Páginas

segunda-feira, 19 de março de 2012

Morre Líder da igreja Ortodoxa egípcia

Coptas do Egito comovidos com morte de Shenouda III


Cairo (RV) - Milhares de cristãos coptas se reuniram domingo para prestar homenagens ao papa Shenouda III, que guiou a minoria cristã no Egito durante 40 anos, em meio a crescentes tensões com os muçulmanos. Aos 88 anos, Shenouda faleceu de câncer, sábado, no Cairo.

Os coptas, que representam cerca de 10% da população egípcia de 80 milhões, são atualmente a maior minoria cristã no Oriente Médio. Seus membros alegam sofrer discriminações e reivindicam novas leis para facilitar a construção de igrejas.

Dezenas de milhares de fiéis foram neste domingo à Catedral de São Marcos para se despedir de seu líder espiritual. Muito conservador em relação a questões de dogma, Shenouda III era também considerado um ardente defensor de sua comunidade.

Entretanto uma autoridade da Igreja egípcia informou que três pessoas que prestavam suas homenagens ao líder espiritual morreram por asfixia neste domingo por conta da aglomeração.
O corpo do patriarca ficará exposto na Catedral do Cairo, sede da Igreja Copta, onde o funeral deve se realizar terça-feira.

Segundo seu desejo, o patriarca será enterrado no mosteiro de 'Saint Bichoï', em Wadi Natroune (noroeste). De acordo com a imprensa local, bispos coptas do Egito e do restante do mundo estão sendo esperados no Cairo para a cerimônia fúnebre e os preparativos para a escolha do novo líder desta Igreja Ortodoxa.
(CM)

Fonte: Radio vaticano

Nenhum comentário:

Postar um comentário