Páginas

quinta-feira, 1 de março de 2012

O JEJUM É EXERCÍCIO PENITENCIAL

Basta um click, no controle remoto da televisão, e logo começa o bombardeio: Dinheiro fácil! Compre seu carro fácil, fácil. Compre isto, ou aquilo… Você poderia dizer: Mas ninguém anunciará um produto dizendo: Isto será difícil de você pagar, ou, você sofrerá para comprar, mas no final conseguirá. Parece loucura imaginar algo deste tipo. Porém, Nosso Senhor Jesus Cristo, que anunciou algo infinitamente superior, aos meros apetrechos da vida cotidiana, nunca prometeu facilidades, para todos os que buscam o que realmente é necessário. Ou seja, o reino de Deus. É válido lembrar o evangelho de João 16,33 “No mundo haveis de ter aflições. Coragem! Eu venci o mundo”. Também o livro de Eclesiástico no capítulo 2, 1. nos ensina: ” Meu filho, se entrares para o serviço de Deus, permanece firme na justiça e no temor, e prepara tua alma para provação”.
Porém, não deveria ser o contrário? Não deveríamos ficar totalmente tranqüilos, de que, nada mais nos atingiria, e estaríamos imunes a todo e qualquer tipo de mal? Certamente se bastasse simplesmente se dizer cristão, e os males desaparecessem automaticamente, seria muito fácil. E você pode perguntar: Por que precisa ser difícil? Deus não é um Pai tão bondoso? Porque fazer seus filhos sofrerem com pesadas penas? Porque Deus não atende imediatamente, os pedidos de paz, de saúde, de emprego? Porque Deus parece ser tão incessível? Quantas e quantas mazelas no meio da humanidade, onde estas ó Senhor?
Gosto muito de dizer, que Deus é muito simples. Nós, é que sempre complicamos tudo. Voltemos ao início, quando os nossos primeiros pais, fazem a primeira grande opção, que geraria conseqüências para toda a humanidade. A opção pela desobediência é a raiz dos males que assolam nossos dias. Os nossos sofrimentos são frutos de nossas escolhas (Eclesiástico 15,17). Porém, fazer sempre a escolha certa está acima do entendimento humano (I Samuel 16,7). Logo, não é possível fazer o que é certo sem a graça de Deus. Buscar a graça é: Buscar a dependência de Deus. A tarefa torna-se muito difícil nestes tempos, em que, todos desejam ter a sua autonomia pessoal.
Vivemos dias preciosos, em nossa caminhada para junto de Deus. Porém, se não seguirmos o caminho certo, estaremos correndo o sério risco de nos perdemos, e de desviarmos definitivamente de Deus. O ato de fazer penitência é o nosso atestado de pequenez. É alguém que clama: Misericórdia! Pois, sou imperfeito e sem ti nada posso fazer. Quero lembrar aqui, dois preciosos caminhos penitenciais. Em primeiro a confissão individual. Tão pouco praticada. Não digo esquecida. Pois, na maioria dos casos a mesma é deturpada como se fosse coisa do passado, um sacramento antiquado que não cabe mais em nossos dias, e que, obteve sua grande melhora, sendo feito de forma comunitária. Ao contrário da débil mentalidade atual, a verdade permanece intacta. A promessa de Jesus é imutável, o sacerdote da Santa Igreja ao absolver o pecador confesso, anula a culpa, contraída através dos pecados, e dá a este filho pródigo, a oportunidade de começar de novo. Pois, bem maior que a pessoa do sacerdote que absolve, é Deus, que o chamou como instrumento, e lhe conferiu autoridade através da Santa Igreja, para Perdoar ou reter em seu nome os pecados cometidos. Desta forma, não excite em procurar um bom confessor para uma boa confissão.
O segundo santo exercício penitencial é o jejum. Tão esquecido e tão distorcido em nossas comunidades. Fala-se em jejum da língua, da televisão, etc… Porém, os nomes corretos destes sacrifícios, que também são válidos é mortificação. Logo, jejuar requer abster-se de alimento, e não de atos, que a própria coerência religiosa deveria ser capaz de nos fazer praticar. Quero indicar um pequeno livro, que pode ser muito útil para aqueles que desejam tornar o sacrifício do Jejum, uma constante experiência de Deus em suas vidas. O livro: Práticas de Jejum do Padre Jonas Abib. O mesmo possui linguagem fácil, e preço acessível.
Quero terminar, lembrando a você o livro do profeta Jonas. Onde é possível enxergar a força da penitência e da verdadeira mudança de vida. Pois, só um coração que se reconhece pequeno pode desfrutar da misericórdia do Senhor. Não foi por acaso, que Jesus faz seu primeiro anúncio dizendo: “Completou-se o tempo e o Reino de Deus está próximo. Fazei penitência, e crede no Evangelho”, Marcos 1,15.

Fonte:site afeexplicada

Nenhum comentário:

Postar um comentário