Páginas

quinta-feira, 15 de março de 2012

Agnosticismo


O Agnosticismo é a posição que limita o conhecimento a experiencia sensual, o termo usado”empirica verificable”. Rejeita a possibilidade do conhecimento sobre natural e por tanto a possibilidade de saber se Deus existe. É diferente do Ateismo.
O filósofo Kant (1724-1804) preparou o caminho da popularização desta posição, mas a palavra “agnosticismo” é de T.H. Huxley (1869) que significou a rejeição da metafísica.
O Agnosticismo não é o mesmo que ateismo (negaçao da existencia de Deus). Sua posição é que não se pode saber se existe Deus ou não. E por isso rejeita qualquer pronunciamento a favor ou contra a existencia de Deus.
Alguns cristãos, paradoxalmente, tomam uma posição que parte dos mesmos principios do agnosticismo. Como os agnosticos, crêem que a existência de Deus não se pode conhecer pela razão e por tanto é uma fé irracional .Mas decidem dar um total “salto na fé” (irracional). Por isso rejeitam a apologetica ( o uso de argumentos racionavéis para explicar e defender a fé). Pretendem creer pela ” fé somente “, sem nenhuma assistência da razão. Para eles a razão é mais bem um obstaculo a fé.
O Concilio Vaticano I (1869-1870), reafirmou a Posição Catolica:
” A existência de Deus se pode conhecer pelo uso da somente razão natural. A razão é um dom natural de Deus pelo qual Ele nos ajuda a conhecer sua existencia. ( cf. Sabedoria 13, Romanos 1:20).”
A busca e o conhecimento da existencia de Deus descoberta pela razão nos dispoe a receber mediante a Revelação divina, a qual é necessaria para conhecer a “essencia”de Deus (quem é Deus).
Segundo o Catecismo, o agnosticismo é uma ofensa contra o Primeiro Mandamento.

Fonte:blogafeexplicada

Nenhum comentário:

Postar um comentário