentos, a IURD. Apesar de os fatos denunciados remontarem ao período entre 1999 e 2005, a denúncia contextualiza e explica todos os antecedentes da montagem do esquema milionário e escuso de envio de dinheiro para o exterior e a criação de empresas de fachada, cujos recursos foram empregados na aquisição de diversos meios de comunicação, usados como plataforma para conseguir fiéis. Ex-diretor lavrou denúncia antes de morrer Seis dias antes de morrer em circunstâncias ainda não completamente esclarecidas, o ex-diretor da IURD e ex-vereador na cidade do Rio de Janeiro, Waldir Abrão, lavrou um documento onde dizia que os dízimos e doações recebidos dos fiéis eram entregues diretamente na tesouraria da IURD, que depositava na conta da Igreja apenas 10% do valor arrecadado, sendo que o restante era recolhido por doleiros e remetido para o Uruguai e outros paraísos fiscais. De acordo com o MP, o dinheiro foi usado na constituição de empresas no exterior e após aplicado na compra de meios de comunicação no Brasil, todos registrados em nomes de bispos ou outras pessoas ligadas à IURD. Somente em 1992, a Investholding, uma dessas organizações, "emprestou" para esses diretores e ex-diretores da igreja no Brasil pouco mais de Cr$ 13 bilhões. Já a Cableinvest, na mesma época, concede a essas mesmas pessoas e no mesmo ano quase Cr$ 18,5 bilhões. Os cheques dos empréstimos nunca chegaram às mãos dos mutuários, mas eram utilizados diretamente na compra das empresas de rádio e televisão.
CUIDADO A Bíblia adverte: “Igualmente hão de surgir muitos falsos profetas, e enganarão a muitos...” Mateus 24:11 “Guardai-vos dos falsos profetas, que vêm a vós disfarçados em ovelhas, mas interiormente são lobos devoradores.” Mateus 7:15 “Mas houve também entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá falsos mestres, os quais introduzirão encobertamente heresias destruidoras, negando até o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina destruição.” II Pedro 2:1 “Amados, não creiais a todo espírito, mas provai se os espíritos vêm de Deus; porque muitos falsos profetas têm saído pelo mundo.” I João 4:1

sábado, 3 de setembro de 2011

Advogado reúne milhares em igreja no RJ para recados de Nossa Senhora

Ele afirma também conversar com anjos e ver futuro das pessoas. 'Não é um dogma da igreja', diz padre responsável por paróquia na Gávea. O advogado Pedro Siqueira gosta de lutar artes marciais, acabou de ter um filho, dá aulas de Direito Administrativo no Processo Civil e trabalha na Procuradoria da União. Uma vida que ele considera normal, mas que, para a maioria das pessoas, não é tão dentro da normalidade assim: ele afirma ver Nossa Senhora, conversar com anjos e prever o futuro. Pedro, que tem 40 anos, vem reunindo multidões há cerca de 20 anos durante a reza de um terço, onde recebe mensagens de Nossa Senhora e as reproduz aos fiéis. Atualmente a atividade acontece na Paróquia Nossa Senhora da Conceição da Gávea, na Zona Sul do Rio, toda última terça-feira do mês. Ali ficam reunidas, segundo ele, cerca de duas mil pessoas. “Durante o terço eu recebo uma voz que fala dentro do coração. Essa voz é a voz de Nossa Senhora. Eu não tenho tempo suficiente para dar todos os recados dela, então são cerca de 20 mensagens que ela vai me passando”, explicou. Ele descreveu a forma que Nossa Senhora aparece na igreja: “se forma uma luz muito grande dourada e brilhante que vem do teto da igreja. Já aconteceu da luz se abrir um pouco e eu conseguir vê-la. Ver o rosto dela, como ela está vestida, mas não é sempre que isso acontece. A pessoa entra na igreja para rezar o terço, ela vai sentir na pele que ali tem uma força. Essa é minha grande vantagem, não preciso dizer nada, tem uma atmosfera muito diferente de tudo que eles já viveram na vida deles, sejam eles espíritas, do candomblé, evangélicos, católicos. É meu cartão de visitas, eu não preciso dizer que eu não sou charlatão." 'Meu anjo deve ter quase uns três metros de altura' Pedro também diz enxergar e conversar com os anjos da guarda, que, segundo ele, acompanham todo ser humano desde sua concepção até a morte. “Ele te acompanha para o resto da vida, até o dia em que você morrer. Na verdade ele está designado, agora, a intimidade que você vai ter com ele depende muito de você." Ele te acompanha para o resto da vida, até o dia em que você morrer. “Na verdade ele está designado, agora, a intimidade que você vai ter com ele depende muito de você” Pedro Siqueira falando sobre anjos da guarda De acordo com ele, cada um precisa se comunicar com seu anjo com frequencia, para que ele fique presente na vida da pessoa. "Só de pensar no seu anjo, no formato que você quiser pensar, ele automaticamente sabe que você está chamando por ele. Diga alguma coisa pra ele, peça alguma coisa, peça proteção, alguma coisa. E isso faz ele muito feliz. A pior coisa do mundo é você ter alguma pessoa perto e você ignorar essa pessoa. É melhor que você brigue com a pessoa do que ignorá-la. Então quando as pessoas começam a ignorar muito o seu anjo, eles começam a se distanciar." E conta: "O meu anjo é bastante alto, deve ter quase uns três metros de altura, muito magro, o rosto é difícil de dizer se é de homem ou mulher, não é um rosto humano, apesar de ter olhos, boca, nariz, os cabelos são de luz. Às vezes ele tem uma espada. No terço eu faço uma Ave Maria para homenagear os anjos. Isso dá um resultado muito bom, eles ficam bem satisfeitos. Eles ficariam mais satisfeitos se as pessoas soubessem que têm um anjo da guarda, e dessem atenção a eles durante o dia.” Advogado já viu acontecimentos tristes De uma família de católicos, com mãe e avó que sempre frequentaram a igreja, Pedro não se recorda da primeira vez que percebeu ter esse dom: “É como andar. Você não se lembra de quando você começou a andar. Se eu acordasse um dia e não visse nada, eu ia estranhar muito, seria muito diferente para mim. Talvez a pessoa que esteja de fora pense: 'que homem maluco'.” Apesar de usar o que considera seu dom para ajudar as pessoas, o advogado conta já ter passado por situações muito complicadas, como ao enxergar um acontecimento triste na vida de alguém. E afirma que foi aprendendo a controlar o ímpeto de avisar às pessoas. “Antigamente eu falava, hoje eu não falo mais. Só se eu sentir que a pessoa está muito preparada para ouvir aquilo. As pessoas pedem para eu falar, mas no fundo elas não querem ouvir a verdade.” Filho foi descoberto através do anjo Há cerca de nove meses, Pedro teve uma surpresa. Ele contou que quando estava em Aparecida, onde tinha ido com a mulher, enxergou um anjo que para ele era estranho. “Sabia que era um anjo. E ele me falou: ‘eu sou o anjo do menino que está aí'. Virei para minha mulher e perguntei se ela estava grávida. Ela falou que não. Aí fizemos o teste da farmácia e estava mesmo.” Pedro decidiu homenagear seu diretor espiritual, Frei João Antônio. Só não imaginava que a homenagem seria tão precisa: o filho nasceu no dia do aniversário do Frei. O início do terço se deu na casa da mãe dele, no Leblon, na Zona Sul do Rio, uma vez por semana. Mas o espaço foi ficando pequeno para tanta gente, e ele teve que passar para uma igreja no mesmo bairro, que em pouco tempo também ficou lotada. Os terços então foram transferidos para a paróquia na Gávea. E passaram a ser mensais. Pedro diz sentir muita dor física após a cerimônia. “Dói minha coluna, minha bacia, minhas pernas, pescoço, a cabeça dói um pouco e demora algumas horas para a dor sair de mim.” 'Não é um dogma da igreja', diz padre Pedro lançou em abril o livro Senhora das Águas, onde conta experiências próprias e de amigos do terço, sempre em forma de ficção. Escreve o segundo, de uma série de quatro. E tem ressalvas em relação ao futuro. Para ele, é uma pena nunca ter sido procurado por alguém da Arquidiocese. “Isso é péssimo, significa que a qualquer momento eu posso tomar uma moção de corte. Um ‘cala a boca, dentro da igreja você não reza mais’. Seria uma espada tripla no meu coração. Mas não é da minha função procurá-los. O que eu vejo lá são pessoas que está há mais de 20 anos fora da igreja e voltam a frequentar missas e confissões por causa do terço. Para a igreja é muito bom, mas eu nunca tive um parecer deles. " Tive uma impressão de que era um rapaz bem intencionado. Mas de boas intenções tem muita gente no mundo que não faz nada. O que me chamou atenção mesmo era a quantidade de gente rezando o terço. “A partir dali pude perceber que havia alguma coisa” Padre Geraldo, responsável pela paróquia na Gávea O padre responsável pela paróquia apoia Pedro. Ele teve uma primeira impressão muito boa do advogado, quando um grupo do terço o procurou para que ele cedesse o espaço. "Tive uma impressão de que era um rapaz bem intencionado. Mas de boas intenções tem muita gente no mundo que não faz nada. O que me chamou atenção mesmo era a quantidade de gente rezando o terço. A partir dali pude perceber que havia alguma coisa", afirmou Padre Geraldo. Ele acredita que Pedro seja um fenômeno: "ele não é um fato único na igreja, fatos similares já ocorreram. Mas é importante que esteja claro que não é uma obrigação para os católicos seguirem e acreditarem em tudo isso. É uma manifestação divina, mas que ocorre de modo particular. Não é um dogma da igreja. É certo que algumas pessoas vão se aproximar do Pedro por uma questão de curiosidade, ou de uma forma cética. Não importa, importa é que ela esteve lá e talvez que aquilo seja algo novo pra ela. Muitos começaram assim e muitos retornaram à fé por causa disso. Outros não vão voltar e vão achar um charlatanismo. Tem que ser avaliado pelo resultado final, e ele tem demonstrado que os frutos são bons, tem trazido muitas pessoas de volta à igreja, e a fé tem aumentado", concluiu.

quinta-feira, 1 de setembro de 2011

Crescimento evangélico estimula mercado de consumo e religião

Paula Adamo Idoeta Fonte: Portal Terra.com.br É um grupo cada vez mais numeroso e com sede de prosperar e consumir. O crescimento dos evangélicos no Brasil, em especial no ramo pentecostal, provocou mais do que mudanças religiosas: fortaleceu um mercado econômico, que chama a atenção tanto de igrejas como da iniciativa privada. De seu lado, as igrejas criaram estratégias de negócios. Algumas desenvolveram estruturas empresariais e planos de carreira; outras lançaram até cartões de crédito. E diversas montaram grupos e reuniões em que estimulam os fiéis a abrir negócios próprios e sanar suas finanças, com base na Teologia da Prosperidade - movimento que prega o bem-estar material do homem. "Passava uma vida de miséria, comendo carcaça de frango", conta uma frequentadora da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), acrescentando que, depois que começou a assistir às "reuniões da prosperidade" semanais da igreja, "as portas começaram a se abrir". O depoimento é exibido pela própria IURD no YouTube. Em outro vídeo, um fiel diz que seus negócios não deram certo até ele entrar para o culto. Depois de "sair das trevas", ele comprou "quatro, cinco casas", onde cabem "sete ou oito carros". "A igreja é um local de ritos, mas hoje também um espaço de trocas e bens simbólicos", diz Leonildo Silveira Campos, do departamento de Ciências Sociais e Religião da Universidade Metodista. "É voltada a pessoas cada vez menos preocupadas com questões transcendentais, e sim com o aqui e o agora. Para o novo pentecostal, o dinheiro não é para ser acumulado como previa a ética protestante, mas para comprar o carro e o apartamento novo. Para se inserir no mercado de consumo." Igrejas e empresas respondem a isso com produtos, que incluem cartões de crédito (emitidos pelas igrejas Internacional da Graça de Deus e Assembleia de Deus) e lançamentos constantes. A rua Conde de Sarzedas, no Centro de São Paulo, se especializou em atender consumidores cristãos. Ali, é possível comprar de bíblias segmentadas a CDs, jogos de tabuleiro com temas bíblicos e pacotes de turismo para Egito e Israel. Público fiel "É um lugar onde as pessoas sabem o que querem consumir. É um público fiel", diz à BBC Brasil a cantora e apresentadora Mara Maravilha, que, há 15 anos convertida à fé evangélica, tem uma loja onde vende seus CDs e DVDs gospel na Conde de Sarzedas. Daniel dos Reis Berteli, 29 anos, da igreja Nazareno do Brasil, comprava livros, roupas e CDs evangélicos em uma loja ao lado. "Antes, não tínhamos essa variedade de livros", diz. "Há uns 15 anos, minha mãe fazia lembrancinhas religiosas com cartolina. Hoje, está tudo mais profissional." A percepção de que o setor caminhava rumo à profissionalização levou Eduardo Berzin Filho a promover a feira ExpoCristã, realizada há dez anos em São Paulo. Ele diz que a edição de 2010 atraiu 160 mil visitantes e expositores como editoras, gravadoras gospel, empresas de mobiliário para igrejas e até consultorias de gestão de templos. O mais claro exemplo pentecostal de estratégia de negócios vem da Igreja Universal do Reino de Deus (Iurd), que diz ter presença em mais de cem países - mais do que qualquer multinacional brasileira. A IURD montou uma estrutura empresarial que faz de seus pastores "profissionais da religião, com metas de atração e conversão de fiéis, de arrecadação (de dízimo) e de ampliação de recursos", afirma Ricardo Mariano, professor da PUC-RS e autor de um livro sobre a Universal. Para os pastores, diz Mariano, "existe quase um plano de carreira, que permite que eles passem para congregações maiores, vão para outros países e participem de programas de TV" se baterem as metas. A IURD e outras seguem "os principais preceitos do marketing: preço, publicidade, praça (localização de templos) e produto", opina Mario René, professor de Ciências do Consumo na ESPM e doutor em teologia prática. Os especialistas ressaltam que há traços de profissionalização e mercantilização também em outras religiões - só que eles estão mais evidentes nas pentecostais e neopentecostais por conta de sua exposição midiática e do próprio crescimento dos evangélicos no Brasil. Segundo o estudo Novo Mapa das Religiões, da FGV, os evangélicos representavam 20,2% da população brasileira em 2009, contra 9% em 1991. Boa parte se concentra na emergente classe C. Os pentecostais são por volta de 12% da população, mas, segundo estudo prévio da FGV, respondem por 44% das doações feitas às igrejas. Doações Agora, além de solicitar "ofertas" para continuar a "obra de Deus", a Igreja Universal pede contribuições para financiar o Templo de Salomão - versão brasileira de um histórico templo em Israel. Em um culto recente da igreja em São Paulo, o pastor exibia aos fiéis um vídeo sobre o templo, que está sendo erguido na Zona Leste da cidade e custará R$ 350 milhões. "Os (doadores) terão seus nomes colocados nas 640 colunas do templo", diz o pastor, pouco antes de serem entregues envelopes para doações. "O bispo disse que um homem doou R$ 200 mil. Se você não pode R$ 200 mil, pode mil, pode R$ 500. Doe de acordo com a sua fé." Alguns fiéis apoiam o pagamento do dízimo e doações desse tipo como forma de dar continuidade ao trabalho religioso. Mara Maravilha, fiel da Universal, é uma delas. Para a cantora, quem não paga a contribuição está "roubando de Deus" e "se o pastor vai fazer certo ou errado (com o dinheiro), isso não cabe mais" ao fiel. "Graças a Deus que se abrem muitas igrejas. É melhor do que abrir botequim", afirma Mara. "A gente, por mais que dê, nunca vai conseguir dar mais do que Deus nos dá." Ela também rejeita as críticas de mercantilismo. "Os produtos têm efeito que não tem dinheiro que pague para uma pessoa sem esperança. Antes, eu vendia até revista masculina. Hoje, vendo a palavra de Deus. Estou errada hoje ou estava antes?" Perigo A executiva Márcia Félix, 37 anos, fiel da Igreja Quadrangular, tem opinião semelhante. Afirma que sua igreja incentiva seu crescimento e a realização de seus sonhos e que o eventual enriquecimento de pastores não a incomoda. "Busco primeiro o Reino de Deus e sua justiça", argumenta a fiel evangélica. "Se tem quem rouba, é cada um com Deus." Já Daniel Berteli, frequentador da Conde de Sarzedas, diz que considera a visão empresarial da religião "perigosa". "(Algumas igrejas) têm deixado o princípio de servir e viraram indústria." O limite para a atuação das igrejas é difícil de definir, levando-se em conta que é tênue a linha que separa consumo e religião. "Não temos um compartimento mental para a religião", diz Mário René, da ESPM. "Todos buscamos sentido, que pode ser atingido por espiritualidade, responsabilidade social, esoterismo e até pelo consumo." René avalia ainda que, hoje, a prática comercial é praticamente inerente ao processo de angariar fiéis para uma determinada crença. "Posso abrir uma igreja com praticamente nada. E daí, o que eu faço? Preciso de uma estratégia de marketing para ter sucesso, então vou procurar um pastor carismático e assim por diante", diz o pesquisador. Para Ricardo Mariano, da PUC-RS, a questão é se a narrativa do apelo à prosperidade terá força no longo prazo. "Se a solução para os problemas (dos fiéis) é pontual, como engajá-los por um longo período? Isso não foi resolvido ainda."