Páginas

segunda-feira, 4 de fevereiro de 2013

Cultive a vida interior – Parte II


 
Jesus disse que o Pai não dá ao filho uma pedra quando ele pede pão, não lhe dá uma cobra quando pede um peixe, e não lhe dá um escorpião quando ele pede um ovo. E Jesus conclui: “Quanto mais o Pai do céu dará coisas boas aos que lhe pedirem!” (Mt 7,9-11).
Creia, Deus só vai lhe dar coisas boas.
Você não pode se valorizar segundo o pensamento do mundo; mas precisa fazer a sua própria experiência.
A propaganda hoje é feita em cima de falsidades: “Beba tal cerveja e você será feliz!”, “Compre tal carro e todos os seus sonhos estarão realizados!”, “More em tal conjunto habitacional e você será alguém!”. Ora bolas, quem comanda a sua vida? Deus ou a propaganda?
Note que essas são propostas de vida baseadas apenas na realização exterior, muitas vezes na avareza, na preguiça, na gula, na vaidade, na soberba, na luxúria, na ganância… enfim, nos pecados capitais. E você já sabe que o “salário do pecado é a morte” (Rm 6,23), segundo o ensinamento de Deus.
Toda vez que você ligar a televisão, ou pegar o jornal, ou a revista, você será bombardeado com propostas de “felicidade” que são como bolhas de sabão, estouram com facilidade. Esta propaganda sutil, subliminar, permanente, traz uma mentira que vai minando a sua mente se você não estiver muito firme e convicto dos reais valores do espírito.
Se não determinarmos com clareza os nossos valores, o pessoal do “marketing” nos levará pelo nariz, fazendo-nos sentir vazios ou revoltados por não poder comprar o que eles oferecem.

Tudo o que estou dizendo aqui não quer dizer que você não possa ter os bens necessários para viver, o carro, a casa, etc. Não importa muito se você tem um belo carro ou um fusca velho, o que mais importa é saber se é você que dirige o carro ou se é o carro que dirige você. Ele é para você um objeto de uso ou é um deus?
Não viva correndo; não seja apressado e nem lento demais; faça as coisas na cronologia certa da natureza.
Você não pode forçar uma criança a nascer antes de nove meses de gestação, senão ela será prejudicada. Você não pode apressar o rio, ele tem a sua velocidade própria. A vida é assim, depende do tempo para acontecer. Há um provérbio chinês que diz “tudo o que você fizer sem respeitar o tempo, será destruído por ele”.
A vida é como o trânsito: “não corra, não mate, não morra!”.

Se Deus nos “prendeu” no tempo é porque isto é bom para nós. Saiba usá-lo com elegância e seriedade. Viva intensamente cada minuto, mas com calma.
Não jogue o tempo fora porque você estaria desperdiçando a sua vida; mas não seja aflito. Viva cada minuto primeiro para Deus, depois para os outros, e por fim para você.
Prof. Felipe Aquino

Nenhum comentário:

Postar um comentário