Páginas

segunda-feira, 23 de setembro de 2013

Papa Francisco condena veneração ao dinheiro


Jornal do Brasil

Em uma viagem a Cagliari, capital da Sardenha, na Itália, o papa Francisco teceu críticas à idolatria ao dinheiro que rege a atual sociedade. Em um discurso de improviso para desempregados, o Pontífice falou por 20 minutos e estimulou-os a ter esperança ea não desanimar com as dificuldades da vida.
"Eu vejo sofrimento aqui... Isso os enfraquece e rouba a esperança", disse ele. "Perdoem-se se usar palavras fortes, mas onde não há trabalho não há dignidade."
Francisco deixou de lado seu discurso preparado depois de ouvir Francesco Mattana, um homem casado de 45 anos e pai de três filhos que está desempregado há quatro anos.





"Onde não há trabalho não há dignidade", disse Papa Francisco







"Não queremos esse sistema econômico globalizado que nos faz tão mal. Homens e mulheres têm que estar no centro (de um sistema econômico) como Deus quer, não o dinheiro. O mundo passou a idolatrar um deus chamado dinheiro", analisou o pontífice.
Cerca de 20 mil pessoas assistiram ao discurso em uma praça perto do porto da cidade. Cada vez que o Papa falava sobre os direitos dos trabalhadores eo desemprego, a multidão gritava "trabalho, trabalho, trabalho".
O Papa também condenou o ataque terrorista em uma igreja de Pashawar, no Paquistão. "Hoje, no Paquistão, uma atitude de ódio matou 70 pessoas. Esse caminho não serve. Somente o caminho da paz pode conduzir a um mundo melhor", comentou Francisco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário