Páginas

sábado, 21 de janeiro de 2012

Jovens recebem com euforia a Cruz da Jornada Mundial da Juventude em Caruaru

Símbolo chegou a Caruaru na última sexta-feira junto com o Ícone de Nossa Senhora

Fernandino Neto



Jovens de várias paróquias da Diocese de Caruaru receberam com euforia a Cruz da Jornada Mundial da Juventude e o Ícone de Nossa Senhora que chegaram a Caruaru no final da tarde da última sexta-feira (20), em comitiva liderada pelo bispo dom Bernardino Marchió. Os símbolos foram acolhidos oficialmente por autoridades e religiosos às 17h, no 4º Batalhão de Polícia Militar. A banda do 4º BPM tocou várias canções religiosas e entoou o Hino Nacional. Com 3,80 m, a cruz de madeira desmontável, localizada ao lado do altar da Basílica de São Pedro, em Roma, na Itália, foi doada pelo papa João Paulo II a um grupo de jovens para que pudesse percorrer o mundo inteiro convocando a juventude para viver o evangelho.

Uma delegação de 100 jovens participou do evento, intitulado "Bote Fé", organizado em todas as cidades que recebem a peregrinação. Juntos, eles recepcionaram os símbolos e comemoraram o fato de o Brasil sediar a Jornada Mundial da Juventude, em 2013, contrariando muitos países europeus. Emocionado, dom Dino destacou o entusiasmo dos jovens ao receberem a cruz. "Eu fiz questão de fazer o momento solene, além das caminhadas pelas ruas e praças. Milhões de jovens no mundo inteiro já se encontraram ao redor desta cruz", disse. "O papa João Paulo II, que sempre foi um grande líder da juventude mundial, entregou esta cruz aos jovens em 1984. É uma cruz muito simples, mas com um grande valor simbólico."

Para ele, eventos como este convidam os jovens a se conscientizarem sobre seu papel na sociedade e a fugir de problemas como o crack. "Ao redor desta cruz, os jovens clamam por educação, saúde e paz. Em agosto de 2011, o papa Bento XVI entregou os símbolos aos jovens brasileiros, em Madri, para que iniciassem a peregrinação pelo Brasil e disse que vai estar aqui", adiantou dom Dino. "Antes da Jornada Mundial, que acontecerá no Rio, em 2013, as principais dioceses do país vão sediar pré-jornadas mundiais, acolhendo jovens de outros países."

Dom Dino lembrou ainda que, em termos de participação, a Jornada Mundial da Juventude supera a Copa do Mundo e as Olimpíadas. "A maior Jornada foi a das Filipinas, que reuniu cinco milhões de jovens. Queremos fazer uma maior e incendiar o Brasil", destacou o bispo. A cruz peregrina visitou ainda o Hospital Regional, o Presídio Juiz Plácido de Souza e foi recebida pela população no Marco Zero de Caruaru, onde foi celebrada concelebração eucarística, seguida de shows e apresentações culturais. Por volta das 22h30, os fiéis seguiram em caminhada luminosa rumo ao Monte Bom Jesus, onde a Cruz e o Ícone de Nossa Senhora abençoaram a cidade e a Diocese antes de se despedirem.

Fonte:www.jornalvanguarda.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário