Páginas

segunda-feira, 2 de abril de 2012

Paixão de Cristo ( o espetáculo)



Fazenda Nova , vila  pertencente ao município de Brejo da Madre de Deus, região agreste de Pernambuco, apresenta um maravilhoso espetáculo teatral retratando os ultimos instantes de Jesus na terra, um espetaculo grandioso e emocionante.
Consagrada como uma das maiores atrações turísticas brasileiras, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, que acontecerá entre os dias 30 de março e 7 de abril, é um megaespetáculo teatral realizado há 44 anos na cidade do Brejo da Madre de Deus. A beleza e grandiosidade do espetáculo, que fica dentro de uma cidade-teatro cercada por majestosas muralhas de pedra, já atraiu um público de mais de 3 milhões de pessoas.
Encenada em nove palcos, a peça conta a história de Jesus desde o sermão da montanha até a sua crucificação, ressurreição e ascensão ao céu. Recheado de efeitos especiais e com um rico figurino, a peça impressiona e emociona os expectadores ao longo de cerca de 2 horas e meia de apresentação. Realizada pela Sociedade Teatral de Fazenda Nova, a Paixão de Cristo de Nova Jerusalém, este ano, apresentará no papel principal o ator pernambucano José Barbosa, que contracenará com os atores globais Caco Ciocler (Judas), Larissa Maciel (Maria), Mouhamed Harfouch (Herodes) e Ellen Roche (Herodíades).
Também figuram no elenco os artistas pernambucanos Wilma Gomes (Madalena) e Ricardo Neves (Pilatos). Ao todo são 550 atores e figurantes. O espetáculo tem a direção artística de Carlos Reis e Lúcio Lombardi. Caruaru também está representada no espetáculo através dos atores Severino Florêncio, Wagnner Sales, Ednilson Leite, Sebastião Alves e Lucas Neves. Outra novidade da temporada 2012 será o novo sistema de iluminação cênica, que colocará a Paixão de Cristo no rol dos mais bem iluminados espetáculos do mundo.
Além dos novos efeitos especiais, a direção do espetáculo investiu também na renovação geral das 800 peças que compõem os figurinos e adereços do espetáculo.


HISTÓRIA DA PAIXÃO
Das ruas para o maior teatro ao ar livre do mundo, assim começou a ser encenado o espetáculo. Era 1951 e o comerciante Epaminondas Mendonça teve a ideia de realizar pelas ruas da pequena vila de Fazenda Nova, no período da Semana Santa, a encenação da vida, morte e ressurreição de Jesus Cristo. A inspiração partiu após ler em uma revista como os alemães da cidade de Oberammergau realizavam uma apresentação semelhante.
De maneira simples, porém criativa, as apresentações contavam ainda com a participação de familiares, na maioria mulheres, e amigos que, juntos, contracenavam nas ruas utilizando-se do cenário local. Mas, no ano de 1956, Plínio Pacheco chega a Fazenda Nova e encanta-se pela bela atriz Diva Pacheco, filha de Epaminondas.
O romance intensificou e logo se casaram. Plínio passa a escrever os textos da peça e a cuidar da direção. As encenações seguem até 1962, quando, após ter tido a ideia de construir uma réplica da cidade de Jerusalém, Plínio decide colocar em prática. O plano só veio a se concretizar em 1968, sendo realizada a primeira apresentação.

Fonte: Jornal Vanguarda

Nenhum comentário:

Postar um comentário