Páginas

segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Caminhada “Diga Sim à Vida” reúne milhares de católicos

Fiéis se reuniram ontem, em prol do manifesto pela vida. Mais de 50 mil pessoas foram até a avenida Boa Viagem, na Zona Sul do Recife, participar da 5ª Caminhada “Diga Sim à Vida”. O evento, promovido pela Arquidiocese de Olinda e Recife, tem como ponto chave a polêmica discussão sobre a legalização do aborto e aqueles procedimentos que ainda acontecem de forma irregular. Para a Igreja Católica, a decisão da vida é Divina. No Brasil, o aborto é crime e prevê, segundo o artigo 124 do Código Penal Brasileiro, pena de um a três anos de reclusão. O tema dessa caminhada foi “Eu digo sim à vida, diga você também”.

“Esse é um manifesto pacífico, uma política para tentar diminuir a violência cada vez mais presente na vida dos cidadãos. Devemos defender a vida em todas as circunstâncias e temos que nos preocupar com todos os tipos de violência”, afirmou o arcebispo de Olinda e Recife, dom Fernando Saburido, que se juntou aos religiosos e participou do evento que marca a Semana da Família, que acontece até o próximo dia 8. “Esse é um grito de alerta contra tudo que compromete a vida”, complementou. A caminhada que só se encerrou no 2º Jardim, teve início às 9h30, com concentração em frente ao edifício Castelinho. “Sabemos que continua em tramitação no Congresso Nacional o Projeto de Lei (PL) que visa a legalização do aborto”, afirmou dom Fernando.

A funcionária pública Maria José de Santana, de 52 anos, afirmou ser contra a violência, em especial o aborto, sob qual­quer circunstância. “Devemos obedecer a lei de Deus e só ele tem o direito de controlar a vida de todos. Sou a favor de tudo que garanta a vida”, disse. Assim como ela, o estudante de 17 anos, Jackson Carneiro dos Santos, de 17 anos, compartilha a mesma opinião. “Essa caminhada é uma iniciativa muito boa. O que acontece hoje com o mundo não é brincadeira e nós precisamos nos apegar mais a Jesus, a Deus. Qualquer tipo de violência deve ser excluída”, afirmou.

O Ministério da Saúde alerta para 3,7 milhões de brasileiras que já interromperam a gestação nas últimas duas décadas. “São muitas mortes provocadas por essa prática em 20 anos”, complementou o arcebispo dom Fernando. Apesar do foco principal ser a consciência contra o aborto, a caminhada também fez alusão à degradação do meio ambiente, gancho da Campanha da Fraternidade deste ano, e violência carcerária, como torturas e superlotação dos presídios. Ao todo, as 105 paróquias que formam a arquidiocese ficaram divididas entre os cinco trios elétricos, responsáveis pelo comando dos louvores, além das caravanas. Entre as atrações, estavam Frei Damião e Banda Guerreiros na Fé, Chiquinho de Jesus, Dj Angelus, DBD, Banda Tribos de Jacó, Banda Coração Novo e Banda Luz. Policiais militares participaram da segurança do evento, além de 20 agentes de trânsito que monitoraram as vias que ficaram interditadas até às 13h.


Fonte:www.folhape.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário