Páginas

terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Conhecendo um pouco mais sobre os cristãos no mundo

 A história do cristianismo é fantástica e  rica de ritos celebrações e liturgias em especial as igrejas de da ortoxia oriental  vamos tentar fazer um  pequeno resumo onde poderemos conhecer um pouco mais sobre as igrejas Orientais.

Os Melquitas

Os melquitas são assim chamados porque, desde o aumento das tensões entre o Ocidente e o Oriente, se mantiveram litúrgica, teológica e espiritualmente vinculados à ortodoxia da fé segundo a Tradição Oriental, sem jamais deixar o vínculo com o Bispo de Roma, o Papa. Por esta razão, o mundo árabe, de maioria islâmica, sempre se referiu ao Papa como chefe dos melquitas. No Oriente, portanto, quando se fala apenas católico, sem se referir ao rito, se pensa nos melquitas, assim como no Ocidente, quando se fala de católicos, se pensa nos latinos, embora a Igreja Católica Apostólica possua vinte e um ritos em perfeita comunhão com o Pontífice Romano.


Quando se deu o grande cisma em 1054 entre católicos orientais e ocidentais a IGREJA MELKITA ficou do lado de Roma ou seja do rei a isso se deve seu nome.

Derivado do siríaco:

MELK=REI

ITA=SEGUIR ou seja os seguidores do rei.

A Igreja Maronita
A Igreja Maronita é uma igreja cristã, do rito oriental, em plena comunhão com a Sé Apostólica, ou seja, reconhece a autoridade do Papa, o líder Igreja Católica Apostólica Romana. Tradicional no Líbano, a Igreja Maronita possui ritual próprio, diferente do rito latino adotado pelos católicos ocidentais.O rito maronita prevê a celebração da missa em língua aramaica. Os maronitas tiveram vários de seus religiosos canonizados ou beatificados.


ORIGEM DA IGREJA MARONITA


Os Maronitas são os Cristãos Católicos Orientais que devem seu nome a São Maron. Em documentos siríacos muito antigos, podemos ler esses vocábulos: Os fieis de Beth (casa) Maron, Calcedônios de Beth Maron, aqueles de Mar Maron... Esses vocábulos significam uma única palavra que os substituirá, a palavra Maronita que será dada a um povo que no Patriarcado de Antioquia seguiu a orientação religiosa de São
Maron e seus discípulos.

A Igreja Maronita é uma Igreja católica, de rito oriental, em plena comunhão com a Sede Apostólica Romana, ou seja, ela reconhece a autoridade do Papa. Tradicional no Líbano, essa Igreja Oriental possui ritual próprio, diferente do rito Latino adotado pelos católicos ocidentais. O rito maronita prevê a celebração da missa em língua siro-aramaico, a língua que Jesus Cristo falava.
ٍA Igreja Católica possui duas raízes: a ocidental ou romana e a oriental. Dentro desta segunda, quatro são as sedes patriarcais que marcaram sua historia: Jerusalém, Alexandria (Egito), Antioquia e Constantinopla. Dentro do grupo de Igrejas antioquenas existem dois grupos: sírio- ocidental e sírio oriental. A Igreja Maronita forma parte do grupo sírio-ocidental, sendo o siríaco sua língua litúrgica. Integra-se, pois, na tradição cristã oriental, sendo seu povo das raízes mais antigas de toda a Cristandade.
A Igreja Maronita é a única entre todas as Igrejas orientais que permaneceu em plena comunhão com Roma durante todos os séculos, apesar das tremendas provações suportadas pelos Maronitas e causadas pelos Monofisitas, Bizantinos, Mamelucos e Otomanos ( Turcos). Além disso, essa Igreja constitui um fato único dentro da Igreja universal. Ela é a única no mundo que nunca teve uma facção separada do Catolicismo.Todas as outras Igrejas Católicas têm paralelamente a elas uma ou mais Igrejas gêmeas separadas do Catolicismo. Assim da Igreja Latina ou Romana se separaram os Protestantes e os Anglicanos. Todas as Igrejas Orientais Católicas – menos a Igreja Maronita – se dividem em duas facções desiguais, uma Católica e outra Ortodoxa.




Igreja Ortodoxa
 
A Igreja Ortodoxa do grego όρθος-ORTHO (correto) e δόξα- DOXA (louvor) ou seja aqueles que de forma correta louvam a Deus, é conhecida também como Igreja Oriental ou Bizantina, a igreja Ortodoxa é a igreja oriental devido ao grande cisma, antes a igreja era Una hoje é dividida em OCIDENTE e ORIENTE.


É errado pensar que a Igreja Ortodoxa é Melkita, o rito usado por ambas é o mesmo agora sua parte política é completamente diferente. Os Melkitas estão sui juris da Igreja de Roma, aceitam o Papa como líder de todos os ritos, já os Ortodoxos tem seus 4 Patriarcados(Antioquia,Alexandria,Constantinopla,Jerusálem), e as igrejas ortodoxas autocéfalas com seu patriarcado próprio, tendo seu sínodo que é composto por 14 igrejas autocéfalas e delas 9 são patriarcais:

1. Constantinopla

2. Alexandria

3. Antioquia

4. Jerusalém

5. Rússia

6. Sérvia

7. Romênia

8. Bulgária

9. Geórgia
 
Igreja Ortodoxa Copta
 
A Igreja Ortodoxa Copta é uma igreja não-calcedoniana ou seja não aceitam as duas naturezas de Cristo, é monofisita, vamos voltar um pouco no tempo no concílio de Calcedônia, neste concílio foi decidido que Cristo tem natureza divina e humana ou seja Ele é Deus encarnado que veio para nos salvar, eles não aceitam essa decisão por isso não estão em comunhão nem com a Igreja Ortodoxa nem com a Igreja Católica, Copta significa egípcio, é interessante observar na igreja Copta que ainda utiliza o copta em sua liturgia, eles são de Rito Alexandrino também usado pela igreja Etíope.


Seu atual líder é o Baba Shenouda III(Papa Shenouda III).

Igreja Sirian Ortodoxa


A Igreja Sirian Ortodoxa de Antioquia mantém a sucessão apostólica a partir de São Pedro Apóstolo, chefe dos Apóstolos e o primeiro da lista dos Patriarcas de Antioquia sem interrupções. Ministra os Sete Sacramentos desde a sua fundação, tendo participado dos três grandes Concílios Basilares do Cristianismo, Nicéia, Constantinopla e Éfeso.


Também uma igreja de credo monofisita assim como a igreja Copta, Etíope e Eritréia, é uma igreja cristã mais rica em liturgia possuindo 84 liturgias diferentes praticadas até hoje, sua língua liturgica é o síriaco conhecido por ser o idioma oficial de Jesus, muitos pensam ser uma lingua morta, estão completamente enganados é falada ainda no nordeste da Síria.


É muito importante conhecer nossas igrejas irmãs em especial estas que preservam muitas das tradições mais remotas do cristianismo.

Eldemir Bezerra

fontes: site igreja maronita
           blog igrejas orientais

Nenhum comentário:

Postar um comentário