Páginas

segunda-feira, 19 de novembro de 2012

A herança espiritual de João Paulo II

O Papa do Rosário, o Papa da Eucaristia, o Papa de Nossa Senhora de Fátima, o Papa da Consagração a Maria, o Papa impulsionador da santidade, o Papa dos movimentos leigos, o Papa da oração – são alguns títulos que caberiam a João Paulo II. Tantos são os aspectos de seu rico pontificado que alguns receberam menor atenção, e aqui pretendemos lembrá-los.
Misericórdia e escapulário do Carmo
Terá sido por mera coincidência que João Paulo II faleceu após haver assistido a uma Missa da Festa da Divina Misericórdia?
Ora, foi ele um incentivador dessa devoção, canonizando santa Faustina Kowalska – a vidente polonesa falecida em 1930 – e reservando o segundo domingo da Páscoa para essa festa. Jesus pedira sua instauração nessa data, na qual perdoaria todas as culpas e penas para quem se confessasse e comungasse.
Mas esta não é a única “coincidência”. Também é digno de nota que ele tenha morrido num sábado – dia relacionado com o escapulário de Nossa Senhora do Carmo -, e por sinal primeiro sábado do mês, o que nos fala dos pedidos da Santíssima Virgem em Fátima. João Paulo II usava o escapulário, que recebera quando era ainda menino.
Bendito Rosário de Maria
Era também intimamente relacionado com as aparições de Maria aos Três Pastorinhos, chegando a atribuir sua milagrosa sobrevivência ao atentado de 1981 à proteção da Virgem de Fátima. Teve em alta consideração as palavras de Maria, classificando-as de “extraordinária mensagem”, que “continua a ressoar com toda a sua força profética, convidando todos à constante oração, à conversão interior e a um generoso empenho de reparação dos próprios pecados e daqueles de todo o mundo”. Mas não é possível falar de Fátima sem recordar a devoção de João Paulo II ao Rosário. Já as primeiras fotografias dele, difundidas nos anos iniciais de seu pontificado, mostravam-no amiúde de terço em punho. Uma de suas últimas iniciativas foi declarar o Ano do Rosário e publicar a Carta Apostólica “Rosarium Virginis Mariae”, acrescentando os “Mistérios Luminosos” a esta devoção. Fez sua a comovente súplica do Beato Bártolo Longo: “Ó Rosário bendito de Maria, doce cadeia que nos prende a Deus, vínculo de amor que nos une aos Anjos, torre de salvação contra os assaltos do inferno, porto seguro no naufrágio geral, não te deixaremos nunca mais. Serás o nosso conforto na hora da agonia. Seja para ti o último ósculo da vida que se apaga”.
Fé e entusiasmo pela Eucaristia
Contudo, seu relacionamento com a Virgem tinha fundamento ainda mais sólido. Quando jovem seminarista, consagrara-se a Ela como “escravo de amor”, segundo a espiritualidade de São Luís Maria Grignion de Montfort. Ao se tornar Papa, incluiu no seu brasão o lema Totus Tuus (Sou todo Teu), para significar essa consagração.
Relacionada com a devoção marial está a devoção à Eucaristia, como João Paulo II afirmou na Carta Apostólica “Mane nobiscum Domine”. Neste documento, insistiu na importância da Adoração eucarística, durante a qual devemos reparar “as negligências, esquecimentos e até ultrajes que o nosso Salvador Se vê obrigado a suportar em tantas partes do mundo”. Em 7 de outubro de 2004, o mundo pôde contemplá-lo constantemente ajoelhado durante a Missa e a hora de Adoração, no lançamento do Ano da Eucaristia. É fácil imaginar o quanto isto custou de sofrimento a seu debilitado organismo. Entretanto, quis ele nos dar esse magnífico exemplo de entranhada devoção eucarística.
Desejava ele “alimentar a fé e o entusiasmo” pela Eucaristia, vendo-a homenageada, venerada, adorada nos espaços públicos: “A fé neste Deus que, tendo se encarnado, fez-se nosso companheiro de viagem, seja proclamada por toda parte, particularmente pelas nossas ruas e nas nossas casas, como expressão do nosso amor agradecido e fonte inexaurível de bênção”.
Ostentar sem respeito humano os sinais da Fé
Com agudo discernimento, percebeu a ação do Espírito Santo nos numerosos movimentos e associações leigas que surgiram um pouco por toda parte, trazendo novos carismas e novos métodos de apostolado para a Igreja. Para o Papa, eles constituem “uma ajuda preciosa em favor de uma vida cristã coerente com as exigências do Evangelho e de um empenhamento missionário e apostólico”. Na Encíclica “Redemptoris missio”, recomendava que esses movimentos crescessem “sobretudo entre os jovens”.
E foi especialmente aos jovens que ele dirigiu as palavras “não tenhais medo!”, bradadas na primeira Missa dominical como Papa, em 22 de outubro de 1978. Muito se escreveu sobre o real significado desse apelo, mas João Paulo II mesmo se encarregou de esclarecer seu sentido: um apelo à santidade, ao testemunho e à evangelização. Muitas vezes bradaria depois: “Não tenhais medo de ser santos!”
“Neste Ano da Eucaristia – escreveu na “Mane nobiscum, Domine” – haja um empenho, por parte dos cristãos, de testemunhar com mais vigor a presença de Deus no mundo. Não tenhamos medo de falar de Deus e de ostentar sem vergonha os sinais da fé.”
Ensinou também pelo exemplo pessoal
João Paulo II nos deu o exemplo. Não teve medo de enfrentar os males de hoje, reafirmando a doutrina perene da Igreja contra o aborto, a eutanásia e o relativismo moral; defendendo os valores da família e a dignidade do ser humano; pregando a prática da castidade, como naquele memorável dia no Estádio Nakibubo, em Uganda, em 1993, quando disse aos jovens: “A pureza de costumes, disciplinadora da atividade sexual, é o único modo seguro e virtuoso para pôr fim à trágica praga da Aids, que tem ceifado tantos jovens”.
É bom saber: Uganda é o único país da África onde a batalha contra a Aids está sendo vencida. Qual a fórmula do sucesso? A prática da castidade, estimulada pelo governo, tal qual o Papa havia aconselhado.
Que aqueles que formarão o mundo do futuro não se esqueçam jamais do apelo de João Paulo II, feito a eles durante a Jornada da Juventude de 2000: “Jovens de todos os continentes, não tenhais medo de ser os santos do novo milênio!”

Fonte:siteafeexplicada

8 comentários:

  1. I ωas гeсommendеd
    this blog bу my cousin. I am nοt
    sure whеtheг this post is writtеn by him aѕ no one else knоw such
    detailеd about my trοuble. You're incredible! Thanks!

    Here is my blog post Silk�n Sensepil Reviews

    ResponderExcluir
  2. I hаve been bгowsing οnlinе mοre than 4 hοuгs
    tоday, уet Ι never founԁ any intеrеsting artіcle like
    yours. It is pгetty worth enοugh for me. Persοnally,
    if all web ownеrѕ and bloggеrs made goоԁ cοntent aѕ yοu dіd, the net ωіll be muсh more useful than ever before.



    Feel freе to ѕurf to my site :: frndxbook.com

    ResponderExcluir
  3. That is very fascіnating, You're an overly skilled blogger. I've joined уour rss feеԁ and loοk forwaгd to seeking more оf yοuг grеat post.
    Additіonаllу, I've shared your site in my social networks

    Also visit my weblog ... V2 Cigs review

    ResponderExcluir
  4. That is veгу fаsсinating, You're an overly skilled blogger. I've joineԁ youг rsѕ feed
    and lоok forωard tо seеking morе οf your greаt pοst.
    Аdditіοnally, I've shared your site in my social networks

    My site - V2 Cigs review
    Also see my webpage > Continuing

    ResponderExcluir
  5. We're a group of volunteers and starting a brand new scheme in our community. Your web site offered us with helpful info to work on. You've done а formіdable job and our
    entire communitу will likely be grateful tо уou.


    my website - Discover More

    ResponderExcluir
  6. Remarκable! Its in fact awesome post,
    Ι have got much cleаг idea cοncerning from this paragraph.


    Heгe is my pagе V2 Cigs

    ResponderExcluir
  7. What's up Dear, are you really visiting this web site on a regular basis, if so then you will definitely obtain nice know-how.

    Visit my web-site :: www.sfgate.com

    ResponderExcluir
  8. No further time expended on the gym, no back pain simply because of
    to several crunches or other stomach workout routines and no far a lot more sweaty workouts basically to
    guarantee that your abs appear fantastic.

    Feel free to surf to my website View results

    ResponderExcluir