Páginas

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

PALAVRA DO PASTOR

Boas notícias

A Assembléia Diocesana de Pastoral que indicou os novos caminhos para a Diocese de Caruaru e a festa de Natal que se aproxima me levou a fazer uma reflexão sobre as boas notícias que a Igreja oferece à humanidade.

Na Bíblia, há os anjos que trazem bons anúncios, sobretudo Gabriel, que apareceu, entre outros, a Zacarias e lhe anunciou o nascimento de João Batista; assustou a jovem Maria de Nazaré (mas logo a acalmou!), anunciando-lhe que ela seria a mãe do salvador. Muitos outros anúncios bons foram feitos aos homens por anjos de Deus: na noite de Belém, o anjo anunciou aos pastores a "boa notícia do nascimento do Salvador: "será notícia boa para o povo todo"! O anjo da ressurreição anuncia a Madalena que Jesus não estava mais entre os mortos mas havia ressuscitado... Na palavra "Evangelho" está embutida a palavra "anjo", que significa "mensageiro".

O Evangelho é anúncio bom, boa notícia de Deus para o homem. Hoje a Igreja é o anjo anunciador dessa Boa Nova para a humanidade; cada evangelizador faz o mesmo papel do anjo-mensageiro, que tem coisas muito boas para comunicar. Não é bonito isso?! Jesus quis que assim fosse e que todos os seus discípulos também fossem missionários. Mas ... pobres de nós! Será que estamos bastante convencidos disso e não acabamos escondendo ou retendo só para nós a boa notícia? E será que as pessoas estão ainda interessadas em ouvir notícias boas neste nosso tempo saturado de comunicação superficial e falsos anúncios?

Temos agora, na preparação para o Natal, uma ocasião muito boa para renovar a consciência sobre algumas coisas. A notícia boa vale para nós, em primeiro lugar; Deus pensa em nós, sabe de cada um de nós, ama-nos imensamente! Para nós enviou seu Filho, para comunicar-nos seu amor e sua vida e para revelar-nos quanto somos importantes para Ele! O Advento e o Natal convidam à alegria e esperança!

A segunda tomada de consciência é que nós mesmos, cada um de nós, é também um anjo-mensageiro. A campanha para a Evangelização nos lembrou que somos todos chamados a também ser evangelizadores, ou seja, anunciadores, não por um dever e uma obrigação pesada: os pastores, na noite de Natal, ficaram muito admirados e entusiasmados com a contemplação do menino Jesus na gruta de Belém; estavam felizes por tudo e o que tinham visto e ouvido. E saíram, louvando a Deus e contando para todo mundo a experiência que tiveram. Também os apóstolos, mesmo sob ameaças e torturas, continuavam a dizer, "não podemos calar, não podemos deixar de falar do que vimos e ouvimos!" Por sua vez, São Paulo dizia: "Ai de mim, se eu não evangelizar": não porque estivesse sob ameaça ou pressão, mas porque não podia calar e sentia a necessidade interior, feliz e alegre, de falar aos outros daquilo que ele próprio experimentou.

A evangelização só é possível depois, e a partir, de um profundo, alegre e marcante encontro com Deus, por meio de Jesus Cristo! E isso pode acontecer de muitas maneiras: na Palavra de Deus ouvida e acolhida, na Eucaristia; na participação profunda da vida eclesial, no irmão que sofre, numa experiência mística de oração e contemplação ... Nós não anunciamos uma idéia, mas testemunhamos fatos, falamos de uma pessoa!

Advento e Natal, vividos bem, fazem-nos mensageiros, como o anjo da noite de Belém. Fazemos a Novena de Natal, arrumamos presépios, rezamos mais, procuramos a confissão, organizamos ações de solidariedade, enviamos cartões, damos presentes, cantamos alegres ... tudo isso é expressão do nosso papel de "anjos anunciadores" da Boa Notícia do Natal! Se o fazemos bem, certamente alguém vai acolher a mensagem ... Neste Natal seja um anjo você também.



Dom Bernardino Marchió Bispo Diocesano de Caruaru.
fONTE:JORNAL VANGUARDA

Nenhum comentário:

Postar um comentário