Páginas

segunda-feira, 22 de outubro de 2012

OS LIVROS DA BÍBLIA

Descrevo abaixo a mensagem sintética de cada um dos livros da Bíblia.

GÊNESIS
Gênesis significa origem. Este livro, o 1 da Bíblia conta a origem do mundo e dos homens. Deus é o criador e nós as criaturas. Conta também como surgiu e o crescimento do mal no mundo. É a resposta às perguntas: quem fez o mundo, as coisas, as pessoas?; porque existe maldade no mundo?
ÊXODO
Êxodo significa “saída”. Este livro conta a saída do povo judeu da escravidão do Egito. Essa libertação foi realizada por Moisés sob as ordens e bênçãos de Deus.
LEVÍTICO
Os levitas eram os sacerdotes do povo de Israel. Neste livro há as orientações e regras de como se devia orar e fazer sacrifícios a Deus.
NÚMEROS
Conta as lutas do povo de Israel com os povos vizinhos quando caminhavam pelo deserto em direção à Terra Prometida sem perder a fé e esperança.
DEUTERONÔMIO
Deuteronômio significa “Segunda Lei”. Mostra a fidelidade a Deus e às suas leis. Mostra a caridade para com o próximo. É o livro das leis.
JOSUÉ
Contas vitórias e derrotas do povo na conquista da terra de Canaan. Quando o povo seguia a lei de Deus, conseguia a vitória e quando se afastava de Deus, era derrotado.
JUIZES
Os juizes eram homens célebres, geralmente militares. Neste livro narra-se guerras vitoriosas conseguidas por esses homens, como Gedeão, Sansão, e outros.
RUTE
Mulher estrangeira, viúva que se casou com Booz. É exemplo de piedade e de fidelidade e perseverança. O livro mostra a universalidade da salvação e que Deus é para todos.
SAMUEL (2LIVROS)
Mostram a história do início da monarquia em Israel com os primeiros reis Saul e Davi. De modo particular a história de Davi desde sua juventude com Golias até sua morte. Narram os pecados e penitências de Davi e a obediência de Samuel. Neles encontramos um dos mais belos cânticos do AT, o cântico de Ana que é fonte de inspiração para o Magnificat (1Sm2,1-10)
REIS
Narram a história de Salomão, filho de Davi e dos reinos de Israel e Judá
CRÔNICAS
Os livros (1 e 2) das Crônicas mostram como Deus se utiliza dos reis para realizar seu plano de amor entre os homens. Narram também o exílio de Israel realizado pelo rei Ciro. Israel fica desterrado por 70 anos na Babilônia.
ESDRAS E NEEMIAS
Falam da renovação religiosa do povo de Israel quando volta do exílio. Esdras luta para que o povo observe a lei com a reconstrução do templo.
TOBIAS, JUDITE E ESTER
Tobias, homem piedoso e fiel, se mostra perseverante ao amor de Deus. Mostra também a santidade do casamento. Judite é uma grande libertadora que confia em Deus. Ester por sua vez também, símbolo da mulher forte e fiel a Deus, liberta Israel do morticínio decretado por Assuero.
MACABEUS
Mostram-nos heróis na fé, testemunhas de confiança de Deus, fé na imortalidade da alma. Exemplo são os macabeus martirizados e mortos numa perseguição contra os judeus realizado pelos romanos.
SALMOS
Salmo significa “Louvor”. É um livro que reúne as orações de louvor, penitência, petição, confiança, lamentação do povo de Israel.
PROVÉRBIOS
São sentenças populares. Dão um conceito puro de Deus como justo, bom, misericordioso e criador. Mostram como se deve educar e denunciam os vícios. Acentuam a piedade filial.
ECLESIASTES
É um livro um pouco pessimista. Mostra a tristeza e as trevas após a morte. O coração humano deseja a felicidade eterna. “Ama a Deus e observa os seus mandamentos: eis aí o homem todo”.
SABEDORIA
Mostra a sabedoria de Deus. Ë um louvor a sabedoria de Divina.
ECLESIÁSTICO
Exorta os maridos, as mulheres, aos pais, aos filhos, aos homens da lei, aos anciãos. Fala da riqueza e pobreza, comércio, educação, hospitalidade …
ISAÍAS
É o profeta da justiça. Denuncia a idolatria e os abusos sociais. Ameaça os ricos que desprezam os pobres. Conclama o povo ao arrependimento e à fé. Fala de um rei que há de vir e será o príncipe da paz, maior que Davi. Cristo será o seu nome. O homem que trará a salvação e libertação total.
JEREMIAS
Interpreta os sofrimentos e as ruínas do povo de Israel como um chamado à renovação, ao amor, ao perdão e à vida nova. Jeremias é um justo sofredor.
BARUC
Exorta à penitência, à coragem e à esperança.

Jó não é profeta. Seu livro mostra que apesar de todo o sofrimento o homem não deve perder a fé e esperança, Ter esperança na desesperança; Jó é a personificação do justo sofredor que mesmo se sentindo abandonado não perde a fé.
EZEQUIEL
Anunciou a destruição de Jerusalém fruto da infidelidade de Israel.
DANIEL
O Reino de Deus é dos homens de fé e constância.
OSÉIAS
Ele delata a infidelidade do povo para com Deus. Pela primeira vez na Bíblia a união de Deus com seu povo é comparada por ele com o noivado. Esta imagem será empregada de novo por quase todos os profetas que lhe seguirão. Oséias insiste no caráter moral dos castigos que ele anuncia, e põe um acento particular sobre o amor de Deus para com seu povo.
JOEL
O tema principal é o dia de Javé. Deus vai recompensar seu povo com paz e felicidade. Os inimigos serão vencidos. Porém para que tudo isso aconteça é necessário uma mudança de vida e costumes.
AMÓS
Amós é um pastor de ovelhas que denuncia a opressão dos pobres, as injustiças sociais e a corrupção política.
ABDIAS
O seu oráculo é contra Edon por se alegrar com a ruína de Jerusalém. A vingança de Deus também atingirá os povos que praticam a injustica e toda sorte de maldade.
JONAS
Jonas é convocado por Deus para ir a Nínive, mas se recusa e é engolido por um baleia. Se converte e acolha a missão de levar a mensagem de Deus a aquele povo pagão.
MIQUÉIAS, NAUM E SOFONIAS
Miquéias profetizou a ruína da Samaria. Naum descreveu o julgamento de Deus sobre o mundo com a destruição de Nínive (em 608 A.C.), anunciando um tempo de paz. Sofonias é um profeta da justiça e mostra que o nome de Deus será glorificado por todos os povos.
HABACUC E AGEU
Habacuc anuncia a invasão dos inimigos no território de Israel. Deus salvará o justo e punirá o invasor. Ageu fala da reconstrução do templo em Jerusalém, lugar escolhido por Deus .
ZACARIAS E MALAQUIAS
Zacarias prega uma reforma moral e mostra o futuro reino de Cristo. Malaquias fala do amor de Deus por seu povo, do qual é uma prova o recente castigo de Edom. Mas ele explica que Deus não é mais generoso em bênçãos devido as negligências no ministério sacerdotal, o não respeito à santidade do matrimônio, no não pagamento dos dízimos.
OS EVANGELHOS MATEUS, MARCOS, LUCAS E JOÃO.
Evangelho significa “Boa Nova”. A Boa Nova é Cristo. Os quatro evangelista narram as palavras e obras de Jesus. Anunciam que o messias, o libertador esperado chegou. A libertação será feita com o amor, bondade e fé.
ATOS DOS APÓSTOLOS
Aqui encontramos tudo o que os apóstolo fizeram, como a fundação e vida das primeiras comunidade cristãs, após a ressurreição de Cristo
AS EPÍSTOLAS
Epístola significa carta. Paulo escreveu 14 ás comunidades que fundou (Romanos, 2 aos Coríntios, aos Gálatas, aos Efésios, Filipenses, Colossenses, 2 aos Tessalonicenses, 2 a Timóteo, a Tito, a Filemon e as Hebreus. São Tiago escreveu uma, São Pedro 2 e São João escreveu 3.
APOCALÍPSE
Significa “Revelação” de como a Igreja vencerá todo o mal. No fim a Igreja triunfará sobre o pecado, o egoísmo e todo o inimigo de Deus e de Cristo.

Fonte:siteafeexplicada

Nenhum comentário:

Postar um comentário