Páginas

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

"Preocupar-se com a pessoa, não somente com a crise", diz Papa

Papa Bento XVI recebeu no Vaticano todo o Corpo Diplomático ligado à Santa Sé

O Papa recebeu na manhã desta segunda-feira, 09, no Palácio Apostólico do Vaticano, o Corpo diplomático composto por embaixadores credenciados junto à Santa Sé. Esse encontro acontece todos os anos e, na ocasião, o Papa faz votos de Feliz ano Novo a todos os presentes.

Durante o discurso, o Pontífice fez um mapa de países que passaram a ter relações diplomáticas com a Santa Sé em 2011 e recordou os inúmeros encontros com chefes de estado, embaixadores e líderes de vários países do globo.

Crise Econômica Mundial

No decorrer do discurso, o Pontífice falou sobre a crise econômica que em 2011 atingiu proporções preocupantes e diante desse quadro dirgiu palavras de esperanã à toda humanidade.

"Não devemos desanimar, mas redesenhar decididamente o nosso caminho com novas formas de compromisso. A crise pode e deve ser um incentivo para meditar sobre a existência humana e a importância da sua dimensão ética, antes mesmo de refletir sobre os mecanismos que governam a vida econômica", ressaltou.

O Papa também destacou que diante de tal fenômeno, a preocupação não deve estar voltada somente para as perdas indiduais e nacionais, mas deve ser visto como uma oportunidade de redefinição de mecanismos voltados para a promoção da dignidade humana.

Jovens e educação

Bento XVI falou da sua preocupação em relação à falta de acesso à educação sobretudo entre os jovens que encontram-se nos países de 3º Mundo. Tomando como base a mensagem que ele escreveu para o Dia Mundial da Paz cujo tiítulo é "Educar os jovens para a justiça e para a paz", ele falou sobre o papel 'redentor' da educação.

"A educação é um tema crucial para todas as gerações, pois depende dela tanto o desenvolvimento saudável de cada pessoa como o futuro da sociedade inteira. Por isso mesmo, aquela constitui uma tarefa de primária grandeza num tempo difícil e delicado", afirmou.

Família fundada no matrimônio entre homem e mulher

O Papa Bento XVI também destacou que a família é a primeira instituição propagadora da educação, a qual deve ser amparada por projetos educacionais consistentes. Durante esta colocação ele também acrescentou que somente a partir da união entre homem e mulher, a qual, segundo ele, não trata-se somente de uma convenção social.

"O quadro familiar é fundamental no percurso educativo e para o próprio desenvolvimento dos indivíduos e dos Estados; consequentemente, são necessárias políticas que o valorizem e colaborem para a sua coesão social e diálogo", explicou.

Conflitos no Oriente Médio

O Papa também demonstrou preocupação com os conflitos que envolvem países do Oriente Medio e pediu soluções para que seja traçado um verdadeiro plano de pacificação.

"Sinto uma grande preocupação pelas populações dos países nos quais continuam tensões e violências, particularmente na Síria, onde espero que se ponha rapidamente termo ao derramamento de sangue e comece um diálogo frutuoso entre os atores políticos, favorecido pela presença de observadores independentes. Na Terra Santa, onde as tensões entre palestinianos e israelitas têm repercussões sobre os equilíbrios de todo o Médio Oriente, é preciso que os responsáveis destes dois povos adotem decisões corajosas e clarividentes a favor da paz", pediu.

Nenhum comentário:

Postar um comentário