Páginas

quinta-feira, 14 de novembro de 2013

É permitido bater palmas na missa?


Fonte: blog Domusmariae


Este assunto é de fato muito polêmico, embora devesse ser algo evidente à todos os católicos, porém devido à uma grande lacuna no ensinamento sobre a Santa Missa na formação geral de nossas paróquias, dioceses e movimentos, percebemos que é necessário tratar do assunto.
Antes de apresentar o ensinamento da Igreja e dos santos convém analisarmos como a Igreja Católica entende a Liturgia da Missa após o Vaticano II. Para tanto vamos analisar o documento do Concílio que trata sobre a Liturgia:
“O nosso Salvador instituiu na última Ceia, na noite em que foi entregue, o Sacrifício eucarístico do seu Corpo e do seu Sangue para perpetuar pelo decorrer dos séculos , até Ele voltar, o Sacrifício da cruz, confiando à Igreja, …” (Sacrosanctum Concilium, 47)
Aqui já percebemos que a Igreja continuou, como sempre foi feito desde a época dos apóstolos, a reconhecer a Santa Missa como Sacrifício, ou seja, o próprio Calvário. Este ponto de vista não fica somente no Concílio, mas permanece atualmente no próprio Papa Francisco:
“É triste, mas a missa muitas vezes se transforma num evento social e não estamos próximos da memória da Igreja , que é a presença do Senhor diante de nós.” ( Homilia Matinal, 03/10/2013 )
Também podemos ver nos santos esta mesma confirmação, por exemplo, quando perguntaram ao Padre Pio o modo de assistir à missa e ele respondeu:
“Como assistiram a Santíssima Virgem e as piedosas mulheres. Como assistiu S. João Evangelista ao Sacrifício Eucarístico e ao Sacrifício cruento da Cruz.” (São Pio de Pietrelcina)
Somente isso deveria bastar para excluir as palmas, afinal, quem é que estaria batendo palmas diante de Jesus sendo erguido na cruz e sangrando? Pareceria até mesmo uma blasfêmia um comportamento assim, porém é o caso de muitas pessoas atualmente. É importante ressaltar que estas pessoas não são, em sua maioria, bagunceiras, mas apenas gente que não teve oportunidade de ter contato com o conhecimento do mistério da Santa Missa e que precisam ser ensinados para que progridam na vida espiritual.
Para finalizar deixo as palavras de Dom Mauro Gagliardi dadas ao blog “Salvem a Liturgia” nesta entrevista :
“Nas normas litúrgicas atuais não são previstas as palmas, seja o aplauso de aprovação ou rítmico. É possível admitir em momentos de oração extra-litúrgicos, se verdadeiramente é necessário, porem não na liturgia.” (Dom Mauro Gagliardi, consultor da Sagrada Congregação para o Culto Divino e Disciplina dos Sacramentos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário