Páginas

segunda-feira, 25 de novembro de 2013

A IGREJA QUE ATRASOU A HUMANIDADE


Postado: As 19:34 Em A Igreja ea Humanidade , História da Igreja , igreja católica
Atualmente um modismo inconsequente se instalou no senso comum, a Igreja atrasou, e por vezes até proibiu o desenvolvimento da humanidade, principalmente a ocidental. Esse pensando na verdade não é recente, mas veio ao longo do tempo tomando força e as mais variadas formas seja ela no meio cristão ou não. Mas o que acontece é a maioria das pessoas apenas repetem o que já ouviram sem nenhuma base de questionamento. Antes de continuar gostaria de deixar uma pergunta par a reflexão, de quem estiver lendo este post, “ Porque dizer que a Igreja atrasou a humanidade? ”.

A IGREJA É UM ATRASO
Antes de continuar gostaria de abrir um parêntese e dizer, que, ao se referir a Igreja Católica e jogá-la em um mar de discussões especulativo, acaba-se por esquecer de que esta mesma Igreja, durante séculos foi perseguida pelos imperadores romanos. Então em primeiro lugar é muito fácil dar as costas a mais de 2000 anos de história simplesmente por confusão de informações especulativas e tendenciosas, sem ao menos saber os fatos. Atenho-me a dizer que esta confusão está até mesmo no meio católico, em alguns seguimentos protestantes e em alguns grupos ateístas. Bem, na Bíblia vemos o quanto os primeiros cristãos sofreram perseguições e foram levados até a morte. Estes relatos ultrapassam as páginas das Bíblia. A Igreja obteve seu reconhecimento como entidade religiosa praticamente em 313 com o Édito de Milão .
Por volta do ano 257, Valeriano proíbe aos cristãos o culto divino e a visita às catacumbas. Em 258, a recusa do sacrifício é castigada com a morte (para os clérigos), o confisco dos bens (para os leigos ricos), o banimento e os trabalhos forçados (FROHLICH, 1987 p. 25).
É importante notar que mesmo nessa época a Igreja já tinha uma prévia estrutura formada quanto sua origem, instituição e hierarquia.
Em 303 Galério e Diocleciano desencadeiam uma perseguição sistemática contra os cristãos, atingindo todo o império (FROHLICH, 1987 p. 31).
Entenda que as falácias que permeiam o senso comum ignoram ou por má-fé ou por falta de conhecimento de relatos como estes descritos. Para alguns a Igreja passa só ser Igreja e fonte de toda “maldade” no período da Idade Média, fazendo da Igreja a mais maldosa de todas as organizações da humanidade, chamando este período de a “Idade das Trevas”. Dizer que a Igreja é atraso em si é no mínimo desprezar os fatos anteriores e posteriores ao período da Idade Média.
MAS A IGREJA JÁ FEZ ALGO DE BOM?
Bom, esta pergunta é lamentável. É lamentável simplesmente pelo fato de que a Igreja em si já é algo grandioso pela obra de Deus, deixada e edificada por Nosso Senhor Jesus para conduzir seus filhos, no entanto isto é uma questão de fé, e isto não o objetivo deste post. Na verdade a finalidade desta postagem inicia nesse momento. Um dos grandes feitos já realizado pela Igreja foi evitar a invasão de Átila rei dos Hunos pelo PAPA LEÃO a ROMA (FROHLICH, 1987 p. 37).
Em 452, o papa Leão I Magno foi designado pelo imperador Valentiniano III a guiar uma delegação do império enviada ao Átila, rei dos Hunos, para convencê-lo a retirar-se. Na época, a população romana confiava mais no prestigio dos papas que nas guardas imperiais (grifo meu) (CARTELLI, 2010).
Por influência da época o Papa Leão, mesmo que por pedido do imperador se evitar uma guerra. Alguns tentam até mesmo denegrir a Igreja, dizendo que a mesma foi a favor da escravidão. Embora a situação seja polemica tal como a inquisição, os “faltosos de informação” alardeiam situações isoladas e caluniosas.
Por volta do ano 877 o Papa escreve uma carta aos príncipes de Sardenha, condenando o comércio dos escravos. É pecado grave mantê-los em escravidão (FROHLICH, 1987 p. 71).
Bem, com este post pretendo abrir mais algumas discussões com relação a grande falta de informação que muitos possuem em relação a Igreja, repetindo apenas o que somente ouviram falar. Espero que tenham gostado deste post e que tenha contribuído com mais informação nesse primeiro momento. Dê sua opinião. Abraços.

Fonte: FROHLICH, Roland, Curso básico de história da Igreja/ Roland Frohlich; (tradução e adaptação Alberto Antoniazzi) – São Paulo: Paulus, 1987.
CARTELLI, Anna, Ascensão e queda dos estados pontifícios. 2010 acessado em 24/11/2013.


Texto de Marcelo do Blog
CATEQUESE DO LEIGO

Nenhum comentário:

Postar um comentário